Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:
Quer aproveitar o Carnaval para viajar, mas o preço da bagagem está pesando no orçamento? Sabia que optar por levar só a bagagem de mão tem vantagens que vão além da economia?
Para começar, você pode fazer o check-in para o seu voo pelo celular ou nos terminais de autoatendimento, sem ter que enfrentar fila para despachar suas malas. Ao chegar ao destino, você também não precisa ficar esperando na esteira por seus pertences. Aliás, você ainda evita o risco de ter sua bagagem furtada ou extraviada.
Também é bom saber que, mesmo se a viagem for de carro, o peso das bagagens influi na quantidade de combustível gasto. Portanto, nesse caso, levar malas menores também ajuda a economizar.
Viajantes experientes afirmam que, na hora de fazer as malas, a duração da viagem só faz diferença até uma semana. Ou seja, para quem vai viajar 15 dias, um mês ou um ano, a quantidade de coisas a levar deveria ser praticamente a mesma. E cabe tudo em uma bagagem de cabine.
Quer saber como viajar mais leve neste Carnaval (e em qualquer outra data)? Confira a seguir 7 dicas fundamentais para economizar tempo e dinheiro viajando só com a bagagem de mão.
1 – Atenção ao peso da própria mala
Para viagens de avião, o limite de peso da bagagem de cabine é de até 10 kg. Portanto, antes de organizar a mala, é importante considerar o peso do próprio produto quando vazio. Quanto mais leve for o equipamento, melhor você pode aproveitá-lo.
Pense também no tipo de bagagem de mão mais conveniente para você. Mochilas, por exemplo, permitem um bom aproveitamento de bolsos e espaços específicos, além de te deixarem com as mãos livres. Malas rígidas com rodinhas são resistentes e mais fáceis de transportar em aeroportos, mas podem ter estrutura mais pesada. Sacolas e bolsas de viagem tendem a ser mais leves e oferecer boa mobilidade, mas podem ser desconfortáveis de levar por longas distâncias.
Além do mais, é válido ficar atento às regras de cada companhia aérea quanto às dimensões da bagagem de cabine. Não é só o peso que importa. Verifique previamente as especificações da companhia escolhida e meça sua mala ou mochila para evitar dores de cabeça depois.
2 – Roupas: o segredo está nas combinações
Antes de começar a colocar na mala todas as roupas que você imagina usar durante a viagem, tire uns minutos para planejar combinações. Sabe aquela saia que só combina com uma blusa específica ou aquele vestido que só funciona com aquela bota? Esses você pode deixar em casa.
O ideal é selecionar peças que façam várias combinações entre si. Se você leva, por exemplo, apenas 1 calça, 1 short, 1 vestido e 3 blusas, sendo que, cada blusa pode ser usada com as três peças anteriores, você já tem 10 combinações (uma vez que o vestido pode ser usado sozinho ou combinado com as blusas, como se fosse uma saia).
Considere também o clima do destino. No caso de locais mais frios, lembre que você pode levar um casaco grande na mão (fora de qualquer bagagem) e aposte na cobertura por camadas: você pode levar sobre-peles, meias, luvas e outros agasalhos que são menos volumosos e pesam menos, para conseguir comportar tudo na sua mala de mão.
Os tecidos das roupas escolhidas também fazem a diferença. O mais conveniente é optar por peças mais leves, com menos volume e, de preferência, que não amassem. Escolher roupas confortáveis também contribui para aproveitar a viagem com mais tranquilidade.
Além disso, lembre-se que algumas roupas podem ser reutilizadas. No caso de viagens de maior duração, você também pode utilizar o serviço de uma lavanderia ou até lavar algumas peças menores durante o banho.
Agora, se a viagem é de Carnaval e tem que incluir a fantasia, o que fazer? Simples, é só planejar o traje com peças e acessórios que você costuma usar no seu dia a dia. Confira estas 12 ideias de fantasias originais e baratas para adultos e crianças.
3 – Calçados coringa
Passear por bairros típicos ou por centros comerciais, fazer trilhas, recorrer avenidas, ir do hotel ao restaurante, do restaurante ao parque, do parque ao monumento. Em geral, caminhar é uma das principais atividades realizadas por turistas e viajantes.
Portanto, na hora de fazer a mala, o ideal é optar por calçados cômodos e já testados no dia a dia. Afinal, o risco de estrear um calçado novo na viagem e acabar com bolhas nos pés é grande.
Para quem quer viajar só com a bagagem de cabine, também é importante escolher aqueles que possam ser usados com todas (ou com a maioria) das roupas selecionadas. Basicamente, você precisa de 1 chinelo, 1 tênis e 1 sapato, sandália ou sapatilha mais social.
Outra dica é viajar vestindo as roupas e usando os calçados de maior volume e colocar as outras peças mais leves na bagagem. No caso de viajar usando botas, é possível que te peçam para tirá-las ao passar pelo raio-X de alguns aeroportos, mas, ainda assim, você já vai ter o chinelo à mão para não ter que ficar descalço no aeroporto.
- Leia também: As Viagens de Verão e o cartão de crédito
4 – Sacolas a vácuo e outros recipientes
Na bagagem de mão não são permitidos frascos de líquidos acima de 100 ml. Se o recipiente for maior do que esse volume, mesmo que não esteja cheio, não pode ser levado. Mas, pensando bem, você provavelmente não vai precisar de mais do que 100 ml de seus produtos de higiene e beleza em uma viagem.
Coloque perfume, hidratante, pós-barba, creme dental, etc. em potes pequenos, tamanho viagem. E acomode tudo dentro de uma bolsa transparente fechada (norma das principais companhias aéreas).
Aliás, para organizar melhor seus acessórios e utensílios dentro da bagagem de cabine, o ideal é ir juntando os objetos dentro de nécessaires, sacolas à vácuo ou bolsas menores. Mas atenção: não se trata de levar um monte de bolsas extras (e trazer mais bagagem de volta), e sim de organizar e acomodar melhor os itens dentro da sua bagagem de mão.
Você pode, por exemplo, usar um estojo para colocar brincos, colares, pulseiras, cortadores de unha, lixa, etc. Pode usar uma touca de banho para guardar meias, cuecas e calcinhas. E pode agrupar combinações de roupas dentro de sacos à vácuo para diminuir o volume das peças.
- Leia também: Ideia de Viagem: que tal visitar uma cooperativa? ()
5 – O que não levar
Fique atento a alguns dos itens que são proibidos de serem levados na bagagem de cabine:
• Navalha, lâmina de barbear e depiladores;
• Alicates de unhas e cutículas;
• Agulhas de tricô e crochê;
• Saca-rolhas;
• Canivetes, facas e tesouras;
• Desodorante em aerosol;
• Skate;
• Carrinho de bebê.
Além disso, dependendo da hospedagem, você pode economizar em alguns itens da mala, como toalhas, shampoo, condicionador, etc.
6 – Balança de viagem
Selecionadas as roupas e os calçados, empacotados e encaixados os acessórios e demais utensílios, você fecha a mala e pensa: e agora, será que tem menos de 10 kg?
Para sanar essa dúvida e evitar que os atendentes queiram despachar sua bagagem de mão, vale a pena investir em uma balança de viagem. O acessório é simples, não costuma custar caro e pode te livrar desse tipo de imprevistos.
- Baixe grátis o e-book Viaje Gastando Menos.
7 – Bolsa pessoal
Também é bom saber que todo passageiro pode embarcar com uma uma bolsa pessoal, além da sua bagagem de cabine.
Aproveite para levar na bolsa objetos mais sensíveis e/ou mais pesados, como câmera fotográfica, notebook, livro, etc., lembrando que os eletrônicos deverão ser retirados da bolsa ou bagagem ao passar pelo raio-X.
Só não vale exagerar no tamanho da bolsa pessoal para não ter problemas com a companhia aérea. Viaje leve e aproveite o Carnaval para desfilar alegria por onde for.
Gostou dessas dicas? Tem alguma sugestão ou comentário para compartilhar? Compartilhando e cooperando, a gente cresce. Conheça também o maior sistema cooperativo financeiro do Brasil, o Sicoob.