Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
Você sabe o que é “Sociedade 5.0”? Talvez você ainda não tenha ouvido falar a respeito, mas esse conceito vem ganhando cada vez mais espaço e sendo debatido com cada vez mais entusiasmo por estudiosos de todo o mundo.
A ideia de uma sociedade 5.0 parte de um objetivo aparentemente simples: a harmonia entre avanços tecnológicos e bem-estar humano.
Por sua vez, na sala ao lado do debate sobre a Sociedade 5.0, temos outro protagonista dessa história: o cooperativismo. Já testado, aprovado e reproduzido globalmente, o sistema de cooperativas cresce a cada dia, promovendo inclusão e sustentabilidade para todos.
Mas, afinal, qual a relação entre esses dois grandes personagens? O que a Sociedade 5.0 tem a ver com o cooperativismo, e como essas duas forças podem caminhar juntas em uma nova era marcada pela evolução tecnológica e pela consciência social?
É isso que iremos desvendar a partir de agora. Boa leitura!
Começando pelo começo: afinal, o que é Sociedade 5.0?
Em linhas gerais, podemos dizer que a Sociedade 5.0 representa o nosso próximo passo. O estágio para onde nós, enquanto sociedade, estamos caminhando — ou para onde deveríamos caminhar.
Originado no Japão, o conceito busca colocar a evolução tecnológica a serviço do bem-estar humano. Por exemplo, de acordo com a Sociedade 5.0, a inteligência artificial precisa ser utilizada para melhorar a vida cotidiana, tornando-a mais confortável e inclusiva.
Assim, em vez de focar somente no crescimento econômico, a Sociedade 5.0 usa a tecnologia para minimizar, ou até mesmo resolver, grandes problemas sociais de forma plural e irrestrita.
Parece bom, não é?
Como o cooperativismo entra nessa história?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Sociedade 5.0, chegou a hora de falarmos sobre o nosso segundo personagem: o cooperativismo.
Nascido com foco na coletividade, unindo pessoas em prol de objetivos comuns, o cooperativismo sempre teve, em sua natureza de origem, alguns pilares que estão fundamentalmente alinhados com os objetivos da Sociedade 5.0. Veja quais são:
- Compromisso comunitário: além de beneficiar seus membros, as cooperativas também contribuem para o desenvolvimento das comunidades, atuando na resolução de problemas sociais, para promover o bem-estar coletivo;
- Intercooperação: além do compromisso com os cooperados, também é comum encontrar colaboração entre as cooperativas, sobretudo em situações de relevância social e inclusiva.
- Educação contínua: o desenvolvimento humano é uma das missões das cooperativas, que sempre estão investindo na capacitação dos seus cooperados;
- Autonomia e independência: no cooperativismo, as decisões são tomadas de maneira democrática, pelos próprios cooperados. Esse processo garante autonomia para agir de acordo com os objetivos da coletividade, acima dos interesses financeiros individuais;
- Inclusão voluntária: Qualquer pessoa pode se juntar livremente às cooperativas, promovendo diversidade e igualdade de acesso, alinhadas ao objetivo de inclusão.
Leia Mais: Cooperativismo: profissão do futuro e do presente
Duas forças que podem construir o futuro
Você já deve ter percebido que, embora sejam conceitos diferentes, a Sociedade 5.0 e o Cooperativismo são profundamente similares em suas bases. Podemos dizer que, à sua maneira, cada uma trabalha para chegar no mesmo lugar.
Por um lado, a Sociedade 5.0 pretende colocar a tecnologia a serviço da humanidade, garantindo que o progresso seja benéfico para todos, de maneira equitativa e sustentável. Por outro, o cooperativismo — já presente no nosso cotidiano — aplica no dia a dia vários princípios fundamentais desse modelo de sociedade, promovendo inclusão, sustentabilidade e compromisso social.
Resumidamente, podemos concluir da seguinte forma: se a Sociedade 5.0 for, de fato, um modelo social a ser posto em prática, o cooperativismo é, sem dúvida, o melhor modelo financeiro para fazer parte dele.
Mas como fazer a Sociedade 5.0 se tornar realidade?
Não há transformação coletiva possível sem um esforço coletivo. Sendo assim, girar o volante para que o desenvolvimento tecnológico foque no benefício de todos requer uma conscientização de todos os setores sociais.
Embora o cooperativismo já esteja bastante avançado em muitos desses aspectos, ainda há um longo caminho a percorrer, até que a visão completa da Sociedade 5.0 se torne realidade.
Em primeiro lugar, é fundamental que governos, empresas e instituições estejam comprometidas com uma inovação tecnológica sustentável e inclusiva. Isso significa investir em educação, infraestrutura digital e políticas que garantam a igualdade de acesso.
A colaboração entre todos esses setores — e isso certamente inclui o cooperativismo — não apenas pode acelerar essa transformação, como é capaz de garantir que, no trem-bala da evolução, ninguém fique para trás.
Você também tem um papel fundamental. Abraçar o cooperativismo e adotar a sustentabilidade no seu dia a dia também faz toda a diferença para construirmos esse novo modelo. Por isso, que tal participar mais ativamente dos desafios da sua comunidade? Por que não apoiar projetos de inclusão e de sustentabilidade, permitindo que mais pessoas possam ser beneficiadas por cada conquista?
Pequenos gestos de proatividade são grandes movimentos, quando observamos em uma escala um pouco mais ampla.
Para finalizar, é importante reiterar: nos dias de hoje, conscientização é algo fundamental. Seja sobre a Sociedade 5.0, sobre os benefícios do cooperativismo ou sobre qualquer outra iniciativa de transformação social, o importante é espalhar o conhecimento e fortalecer as iniciativas.
De certa forma, é isso que estamos fazendo aqui. E, se você chegou até o final da leitura, temos mais uma prova concreta de que esse tipo de atitude faz toda a diferença.