Ser sócio-torcedor é bom para o seu bolso?

A paixão pela camisa não precisa pesar tanto no orçamento.

Guia de Bolso | 17 de junho de 2016
dicas de economia
economizar
futebol
sócio-torcedor
time do coração
dicas de economia futebol
dicas de economia futebol

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Apoiar o seu time do coração tornando-se sócio-torcedor é uma decisão que envolve muitos aspectos, entre eles, a própria paixão pela camisa, a ida frequente a estádios de futebol e, não se pode deixar de considerar também, o gasto que é feito com tudo isso.

O preço para assistir a uma partida de futebol no estádio está cada vez mais alto. Ainda mais após a reforma e modernização ocorrida em várias arenas brasileiras. Diante disso, tornar-se sócio-torcedor pode ser uma forma de economizar, em alguns casos. Mas nem sempre. Acompanhe e saiba mais:

Como funcionam os programas de sócios-torcedores?

Claro que as regras variam de time pra time. Mas em geral, você paga uma anuidade ou uma mensalidade e passa a ter o direito de comprar ingressos para as partidas antecipadamente e com descontos, que variam de 20% a até 75%. A maioria dá isenção na entrada.

Normalmente, é possível associar-se pela Internet e fazer os pagamentos via cartão de crédito/débito ou boleto.

Para aumentar o número de associados (contribuintes), muitos times têm usado a criatividade e oferecido vantagens extras a seus sócios-torcedores, como tardes de autógrafos com os jogadores, possibilidade de bater bola com eles ou assistir alguns jogos na beira do campo, convite para lançamento de uniformes e até descontos em produtos.

Então, vale a pena se associar? Depende. Claro que o que conta, antes de tudo, é seu desejo de apoiar economicamente o seu time ou não. Mas pra saber se tudo isso vale a pena pro seu bolso, é preciso analisar o próximo ponto:

Com que frequência você costuma ir ao estádio?

Para saber se compensa, financeiramente, ser sócio-torcedor do seu time, é preciso analisar com que frequência mensal você costuma ir ao estádio. Afinal, muitas vezes, o único benefício da sociedade é mesmo a prioridade na compra de ingresso ou um desconto por partida, o que nem sempre compensa o valor da mensalidade ou anuidade paga pelo sócio-torcedor. Então, reflita: em qual das seguintes opções você se encaixa?

Pelo menos, duas vezes ao mês.

Se você não abre mão de ver seu time jogar ao vivo e costuma ir ao estádio com frequência, pode compensar financeiramente tornar-se um sócio-torcedor.  Isso é, se você costuma ir ao estádio ver seu time jogar duas vezes por mês ou mais e já ia ter esse custo de qualquer forma, participar de um programa de sócio-torcedor pode ajudar a reduzir um pouco seus gastos. Mas de qualquer jeito, é bom ficar de olho nas contas, analisando quanto a mensalidade ou anuidade pesa no bolso, entre outros pontos que falaremos mais adiante.

Uma vez ao mês ou menos.

Se você vai pouco ao estádio, ser sócio-torcedor pode acabar não sendo uma decisão muito econômica. Claro que suas razões para se associar ao seu time podem ir além dos motivos financeiros. Mas se o seu foco é economizar e você não é um frequentador assíduo do estádio, é melhor poupar o dinheiro da mensalidade paga pela sociedade e comprar o ingresso avulso quando desejar ir. Acompanhe as redes sociais do seu clube, fique de olho em promoções e, quando for comprar ingressos, tente ter antecedência para conseguir setores do estádio com preços menores.

Você faz questão de ir ao estádio? Ou a TV pode ser uma opção?

É claro que a emoção de assistir uma partida no estádio é incomparável. Mas se você não faz tanta questão de ver seu time assim ao vivo com frequência, acompanhá-lo pela TV e pela Internet podem ser opções mais em conta do que associar-se ao clube. Veja só:

Vá a bares ou reúna os amigos em casa.

Se a ideia é economizar, ver os jogos em casa pode ser uma das melhores opções. É claro que nem todos os jogos são transmitidos pela televisão aberta. Mas nesse caso, existem diversos bares e pubs que realizam a transmissão de jogos e podem ser também boas alternativas. Reunindo amigos e parentes, essas ideias podem ficar ainda mais divertidas.

Considere assistir online.

Se você tem um bom plano de Internet fixa e não se importa de assistir aos jogos em casa, há vários portais e sites de emissoras de TV que transmitem jogos de futebol online ao vivo. Essa também pode ser uma opção econômica.

Pense em dividir o pay-per-view com um parente ou amigo.

Para jogos que não são transmitidos pela TV aberta, caso você seja assinante de TV a cabo, há a opção do pay-per-view. É possível pagar para ver apenas um jogo (avulso) ou fazer um pacote mensal com a liberação de visualização de todos os jogos. Os preços, na verdade, costumam ser meio salgados. Mas é possível negociar a divisão do valor com um parente ou amigo. Considere essa possibilidade se quiser economizar.

Você não gasta com ingressos, transporte, bebida e alimentação.

Essa é uma das vantagens de assistir os jogos de casa, pela TV ou online. Afinal, o custo de ir ao estádio assistir ao jogo vai além do ingresso, incluindo desde o transporte até aquela cervejinha na hora da partida, que, aliás, costuma ser mais cara dentro dos estádios. Somando tudo, você pode acabar fazendo uma boa economia.

Já é sócio-torcedor e quer economizar?

Coma antes de sair de casa.

Mesmo sendo sócio-torcedor e tendo desconto na compra de ingressos, normalmente, quando se vai ao estádio, ainda é preciso arcar com custos extras, como lanches e bebidas. Então, se quiser economizar, alimentar-se antes de sair de casa pode ser uma das alternativas.

Considere ir de transporte público.

Outro custo incluído da ida ao estádio que pode ser minimizado em alguns casos. Optar pelo transporte público ou pela carona solidária podem ser formas de economizar com combustível, estacionamento e, ainda, voltar em segurança pra casa se resolver tomar aquela cervejinha.

Cogite a divisão da anuidade com um parente ou amigo.

Não é porque você é sócio-torcedor que precisa ir a absolutamente todos os jogos como forma de fazer valer sua anuidade. Se você já é sócio, mas não faz questão ou não pode acompanhar todas as partidas, pode considerar a possibilidade de dividir a anuidade com um parente ou um amigo próximo que também possa aproveitar os descontos nos ingressos.

Já conhece o Movimento por um futebol melhor?

Trata-se de uma iniciativa da Ambev em parceira com grandes clubes brasileiros, a fim de angariar mais sócios-torcedores, oferecendo a eles descontos em uma série de produtos, de supermercados a cervejarias, de planos de telefonia a assinaturas de revistas. A ideia é que o sócio-torcedor consiga abater até 100% do valor da mensalidade em produtos. Ou seja, é outra forma que pode ser aproveitada pelo torcedor para economizar. Mas é preciso ficar atento às promoções e comparar bem os preços e descontos oferecidos.

Registre seus gastos.

Gastos com mensalidades e ingressos são relativamente fáceis de controlar. Mas juntando os demais gastos envolvidos nas idas ao estádio e até em possíveis viagens para acompanhar seu time, se você não fizer um bom acompanhamento, pode acabar perdendo o controle das contas. Se a ideia é economizar, o mais aconselhável é ter tudo registrado, para ter real noção de quanto você está gastando e quanto ainda pode gastar. O melhor, aliás, para controlar todo seu orçamento é ter uma planilha financeira com todos as suas receitas e despesas registradas e fazer um acompanhamento frequente.

Ainda não tem uma planilha financeira pessoal? Baixe a sua aqui. 

Gostou dessas dicas de economia? Comece a economizar também com suas transações financeiras. Conheça o Sicoob - o maior sistema cooperativo de crédito do país.

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar