O grande vilão das contas. Por muitas pessoas, o cartão de crédito é visto assim, apenas como uma fonte de dívidas. Mas é possível mudar isso e começar a usar o cartão ao seu favor. Ele pode até te ajudar a controlar os seus gastos, ser o seu regulador de consumo. Duvida?
Para começar, você pode ajustar o limite do seu crédito ao teto de consumo desejado (o ideal é que esse teto seja um valor inferior ao que você ganha, para já ir poupando um pouco).
Outro segredinho especial é ficar de olho nas vantagens oferecidas por cooperativas em seus cartões de crédito.
As cooperativas costumam oferecer cartões de diversas bandeiras tradicionais: Visa, Mastercard, etc.
1 – Anuidades reduzidas
Cooperativas oferecem anuidades menores em relação aos bancos. Em alguns casos, a anuidade ainda diminui quanto maior o tempo de uso do cartão (confira aqui).
2 – Juros muito menores
As taxas de juros cobradas pelas cooperativas estão muito abaixo da média do mercado. Exemplo: se você não paga o valor total da fatura, num banco devem cobrar em torno de 10 a 15% de juros ao mês; numa cooperativa, esses juros estão entre 4 e 5,5 % ao mês apenas.
3 – Limite inteligente
No caso do cartão de crédito oferecido pelo Sicoob, o Sicoobcard, o controle é mais fácil. Porque você tem dois limites de crédito diferentes: um para compras em parcela única (aqueles gastos menores) e outro limite para compras parceladas. Assim, você não compromete todo seu crédito nas compras de valores elevados.
4 – Pontos/Prêmios/Dinheiro
Ao usar o cartão de uma cooperativa, você ganha pontos por seus gastos (assim como em outros cartões de crédito) e pode trocá-los por prêmios (produtos), milhas aéreas e, em alguns casos, até por créditos em produtos (confira aqui).
5 – Mais vantagens também no exterior
O Sicoobcard – cartão de crédito do Sicoob – tem ainda uma vantagem exclusiva para quem gosta de viajar: é o único cartão que utiliza na conversão de moedas o dólar comercial do dia anterior ao da compra. Assim você não corre o risco de pagar mais se a cotação do dólar subir.
6 – Facilidades/Praticidade
Assim como os demais, com os cartões oferecidos por cooperativas, você também pode realizar as suas compras em milhares de estabelecimentos e pela internet. E pode verificar detalhadamente os gastos já realizados e parcelas a vencer em suas faturas e pelo internet banking.
7 – O resultado é de todos
As receitas geradas pelos cartões de cooperativas, ao final de cada ano, são devolvidas aos associados, de acordo com as práticas do cooperativismo.
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…