Títulos de capitalização valem a pena?

Saiba mais sobre esse tipo de aplicação e veja como se beneficiar

Vantagens da Cooperação | 07 de março de 2018
capitalização
títulos
Títulos de capitalização valem a pena?
Títulos de capitalização valem a pena?

Quando se trata de guardar dinheiro, muitos brasileiros pensam apenas na caderneta de poupança, nos imóveis e nos títulos de capitalização. Contudo, essas formas de poupar costumam ser condenadas por muitos especialistas, em geral, pelo baixo rendimento ou pela baixa liquidez no caso dos imóveis.

Por outro lado, há quem veja vantagens nessas aplicações. Os títulos e programas de capitalização, por exemplo, já beneficiaram muitos poupadores e sorteados.

Alguns desses títulos, inclusive, merecem destaque por estarem associados a outros benefícios financeiros, como os programas de capitalização de cooperativas que podem servir de base para a distribuição de sobras aos associados no final do ano.

Quer saber como você também pode se beneficiar dessa aplicação? Então, saiba mais sobre os títulos de capitalização.

 

O que é capitalização? Como funciona esse investimento?

Adotados no Brasil desde a década de 30, os títulos de capitalização surgiram na França há mais de 150 anos.

A ideia dos títulos de capitalização é justamente conseguir capitalizar-se (juntar dinheiro ou bens). Ou seja, quem adquire um título faz depósitos mensais para formar um capital que pode ser resgatado ao final de um prazo estabelecido ou antecipadamente por sorteio.

De acordo com o plano escolhido, pode variar o percentual do que é pago e destinado ao sorteio ou ao resgate, conforme os objetivos de cada modalidade. São quatro as modalidades ofertadas no mercado nacional:

 

Argumentos contrários e favoráveis

Recorrendo ao exemplo dos títulos de capitalização da modalidade Popular, há quem generalize esse tipo de aplicação, enxergando nos títulos uma forma de loteria, sem a garantia de retorno do que é investido.

Mesmo entre os que percebem as variações entre as modalidades de títulos de capitalização, há ainda aqueles que apontam o baixo rendimento desses papéis se comparados a outros investimentos.

Contudo, os especialistas financeiros reconhecem que os títulos de capitalização podem ser formas eficientes de estimular a poupança, sendo considerados habitualmente como alternativas atraentes para quem não costuma poupar, principalmente devido aos sorteios realizados. E os especialistas também reconhecem que os títulos valem a pena se o investidor for sorteado.

Assim, os títulos de capitalização podem ser indicados para os não-poupadores motivarem-se a poupar. E também vale a pena considerar os títulos que possuem mais vantagens atreladas. Veja só:

 

Opções vantajosas de capitalização

Em algumas cooperativas financeiras, é possível encontrar títulos de capitalização com mais vantagens. Afinal, por lei, as cooperativas não têm fins lucrativos e as sobras (que correspondem ao lucro nas instituições financeiras tradicionais) retornam para os próprios associados.

Além disso, como as sobras recebidas são proporcionais à participação do associado na cooperativa, a aquisição dos títulos em cooperativas pode ter rendimentos superiores aos da própria aplicação.

Na modalidade Tradicional, o Sicoob, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, oferece o Sicoob Realiza – um programa de capitalização que estimula o hábito da poupança por meio de contribuições mensais, com sorteios semanais, mensais e semestrais em dinheiro (de até R$ 2,5 milhões) e garantia de resgate do montante acumulado ao final do plano acrescido de correções pela TR.

Dependendo do seu perfil, vale a pena considerar opções assim na hora de capitalizar-se. E, em todo caso, vale a pena conhecer melhor as vantagens oferecidas pelas cooperativas financeiras na hora de administrar o seu dinheiro.

 

Leia também:

5 motivos para associar-se a uma cooperativa. 

Como funcionam as operações em uma cooperativa financeira?

 

 

Gostou do artigo? Tem algum comentário para compartilhar? Compartilhando e cooperando, a gente cresce.

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar