Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:
Com o verão, as horas de Sol e o calor aumentam. Ótima oportunidade para aproveitar bons momentos ao ar livre e ampliar a produção de vitamina D em nosso organismo (favorecida pela exposição consciente ao Sol). Só que, com o calor, o uso de equipamentos de alto consumo elétrico, como o ar-condicionado, também costuma aumentar. Mas a solução pode estar na própria energia solar, que pode ser utilizada para diminuir os gastos com a conta de luz.
A energia solar é uma alternativa renovável, limpa e sustentável, já que não exige desmatamento de grandes áreas, não polui e não faz barulho. Além disso, a instalação de um sistema de captação e conversão de energia solar em energia elétrica é simples e rápida e os dispositivos requerem manutenção mínima.
Durante o verão, a produção de energia ainda é favorecida pelas características da própria estação. E você pode até ter uma geração de energia superior ao seu nível de consumo, ganhando créditos para aproveitá-la depois. Entenda melhor:
Os sistemas de energia solar fotovoltaicos (placas solares conectadas a baterias) convertem a radiação solar (luz) em energia elétrica. Portanto, quanto mais tempo ficam expostos ao sol, maior a produção de energia.
Como, no verão, os dias têm maior duração, a quantidade de energia produzida pode até ser maior do que a quantidade consumida. Nesse caso, a ANEEL permite que o consumidor acumule créditos para uso futuro do excedente gerado.
Por outro lado, como os sistemas fotovoltaicos não dependem do calor, eles podem ser vantajosos inclusive em regiões com inverno mais rigoroso, como no Sul do país.
Os sistemas de energia solar térmicos (coletores ou concentradores solares com turbina de conversão) usam o calor do Sol para aquecimento direto de água ou para a produção de energia elétrica. Assim, as altas temperaturas do verão também favorecem uma maior produção de energia pelos sistemas térmicos.
A sujeira em painéis, coletores e concentradores solares pode diminuir a eficiência dos sistemas fotovoltaicos. Nesse sentido, as chuvas de verão podem ser consideradas aliadas da limpeza das placas.
Em regiões ou períodos de poucas chuvas, o aconselhável é realizar a limpeza de painéis a cada 4 meses. Se o volume de chuvas for maior, a manutenção a cada 6 meses costuma ser suficiente.
De maneira geral, a instalação de um sistema de energia solar permite reduzir os gastos com a conta de luz de 60% a 95%. Uma economia significativa que faz com que o investimento tenha retorno em menos tempo.
O sistema de compensação de créditos definido pela RN 482/2012 da ANEEL é outra vantagem, autorizando o uso de excedentes de energia em períodos de menor produção.
Além disso, a energia excedente produzida por sistemas fotovoltaicos não gera cobrança de PIS nem de COFINS. E – com exceção do Amazonas, do Paraná e de Santa Catarina – os consumidores que possuem um sistema de geração distribuída são isentos de ICMS.
Para completar, a geração de energia elétrica a partir da energia solar é uma das alternativas que mais favorecem o meio ambiente, evitando a emissão de CO2 e o desmatamento de grandes áreas para a construção de represas.
Na prática, a instalação de um sistema de energia solar não demora muito (de 1 a 4 dias para um sistema fotovoltaico residencial ou até 30 dias para um sistema empresarial).
Porém, antes disso, é preciso considerar que há um prazo para o dimensionamento do sistema, fornecimento dos equipamentos e obtenção da documentação necessária (como a autorização da concessionária local para conexão à rede elétrica), o que pode levar em média 30 dias.
De todo modo, entre 1 e 2 meses já é possível ter o seu sistema fotovoltaico funcionando. Se você começar a considerar essa ideia agora, pode até aproveitar os benefícios da energia solar ainda neste verão.
Já pensou em financiar seu sistema de energia solar? Confira as condições oferecidas pelo maior Sistema Cooperativo Financeiro do Brasil, o Sicoob.
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…