Já reparou quantas semelhanças existem entre o futebol e o cooperativismo? Sabia, por exemplo, que ambos tiveram origem na Inglaterra? O movimento cooperativista em 1844, com a cooperativa de operários de Rochdale, e o futebol, em 1863, com a primeira associação de clubes do futebol moderno.
Depois disso, o cooperativismo e o futebol espalharam-se pelo mundo. Tanto que, atualmente, o modelo cooperativista pode ser considerado como a maior organização não governamental do planeta. Enquanto o futebol já é um dos maiores fenômenos sociais da humanidade. Acompanhe e saiba mais.
Um por todos e todos por um
Podemos dizer que o futebol é um esporte inclusivo e igualitário. No cooperativismo não é diferente. Basta observar que o primeiro princípio cooperativista é o da Adesão livre e voluntária, sem discriminação de sexo ou gênero, racial, política ou religiosa.
Aliás, tanto no cooperativismo quanto no futebol, o resultado é feito mesmo pela soma dos esforços de todos. No campo e nas cooperativas, a participação ativa de cada um faz toda a diferença. Mas é com espírito de equipe que se ganha o jogo. E isso tem tudo a ver com o princípio cooperativista da Intercooperação, afinal, quando todos estão unidos por um objetivo, fica muito mais fácil alcançá-lo.
A participação da torcida também é fundamental no futebol. Assim como no cooperativismo, o protagonismo de todos os associados é essencial, bem como o da comunidade. Não é à toa que o sétimo princípio cooperativista é exatamente o do Interesse pela comunidade.
E uma das formas que as cooperativas têm de exercer esse princípio é apoiando eventos sociais, esportivos e culturais nas comunidades onde atuam. A propósito, sabia que o Sicoob é o patrocinador do Campeonato Catarinense 2019? Já ouviu o hino que une as torcidas? Confira:
Juntos somos mais fortes. E maiores.
Equipes de futebol e cooperativas são entidades que também se estruturam de forma semelhante. Quer dizer, possuem o mesmo gênero societário, organizando-se como associações que podem unir-se em diferentes níveis.
No caso das cooperativas, por exemplo, há as cooperativas singulares (1º nível), as centrais cooperativas (2º nível) e as confederações ou sistemas de cooperativas (3º nível). Igualmente, no futebol, existem as associações (1º nível), as federações (2º) e as confederações de futebol (3º).
Sabia que há, inclusive, times de futebol que são organizados como cooperativas? Confira no link:
O jogador Falcão assina embaixo
Sabendo que cada cooperativa é um verdadeiro time, o maior sistema cooperativo financeiro do Brasil, o Sicoob, realizou, no início deste ano, a promoção #vemprotime, com a participação do melhor jogador da história do futsal, Falcão, visando incentivar a associação de novos cooperados, como ele mesmo.
A promoção já acabou. Mas vale a pena conferir os vídeos produzidos. E aliás, a oportunidade de associar-se ao time cooperativista continua. Aproveita e #vemprotime.
Vídeo 1
Vídeo 2
Vídeo 3
Gostou do artigo? Tem algum comentário para compartilhar? Cooperando e compartilhando, a gente cresce.