Para muita gente, viajar é uma das melhores formas de aproveitar a vida. E é válido notar que o turismo traz benefícios não apenas para quem viaja, como também para os próprios destinos visitados, contribuindo para a economia desses locais. Se falamos de turismo sustentável, então, ainda melhor, já que assim é possível promover o desenvolvimento de forma ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável.
Durante a mais recente reunião anual do Fórum Econômico Mundial (Davos, janeiro/2019), o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, destacou a intenção de atrair mais turistas estrangeiros para o país como uma das formas de incentivar o desenvolvimento econômico nacional.
Segundo Bolsonaro, “somos um dos países primeiros em belezas naturais, mas não estamos entre os 40 destinos turísticos mais visitados do mundo.” O presidente ainda comentou que “nossa missão agora é avançar na compatibilização entre preservação do meio ambiente e da biodiversidade com o necessário desenvolvimento econômico.”
Com isso, o discurso presidencial nos leva a reforçar a importância de incentivar o turismo sustentável pelo Brasil.
Agora, se você quer algumas dicas para viajar apoiando o turismo sustentável, vale a pena conhecer o mapa – desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com a Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa) – que aponta iniciativas de turismo sustentável em todo o país.
Para te inspirar, destacamos 5 destinos com práticas turísticas sustentáveis que você precisa conhecer. E boas atitudes para quem quer viajar colocando a sustentabilidade em ação.
Quase na fronteira entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a cidade gaúcha de Cambará do Sul reúne paisagens impressionantes, já que é aí que se concentra o maior conjunto de cânions da América do Sul. O destino é ideal para quem gosta de fazer trilhas pela natureza, cavalgadas e passeios de 4×4, além de relaxar admirando belos cenários.
Uma das opções de hospedagem em Cambará do Sul é o Cambará Eco Hotel, o primeiro com moldes ecológicos sustentáveis da região, premiado pela Braztoa em 2016 pela sustentabilidade demonstrada na gestão do empreendimento.
O que faz de sustentável
O hotel mantém trilhas na mata nativa e área de preservação ambiental; possui aquecimento solar e tratamento de esgoto anaeróbico; usa cisternas para captação e reaproveitamento de água da chuva; realiza a separação de resíduos; entre outras práticas.
A cerca de 130 km da capital paulista, Socorro é uma ótima alternativa para quem quer fugir do estresse urbano, mas também para quem gosta de se aventurar. A cidade tem ares interioranos, belas paisagens e um comércio desenvolvido; e o visitante ainda pode fazer atividades como arvorismo, tirolesa, rafting e conhecer a bela Gruta do Anjo.
Uma opção de hospedagem para toda a família é o Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, que oferece infraestrutura de lazer completa e é certificado como: hotel acessível, seguro para práticas de turismo de aventura; e PET friendly (pode levar seu bichinho).
O que faz de sustentável
O hotel foi um dos ganhadores do prêmio Braztoa de Sustentabilidade em 2015 pelo aprimoramento da acessibilidade, implantação de planos de carreira, tratamento de efluentes e destinação correta de resíduos.
Em pleno litoral baiano, entre Morro de São Paulo e Itacaré, está Maraú, município localizado na península formada pelos rios Orojo e da Serra. Praias e piscinas naturais são o forte do local, mas também merecem destaque a charmosa vila de Barra Grande, além da Lagoa do Cassange, no centro da península.
Uma boa dica de hospedagem na região é a Pousada Lagoa do Cassange que, além da vista privilegiada de seus bangalôs de frente para uma piscina natural, é reconhecida por suas ações de sustentabilidade socioambiental, tendo sido premiada pela Braztoa em 2012.
O que faz de sustentável
A pousada dá preferência a alimentos biodinâmicos e orgânicos em seu cardápio; produz o próprio mel, leite de coco orgânico e os sabonetes usados pelos hóspedes; faz a destinação correta de resíduos, incluindo a compostagem de orgânicos; conta com energia solar; e investe em projetos educativos para a comunidade de Maraú.
Quem é fã de ecoturismo já deve ter, pelo menos, ouvido falar do município de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Agora, o que talvez você não saiba é que logo ao Sul de Bonito, está o município de Jardim, onde se localizam atrações como o Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa.
Para quem deseja conhecer a região e apoiar o turismo sustentável, a dica é visitar o Recanto Ecológico Rio da Prata, empreendimento responsável pela gestão do Rio da Prata, da Lagoa Misteriosa e da Estância Mimosa (esta última em Bonito, MS).
O empreendimento não oferece hospedagem própria, mas, sim, atividades turísticas variadas nos atrativos mencionados, além de zelar pela preservação desses locais, viabilizando atividades turísticas seguras e de qualidade com baixo impacto ambiental.
O que faz de sustentável
O Grupo Rio da Prata é responsável por duas Reservas Particulares de Proteção Natural (RPPNs) – Fazenda Cabeceira do Prata e Estância Mimosa; oferece visitas guiadas aos atrativos naturais, estimulando a conduta consciente por parte do turista e com mínimo impacto ao meio ambiente; realiza a destinação correta de resíduos, incluindo a compostagem de orgânicos; produz parte dos alimentos oferecidos aos visitantes; entre outros.
Sabia que a maior estância hidrotermal do mundo fica em Caldas Novas, no estado do Goiás? Ao Oeste de Caldas Novas está o município do Rio Quente, conhecido por abrigar o maior parque com águas quentes da América do Sul, o Hot Park.
O parque fica dentro do Complexo do Rio Quente (antiga Pousada do Rio Quente) – resort que oferece uma variedade de hotéis e serviços aos seus visitantes, com atividades de lazer para toda a família e que, além disso, coloca o turismo sustentável em prática.
O que faz de sustentável
O resort trabalha junto ao Ibama na recuperação de aves silvestres da região, mantendo o maior viveiro de aves free wings da América do Sul; possui horta para produção sem agrotóxico de todas as folhas e vegetais consumidos pelos hóspedes; desenvolve programas para minimização de impactos ambientais das atividades turísticas; investe em projetos sociais e culturais de educação ambiental voltados à comunidade local, entre outros.
Agora que você já conhece alguns destinos e empreendimentos que praticam o turismo sustentável pelo Brasil, quer saber o que fazer para incluir mais sustentabilidade em sua próxima viagem?
Comecemos, então, por definir que o turismo sustentável é aquele que busca minimizar os impactos negativos, sejam ambientais ou socioculturais, além de promover benefícios econômicos para as comunidades locais e destinos (Instituto EcoBrasil).
Então, para os viajantes que querem praticar o turismo sustentável, vale a pena ficar atento a questões como:
Leia também: Os 12 princípios do Consumo Consciente.
Descubra um mundo mais colaborativo e cooperativo. Faça parte do maior Sistema Cooperativo Financeiro do Brasil, o Sicoob.
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…