São as mais baratas e mais usadas pelos brasileiros. Mas a economia na hora da compra não compensa já que 80% da energia gasta é usada para aquecer a lâmpada, que ainda dissipa calor. E a durabilidade é curta, cerca de mil horas.
Desde julho de 2014, as de 60 W já não são mais fabricadas no Brasil nem importadas. E devem ser totalmente banidas do país até 2016, com um processo gradual de restrição de vendas.
São mais econômicas que as incandescentes, mas se não forem descartadas corretamente, podem contaminar a água e o solo, prejudicando a natureza e a todos. Além disso, emitem raios ultravioletas.
Por se tratar de uma tecnologia mais recente, são mais caras na hora da compra. Mas o investimento gera uma grande economia, pois chegam a ser 12% mais eficientes e duram entre 20 e 30 vezes mais que as incandescentes (até 30 mil horas).
Diferente das fluorescentes, elas não emitem raios ultravioleta e, assim, não prejudicam sua pele. Além disso, o LED não causa fadiga óptica (cansaço nos olhos) com facilidade como as lâmpadas comuns.
Não possuem mercúrio nem outros metais pesados em sua composição. Além de contribuírem para redução do volume de lixo por sua duração.
Com o ar-condicionado, por exemplo. Afinal, elas não dissipam calor como as incandescentes.
– Pinte os ambientes com cores claras, para refletir melhor a luz.
– Instale dimmers para ajustar a intensidade de uso da luz em diferentes momentos e ambientes.
– Em áreas de uso coletivo e contingente (halls, elevadores, banheiros empresarias, áreas externas, etc.), também podem ser instalados interruptores temporizados, fotocélulas e/ou sensores de presença.
Estas são apenas algumas vantagens dos diferentes tipos de lâmpadas. Aprenda mais sobre economizar, quitar dívidas e fazer o seu dinheiro render, baixe nosso Kit de Ferramentas para Finanças Pessoais.
O mercado financeiro brasileiro está mais agitado do que nunca por causa do novo Crédito…
Você já deve ter percebido que a inteligência artificial está por todos os lados, certo?…
Já parou para pensar que as mudanças climáticas e a economia estão mais conectadas do…
Quando pensamos na Páscoa, é quase automático associá-la aos tradicionais ovos de chocolate. Mas e…
Nós falamos bastante sobre cooperativismo aqui no blog. Mas é importante, para todos nós, nunca…
Em 2025, as cooperativas de todo o mundo ganharão um destaque histórico: a Organização das…