Meu Negócio Sustentável

Turismo Sustentável pelo Brasil: destinos e boas práticas

Para muita gente, viajar é uma das melhores formas de aproveitar a vida. E é válido notar que o turismo traz benefícios não apenas para quem viaja, como também para os próprios destinos visitados, contribuindo para a economia desses locais. Se falamos de turismo sustentável, então, ainda melhor, já que assim é possível promover o desenvolvimento de forma ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável.

Durante a mais recente reunião anual do Fórum Econômico Mundial (Davos, janeiro/2019), o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, destacou a intenção de atrair mais turistas estrangeiros para o país como uma das formas de incentivar o desenvolvimento econômico nacional.

Segundo Bolsonaro, “somos um dos países primeiros em belezas naturais, mas não estamos entre os 40 destinos turísticos mais visitados do mundo.” O presidente ainda comentou que “nossa missão agora é avançar na compatibilização entre preservação do meio ambiente e da biodiversidade com o necessário desenvolvimento econômico.”

Com isso, o discurso presidencial nos leva a reforçar a importância de incentivar o turismo sustentável pelo Brasil.

Agora, se você quer algumas dicas para viajar apoiando o turismo sustentável, vale a pena conhecer o mapa – desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com a Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa) – que aponta iniciativas de turismo sustentável em todo o país.

Para te inspirar, destacamos 5 destinos com práticas turísticas sustentáveis que você precisa conhecer. E boas atitudes para quem quer viajar colocando a sustentabilidade em ação.

 

1 – Cambará do Sul – RS

Quase na fronteira entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a cidade gaúcha de Cambará do Sul reúne paisagens impressionantes, já que é aí que se concentra o maior conjunto de cânions da América do Sul. O destino é ideal para quem gosta de fazer trilhas pela natureza, cavalgadas e passeios de 4×4, além de relaxar admirando belos cenários.

Uma das opções de hospedagem em Cambará do Sul é o Cambará Eco Hotel, o primeiro com moldes ecológicos sustentáveis da região, premiado pela Braztoa em 2016 pela sustentabilidade demonstrada na gestão do empreendimento.

O que faz de sustentável

O hotel mantém trilhas na mata nativa e área de preservação ambiental; possui aquecimento solar e tratamento de esgoto anaeróbico; usa cisternas para captação e reaproveitamento de água da chuva; realiza a separação de resíduos; entre outras práticas.

 

2 – Socorro – SP

A cerca de 130 km da capital paulista, Socorro é uma ótima alternativa para quem quer fugir do estresse urbano, mas também para quem gosta de se aventurar. A cidade tem ares interioranos, belas paisagens e um comércio desenvolvido; e o visitante ainda pode fazer atividades como arvorismo, tirolesa, rafting e conhecer a bela Gruta do Anjo.

Uma opção de hospedagem para toda a família é o Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, que oferece infraestrutura de lazer completa e é certificado como: hotel acessível, seguro para práticas de turismo de aventura; e PET friendly (pode levar seu bichinho).

O que faz de sustentável

O hotel foi um dos ganhadores do prêmio Braztoa de Sustentabilidade em 2015 pelo aprimoramento da acessibilidade, implantação de planos de carreira, tratamento de efluentes e destinação correta de resíduos.

 

3 – Maraú – BA

Em pleno litoral baiano, entre Morro de São Paulo e Itacaré, está Maraú, município localizado na península formada pelos rios Orojo e da Serra. Praias e piscinas naturais são o forte do local, mas também merecem destaque a charmosa vila de Barra Grande, além da Lagoa do Cassange, no centro da península.

Uma boa dica de hospedagem na região é a Pousada Lagoa do Cassange que, além da vista privilegiada de seus bangalôs de frente para uma piscina natural, é reconhecida por suas ações de sustentabilidade socioambiental, tendo sido premiada pela Braztoa em 2012.

O que faz de sustentável

A pousada dá preferência a alimentos biodinâmicos e orgânicos em seu cardápio; produz o próprio mel, leite de coco orgânico e os sabonetes usados pelos hóspedes; faz a destinação correta de resíduos, incluindo a compostagem de orgânicos; conta com energia solar; e investe em projetos educativos para a comunidade de Maraú.

 

4 – Jardim – MS

Quem é fã de ecoturismo já deve ter, pelo menos, ouvido falar do município de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Agora, o que talvez você não saiba é que logo ao Sul de Bonito, está o município de Jardim, onde se localizam atrações como o Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa.

Para quem deseja conhecer a região e apoiar o turismo sustentável, a dica é visitar o Recanto Ecológico Rio da Prata, empreendimento responsável pela gestão do Rio da Prata, da Lagoa Misteriosa e da Estância Mimosa (esta última em Bonito, MS).

O empreendimento não oferece hospedagem própria, mas, sim, atividades turísticas variadas nos atrativos mencionados, além de zelar pela preservação desses locais, viabilizando atividades turísticas seguras e de qualidade com baixo impacto ambiental.

O que faz de sustentável

O Grupo Rio da Prata é responsável por duas Reservas Particulares de Proteção Natural (RPPNs) – Fazenda Cabeceira do Prata e Estância Mimosa;  oferece visitas guiadas aos atrativos naturais, estimulando a conduta consciente por parte do turista e com mínimo impacto ao meio ambiente; realiza a destinação correta de resíduos, incluindo a compostagem de orgânicos; produz parte dos alimentos oferecidos aos visitantes; entre outros.

 

5 – Rio Quente – GO

Sabia que a maior estância hidrotermal do mundo fica em Caldas Novas, no estado do Goiás? Ao Oeste de Caldas Novas está o município do Rio Quente, conhecido por abrigar o maior parque com águas quentes da América do Sul, o Hot Park.

O parque fica dentro do Complexo do Rio Quente (antiga Pousada do Rio Quente) – resort que oferece uma variedade de hotéis e serviços aos seus visitantes, com atividades de lazer para toda a família e que, além disso, coloca o turismo sustentável em prática.

O que faz de sustentável

O resort trabalha junto ao Ibama na recuperação de aves silvestres da região, mantendo o maior viveiro de aves free wings da América do Sul; possui horta para produção sem agrotóxico de todas as folhas e vegetais consumidos pelos hóspedes; desenvolve programas para minimização de impactos ambientais das atividades turísticas; investe em projetos sociais e culturais de educação ambiental voltados à comunidade local, entre outros.

 

EXTRA – Práticas sustentáveis por parte do turista

Agora que você já conhece alguns destinos e empreendimentos que praticam o turismo sustentável pelo Brasil, quer saber o que fazer para incluir mais sustentabilidade em sua próxima viagem?

Comecemos, então, por definir que o turismo sustentável é aquele que busca minimizar os impactos negativos, sejam ambientais ou socioculturais, além de promover benefícios econômicos para as comunidades locais e destinos (Instituto EcoBrasil).

Então, para os viajantes que querem praticar o turismo sustentável, vale a pena ficar atento a questões como:

  • os meios de transporte utilizados, levando em conta, por exemplo, que para compensar a emissão de CO2 de uma viagem de avião de 6,5 horas seria necessário plantar 143 árvores;
  • o respeito ao meio ambiente, com correta destinação do lixo, sem alimentar animais silvestres ou ameaçá-los, entre outras atitudes de preservação;
  • o respeito ao patrimônio e à cultura local, com observação das normas de visitação de espaços, conduta cordial em relação aos costumes e tradições locais e aceitação de diferenças;
  • a preferência por marcas e produtos locais, principalmente os que atuam com responsabilidade socioambiental.

 

Leia também: Os 12 princípios do Consumo Consciente.

 

Descubra um mundo mais colaborativo e cooperativo. Faça parte do maior Sistema Cooperativo Financeiro do Brasil, o Sicoob.

 

 

Foto: GettyImages
Sicoob

Recent Posts

O cooperativismo e seu poder de transformação social

Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…

2 semanas ago

Drex: O que é, como funciona e quais as diferenças em relação ao PIX

Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…

2 semanas ago

Como vai ser o seu futuro financeiro?

Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…

1 mês ago

Como investir em dólar?

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…

1 mês ago

Dia das Crianças com brincadeiras e jogos cooperativos

No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…

1 mês ago

O que é desemprego estrutural e como ele afeta você?

O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…

2 meses ago