Seguros: 6 dicas para escolher o melhor e economizar

O passo a passo para evitar dores de cabeça e rombos no orçamento.

Guia de Bolso | 19 de outubro de 2015
Contratar um seguro
Dicas sobre seguros
economizar
evitar dores de cabeça e rombos no orçamento
prevenir riscos financeiros
seguradora
seguros de automotivos
seguros de vida
seguros patrimoniais
tranquilidade financeira em casos imprevisíveis.
6 dicas sobre seguros
6 dicas sobre seguros

Ninguém está livre de acidentes e imprevistos. Mesmo assim, é possível prevenir-nos de alguns riscos financeiros e garantir um pouco mais de tranquilidade para nós e para quem amamos.

Seguros são feitos exatamente para isso, para cobrir o risco de alguma coisa acontecer. O seguro é um contrato em que o segurado paga um valor (prêmio) à seguradora que, em contrapartida, assume a responsabilidade pelo pagamento das indenizações em caso de sinistro. Contratar um seguro é uma ótima opção para proteger bens valiosos e garantir uma maior tranquilidade financeira em casos imprevisíveis.

As opções são diversas. Há seguros de vida, automotivos, patrimoniais, entre outros. Basta escolher o quê você deseja proteger. Mas talvez a escolha mais difícil seja mesmo optar por uma boa seguradora, entre tantas opções disponíveis no mercado. E como contratar uma segurança tão valiosa sem deixar o orçamento no vermelho? Veja algumas dicas para garantir a sua tranquilidade e da sua família:

1 - Compare diversas seguradoras.

Verifique cuidadosamente as coberturas e os serviços que cada companhia oferece. A opção mais barata nem sempre é o melhor negócio, pois pode excluir algum tipo de proteção que você venha a precisar. Baseie-se sempre pelo melhor custo-benefício.

2 - Contrate só o que precisa.

Analise suas reais necessidades. Se você deseja, por exemplo, fazer um seguro de automóvel, mas não usa o carro diariamente, é possível economizar com algumas coberturas e serviços adicionais. Entre as companhias comparadas, verifique quais oferecem as coberturas e serviços que você realmente necessita.

3 - Verifique a disponibilidade do corretor e da seguradora.

Acesse as redes sociais da seguradora e sites de reclamações de usuários, como o Reclame Aqui, além do site da Fenacor.

- Federação Nacional de Corretores de Seguros - para ter mais informações sobre o serviço prestado pelas companhias. É importante saber se você poderá contar com eles quando realmente precisar.

4 - Seja sincero no preenchimento do formulário.

O preço do seguro varia de acordo com o perfil do cliente. Porém, caso você forneça informações incorretas ou incompletas no formulário e ocorra um sinistro, a companhia poderá usar isso como justificativa para não pagar por ele. Evite dores de cabeça.

5 - Nivele o valor da franquia pelo seu orçamento.

Quanto maior o valor da franquia, menor é o prêmio (a ser pago pelo segurado). Mas antes de optar por uma franquia alta, lembre-se que, todo sinistro que custe menos do que este valor fica por sua conta. Pense nisso e escolha uma franquia que caiba em seu orçamento.

6 - Cote com uma cooperativa.

Em cooperativas de crédito, as taxas são até 20% menores do que em bancos comuns. E você pode conseguir cotações de seguro bem mais competitivas. Vale a pena conferir. Por exemplo, o Sicoob - maior sistema cooperativo de crédito do país - oferece seguros automotivos, pessoais, patrimoniais e para o agronegócio.

Saiba mais sobre os seguros oferecidos pelo Sicoob aqui.

 

Por que uma cooperativa financeira pode ser a melhor opção?

 

10 diferenças entre bancos e cooperativas financeiras.

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar