Educar uma criança não é tarefa fácil nem, tampouco, barata. Além disso, não basta garantir a educação formal dos pequenos – o que implica em gastos com matrículas, materiais, uniformes, etc. – é preciso também ensinar-lhes bons valores, com exemplos práticos no dia a dia. E uma boa forma de fazer isso é adotando atitudes mais cooperativas nesta Volta às Aulas.
Afinal, a essência da cooperação é juntar forças para atingir objetivos comuns. E colocar isso em prática, além de ser um bom ensinamento para todos, também pode te ajudar a economizar.
Aliás, cooperar, colaborar e compartilhar são comportamentos cada vez mais comuns em nosso dia a dia, tendo como facilitadores as redes sociais, os aplicativos e a própria ascensão da economia compartilhada.
E você pode adotar atitudes cooperativas desde o transporte escolar até a compra dos materiais ou na hora do lanche. Isso sem falar ainda nas próprias cooperativas de ensino. Confira tudo isso a seguir:
Oferecer e pegar caronas é uma das atitudes cooperativas que podem ajudar a economizar nesta Volta às Aulas. Você pode tentar conversar com os pais de colegas dos seus filhos para tentar combinar caronas.
Ou, se achar viável, até sugerir para o colégio que adote plataformas como o Caronetas. O site faz um cadastro dos pais interessados e de seus endereços para identificar coincidências e propor alternativas de caronas.
Outra ideia é considerar as próprias cooperativas de transporte especializadas em escolares. Busque por essas instituições em sua região e confira os benefícios.
Na hora de comprar os materiais escolares, também dá para cooperar. A primeira dica, é buscar tudo o que as crianças já têm em casa e conferir o que se pode reutilizar e o que se pode revender.
Sites, plataformas e apps, como a Estante Virtual, o Livronauta e o Yzye podem ajudar a revender esse tipo de produtos e também a encontrar livros e outros materiais por preços muito menores.
Você também pode encontrar grupos específicos de compra/venda de materiais escolares nas redes sociais ou, quem sabe, combinar com outros pais um minibazar ou até trocas simples. E isso também pode incluir os uniformes, um casaco que não serve mais, uma calça em bom estado, etc.
Nem toda escola oferece merenda às crianças. E preparar um lanche saudável e atrativo todos os dias nem sempre é tarefa fácil, não é mesmo?! Então, que tal combinar com os pais de outros colegas os lanches combinados?
A iniciativa pode começar aos poucos. Você combina com outro pai ou mãe para montarem lancheiras duplas em dias alternados. Um dia um pai faz sanduíches, no outro, a outra mãe faz um bolo, e assim por diante. Como em toda atitude cooperativa, a ideia é compartilhar esforços e resultados.
Partindo do princípio de unir esforços para conseguir mais benefícios para todos, é válido destacar também as Cooperativas Educacionais.
Esse tipo de instituição, normalmente, tem como cooperados os próprios pais de alunos e os professores, que se unem na formação de centros educativos em que possam ter maior participação na formação das crianças e jovens, além de oferecerem custos menores e maiores ganhos para todos, já que as sobras também podem ser transformadas em melhorias.
Em todo o país, já existem mais de 300 cooperativas educacionais, com destaque para Santa Catarina (com mais de 10 cooperativas do ramo) e para o Rio Grande do Sul (com 20). E você pode considerar alternativas como essa na hora de matricular seus filhos e inspirar neles bons valores.
Conheça também o maior Sistema Cooperativo Financeiro do Brasil, o Sicoob e faça parte!
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…