Meu Negócio Sustentável

Um bom exemplo de Governança Corporativa

Se preferir, ouça a matéria clicando no player:

Desde que a sustentabilidade passou a ser analisada com base no tripé ESG (práticas ambientais, sociais e de governança), temas como a governança corporativa têm sido cada vez mais discutidos. Só que, antes mesmo de que esse debate começasse a se intensificar, as instituições cooperativistas – devido aos próprios princípios do movimento – já aplicavam no dia a dia muitas das boas práticas de gestão sustentável atualmente recomendadas. E essa dinâmica em prol da sustentabilidade vem se ampliando cada vez mais, seguindo o ritmo de atualização constante do mercado. Por isso, vale a pena conhecer um bom exemplo de governança corporativa cooperativa. Confira:

Uma instituição exemplar

Segunda maior instituição financeira do Brasil em número de agências, o Sicoob é um sistema de cooperativas financeiras presente em todos os estados do país. Para atender os mais de 6 milhões de brasileiros associados, a instituição ainda conta com 16 centrais espalhadas por todo o território nacional e centenas de cooperativas singulares.

Uma dessas centrais é o Sicoob SC/RS, que publicou recentemente o seu Relatório de Sustentabilidade 2021, incluindo uma seção completa sobre a governança corporativa cooperativa.

Segundo a própria instituição, “para continuarmos competitivos diante dos desafios econômicos, uma estrutura de Governança Corporativa ou Cooperativa é fundamental, para a perenidade e longevidade dos negócios e dos princípios cooperativos”.

O documento ainda esclarece que, em seu modelo de governança corporativa cooperativa, o Sicoob SC/RS dispõe de “Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal, tendo como apoio o Agente de Controles Internos”.

Leia também: Conheça as Cooperativas de Energia Solar

Precaução

Atuar de forma preventiva para inibir riscos potenciais e proteger a saúde financeira das pessoas e o meio ambiente é um dos princípios da governança corporativa cooperativa do Sicoob.

Para tanto, a instituição declara buscar, incessantemente, estar em conformidade com as normas e regras do Banco Central e de outras autoridades nacionais, assim como com as legislações ambientais, sociais e políticas, e com os normativos do Banco Sicoob.

Além disso, a entidade segue as recomendações internacionais do Comitê de Basileia e ainda conta com órgãos próprios como a Gerência de Supervisão – Unidade de Controles Internos e Conformidade – e a Gerência de Riscos.

Ética

Valor fundamental para uma gestão mais sustentável, a ética também faz parte dos princípios fundamentais da governança corporativa cooperativa. No caso do Sicoob SC/RS, a instituição renovou seu compromisso com o tema ao adotar, em 2021, o novo Pacto de Ética desenvolvido pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS) e pelo Banco Sicoob.

Dito pacto, além de ser divulgado aos novos colaboradores por meio das trilhas do Sicoob Universidade, também é reforçado junto aos demais profissionais por meio de palestras, testes, jogos e quiz. Associados e outros públicos também podem ter acesso ao documento online.

Além disso, a instituição ainda conta com uma Política de Sustentabilidade, “que norteia as decisões nas relações estratégicas, fomentando uma cadeia de prosperidade, onde todos colaboram nas diversas etapas que compõem o ciclo virtuoso”.

Identidade

A identidade de uma instituição é o que a diferencia das demais e faz com que o público se identifique com a marca. Por isso, acompanhar e fiscalizar o uso da marca é um dos importantes papéis da governança corporativa.

A Central SC/RS do Sicoob é responsável por fazer esse acompanhamento junto às cooperativas singulares filiadas na região. Além disso, de acordo com o mencionado Relatório, a instituição ainda promove diversos treinamentos relacionados ao bom uso da marca para sensibilizar gestores e colaboradores em assuntos estratégicos e funcionais.

Segurança

No caso de uma instituição financeira como o Sicoob, garantir a segurança da informação é um fator primordial para manter a sustentabilidade da governança corporativa cooperativa, conquistando a confiança e o respeito do público.

Para tanto, a instituição conta com uma Política de Segurança da Informação – que, aliás, foi reavaliada em 2021, no âmbito do Sicoob SC/RS, em um processo de reciclagem junto aos colaboradores – e também promove anualmente a Semana da Segurança da Informação (com palestras, questionários e jogos sobre o assunto), além de manter a todos atualizados sobre o tema com dicas enviadas frequentemente por e-mail.

Devido a todos esses cuidados, o Relatório informa que, em 2021, não houve nenhum caso de violação de dados, roubo, vazamento ou perda de informações dos associados/usuários.

Equidade

“Práticas como a transformação do nosso negócio num ambiente inclusivo, fortalecimento dos laços sociais e aumento da diversidade fazem parte das estratégias da Governança Corporativa. Essas estratégias reforçam os valores e princípios do cooperativismo, pois prezamos por um ambiente que respeita e valoriza as diferenças”.

Essa mensagem, trazida pelo Relatório de Sustentabilidade 2021 do Sicoob SC/RS, pode ser confirmada pelo fato de que a instituição conta com uma maioria de colaboradoras mulheres. Do total de diretores, empregados, estagiários e aprendizes, cerca de 60% são mulheres.

Transparência

Outro valor fundamental da boa governança corporativa cooperativa é a transparência. De acordo com o citado Relatório, “na busca constante por melhores resultados, o Sicoob SC/RS instiga a lealdade, confiança e transparência nos processos executados e nos relacionamentos”.

Além disso, a instituição esclarece que não realiza doações para candidatos ou partidos políticos e não apoia projetos que caracterizam promoção pessoal de autoridade ou de servidor público dos governos federal, estadual ou municipal.

Por outro lado, o Sicoob SC/RS é um forte apoiador do desenvolvimento econômico e sustentável, realizando parcerias com algumas prefeituras dos municípios onde atua para oferecer melhores condições de crédito e colaborar em projetos sociais. Além disso, em 2021, a entidade estabeleceu uma parceria com o Sebrae, como apoiador do programa Brasil Mais, beneficiando 219 micro e pequenas empresas de associados, de setembro a dezembro de 2021.

daniele

Recent Posts

O cooperativismo e seu poder de transformação social

Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…

2 semanas ago

Drex: O que é, como funciona e quais as diferenças em relação ao PIX

Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…

3 semanas ago

Como vai ser o seu futuro financeiro?

Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…

1 mês ago

Como investir em dólar?

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…

1 mês ago

Dia das Crianças com brincadeiras e jogos cooperativos

No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…

2 meses ago

O que é desemprego estrutural e como ele afeta você?

O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…

2 meses ago