Se preferir, ouça a matéria clicando no player:
De acordo com o Banco Central, a cidadania financeira é o exercício de direitos e deveres que permite ao cidadão gerenciar bem seus recursos financeiros. Só que, para ser realmente efetiva, a cidadania financeira depende de outros quatro fatores: da inclusão financeira, da educação financeira, da participação e da proteção do consumidor.
A inclusão financeira, particularmente, é definida pela autoridade monetária nacional como “um estado em que todos os adultos têm acesso efetivo aos seguintes serviços financeiros providos por instituições formais: crédito, poupança (entendida em termos amplos, incluindo contas transacionais), pagamentos, seguros, previdência e investimentos”.
Porém, você sabia que, até hoje, 1.627.498 brasileiros ainda não têm acesso a nenhuma instituição financeira (nem a agências bancárias nem a postos de atendimento)?
O dado é do Relatório de Cidadania Financeira 2021 do Banco Central. Por outro lado, o documento também demonstra que, de 2018 até agora, houve uma significativa ampliação no acesso aos serviços financeiros por todo o país.
Um dos agentes do Sistema Financeiro Nacional que têm contribuído – e muito – para esse crescimento são as cooperativas financeiras. O próprio Banco Central reconhece o papel das cooperativas do ramo na inclusão financeira (e também na educação financeira) dos brasileiros e, por isso, integra em sua Agenda BC# o apoio à expansão do modelo.
Cabe esclarecer que as cooperativas financeiras (também chamadas de cooperativas de crédito) são instituições que oferecem produtos e serviços similares aos de um banco comum. Só que as cooperativas são orientadas por princípios mais justos e humanos, não têm fins lucrativos e são constituídas por seus próprios associados (que são clientes e donos da instituição, ao mesmo tempo).
É válido saber também que, em centenas de municípios brasileiros onde os bancos tradicionais não chegam, são as cooperativas de crédito que promovem a inclusão financeira dos habitantes.
Exemplo disso é o Sicoob – um dos maiores sistemas de cooperativas financeiras do Brasil – que é a única instituição financeira presente em mais de 300 municípios brasileiros.
Tendo em conta esse e outros diferenciais da instituição, o Sicoob foi reconhecido, em dezembro, com o Prêmio Banking Transformation - Relatório Bancário na categoria Inclusão Financeira, a partir da apresentação do case “Sisbr 20 anos”.
Saiba mais:
Um sistema para integrar o Brasil
Imagine o trabalho que dá para integrar digitalmente mais de 5,8 milhões de cooperados com mais de 40 mil colaboradores, em 372 cooperativas singulares, 16 centrais e uma confederação (que inclui ainda um banco, uma seguradora, uma administradora de consórcio, entre outras entidades), fazendo funcionar mais de 3,6 mil pontos de atendimento por todo o Brasil.
Só mesmo um grande sistema tecnológico de inclusão financeira para dar conta de toda essa integração.
É esse o papel do Sisbr – o sistema de tecnologia desenvolvido pelo Sicoob há 20 anos e aperfeiçoado constantemente para integrar todas as cooperativas do Sistema e oferecer mais praticidade e facilidades para todos que têm contato com a instituição.
O diretor de Tecnologia do Sicoob, Antônio Vilaça Júnior, comenta que, atualmente, o Sisbr “é um core financeiro completo de soluções digitais e ferramentas” e explica que esse sistema é integrado por seis grandes plataformas que contemplam diversos serviços financeiros necessários para o desenvolvimento das cooperativas. São elas:
- Plataforma de Negócios;
- Canais Convencionais e Digitais;
- Pagamentos e Recebimentos;
- Gestão Empresarial;
- Gestão de Riscos e Compliance;
- Plataforma Analítica.
A instituição esclarece ainda que o Sisbr é operado a partir de robustos datacenters “que conferem a solidez e confiabilidade para os rigorosos padrões de automação em instituições financeiras de grande porte”.
Soluções tecnológicas do Sisbr
De acordo com o Sicoob, “o Sisbr tem uma importância fundamental no crescimento dos negócios das cooperativas, pois automatiza os diversos processos, operacionaliza os produtos e entrega uma experiência fluida aos cooperados”.
Tendo em conta que apenas no mês de novembro de 2021, os cooperados do Sicoob realizaram mais de 1 bilhão de transações nos canais de atendimento da instituição, fica ainda mais clara a importância desse sistema tecnológico de inclusão financeira.
Nesse contexto, o app Sicoob merece destaque como o principal canal de relacionamento dos cooperados, responsável por aproximadamente 80% de todas as transações. Premiado como o melhor da sua categoria, o aplicativo permite abrir contas de pessoa física e MEI, associar-se digitalmente e utilizar mais de 200 serviços.
O Sicoob ainda disponibiliza outros canais e produtos digitais, como a comunidade virtual Sicoob Moob, a conta digital Yoou e o shooping virtual Coopera.
No início da pandemia, a instituição também tratou de desenvolver um mecanismo de reconhecimento facial para que seus cooperados pudessem fazer suas operações com mais segurança sem ter que ir a uma agência.
E durante o ano passado, o destaque ficou para os pagamentos por aproximação (contactless) – totalizando 70 milhões de operações – e para a implementação e estruturação dos novos sistemas federais – PIX e Open Finance – dentro do âmbito do Sisbr.
A história do Sisbr
Idealizado em 2001 (quando a internet completava sua primeira década e a tecnologia Wi-Fi ainda nem havia sido lançada), o Sisbr já começou com a inovadora ideia de integrar todas as cooperativas do Sicoob pelo Brasil afora.
No ano seguinte, a instituição conseguiu desenvolver em questão de meses o primeiro módulo integrante do Sisbr (relativo ao crédito rural), que passou a ser utilizado por mais da metade das cooperativas do país.
Mas para manter o sistema no ar e com melhorias constantes, a equipe de TI do Sicoob também teve que enfrentar diversos desafios, desde ataques de hackers até um incêndio e um apagão na sala cofre do sistema.
Utilizando cada uma dessas experiências para aprender e otimizar seu sistema de segurança, o Sisbr chegou ao seu 20º aniversário ainda mais fortalecido e completo.
Não é por acaso que o case Sisbr 20 anos foi o vencedor – entre 231 concorrentes – do mencionado Prêmio Banking Transformation - Relatório Bancário, em sua 17ª edição.
Afinal, o cooperativismo é uma ferramenta que promove a integração e a inclusão financeira das pessoas. E o Sisbr, por sua vez, é a ferramenta que integra todas as cooperativas de um dos maiores sistemas cooperativistas financeiros do país.
Vale a pena assistir este emocionante documentário contando mais sobre a história do Sistema: