Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:
Qual a relação entre o seguro auto e a economia de combustível? Em um cenário de altas frequentes no preço da gasolina, vale a pena falar um pouco mais sobre o tema.
Para começar, convém relembrar que, desde a última semana de 2020, as cotações internacionais do petróleo já vinham aumentando, devido, sobretudo, à perspectiva de retomada da economia. Como resultado disso, a Petrobras anunciou diversos aumentos consecutivos. Em março, ocorreu o 6º do ano, fazendo o preço disparar nas bombas por todo o país.
Diante disso, ainda em fevereiro, o presidente Jair Bolsonaro enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei alterando a forma de cobrança do ICMS sobre combustíveis, com a proposta de definir alíquotas uniformes para todo o território nacional.
Tendo em conta que o ICMS é um imposto estadual, muitos governadores têm questionado a proposta do Executivo, com o receio de que tal medida possa gerar impactos negativos sobre a receita dos estados, levando a onerar outros setores da economia.
O projeto segue em tramitação. De todo modo, fatores externos – como os cortes na produção promovidos pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e a histórica onda de frio no estado americano do Texas – devem seguir pressionando os preços para cima. Especialistas ainda afirmam que, devido a disparidade entre as cotações internacionais atuais e os valores cobrados pela Petrobras, novos reajustes podem ocorrer em breve.
Diante disso, muita gente tem buscado por soluções para economizar mais combustível – o que inclui desde práticas de direção mais consciente até a instalação de economizadores ou de GNV (gás natural veicular).
Mas – voltando ao nosso ponto inicial – você já parou para pensar no que isso tem a ver com o seguro do seu veículo? Acompanhe:
– Seguro para veículos com GNV
Comparado à gasolina ou ao etanol (combustíveis mais usados em veículos individuais), o gás natural veicular (GNV) tem um preço significativamente menor, tendo em conta que seu rendimento é bastante superior. Com um kit GNV instalado, a economia de combustível pode ser de até 70%.
O desconto no IPVA para quem faz a modificação no veículo é outro atrativo para quem está pensando em converter o seu automóvel para o uso de gás.
Por outro lado, o preço da instalação do kit e a perda de espaço no porta-malas são quesitos contrários a avaliar.
Além disso, não se pode esquecer da relação desse equipamento com o seguro auto. Você já tem um seguro e está pensando em instalar GNV no seu carro? Você já tem um carro a gás e quer contratar um seguro auto?
Em casos assim, a primeira questão a levar em conta é que a proteção para o equipamento de GNV (kit gás) – assim como para outros acessórios do veículo – deve ser contratada como uma cobertura adicional.
Além disso, é fundamental que o kit gás seja instalado de forma correta e permanente por uma oficina especializada e autorizada a realizar esse tipo de serviço.
A regularização do equipamento e a manutenção da vistoria do veículo em dia também são condições obrigatórias para a contratação do seguro auto.
Vale saber ainda que a cobertura para kit gás GNV costuma abranger situações de colisão, incêndio, roubo ou furto, entre outros. E pode ser contratada em apólice separada da do veículo – com valor de franquia definido a parte – ou em uma única apólice, em conjunto com o veículo assegurado.
Leia também Qual o gasto anual com um carro?
– Os economizadores e o Seguro Auto
Existem no mercado diversos equipamentos que prometem contribuir com a economia de combustível, seja reorganizando a central eletrônica para alterar a regulagem do motor ou aumentando o volume de combustível na entrada do motor (com o chamado vapor de gasolina).
Ainda que não exista nenhuma pesquisa validada comprovando a eficiência de tais dispositivos, diante da alta de preços, muita gente pode se sentir tentada a testar esses tipos de economizadores.
Nesse caso, vale a pena lembrar que “qualquer alteração no carro deve ser comunicada à companhia de seguros”, comenta o professor da Escola Nacional de Seguros, José Varanda.
De acordo com o professor, o economizador de combustível é um acessório a mais no carro e a seguradora pode – ou não – reconhecer o dispositivo.
“Caso a seguradora contratada não concorde em proteger o carro com a alteração, ela cancela a apólice e devolve o prêmio proporcional ao período de vigência do contrato”, afirma Varanda.
Em todo o caso, o motorista pode procurar por uma seguradora que reconheça o dispositivo, a qual fará constar essa informação na política de aceitação de risco, acrescentando um valor pela proteção do dispositivo.
O professor ainda comenta que o aviso à seguradora contribui para a proteção do próprio assegurado, já que, “quando o processo é feito de maneira correta, com a companhia de seguros ciente e a autorização para a alteração no carro expedida, os acidentes serão cobertos.”
Leia também Troque o carro por pedaladas e caminhadas
– Seguro em caso de pane seca
Tanque na reserva. Gasolina cara. Você deixa para abastecer depois e seu carro acaba parando no meio da rua sem combustível. Já passou por alguma situação assim?
Sabia que em casos assim – chamados de pane seca – pode ser possível acionar o seu seguro auto?
Não se trata exatamente de uma cobertura do seguro, mas sim de um dos serviços disponibilizados pela opção de Assistência 24 horas.
Portanto, não é preciso pagar franquia para acionar o seguro em casos de pane seca, ainda que algumas seguradoras estabeleçam limites máximos de utilização por apólice.
Normalmente, basta entrar em contato com a seguradora, que enviará um guincho para rebocar o carro até o posto de combustível mais próximo.
De todo modo, vale lembrar que a situação é passível de multa e a prática de andar na reserva pode prejudicar seu carro de outras formas (causando a queima da bomba de combustível, por exemplo). Portanto, vale a pena evitar esse tipo de problema.
– Seguro com mais vantagens
Quem busca por um Seguro Auto mais barato deveria incluir em sua pesquisa de preços as cooperativas financeiras, instituições sem fins lucrativos, com produtos e serviços similares aos de bancos comuns, incluindo seguros.
Um bom exemplo é o Sicoob – maior sistema cooperativo financeiro do Brasil – que oferece Seguro Auto com coberturas especiais e customizáveis, cotação em poucos minutos, atendimento especializado e assistência 24 horas.
Em outubro de 2020, o Sicoob lançou ainda o Seguro Auto Financiado, uma garantia que pode ser contratada junto ao financiamento, incluindo o prêmio do seguro na operação de crédito, de forma a proteger o bem dado em garantia pelo período da operação.
Outra vantagem é que, ao associar-se a uma coop financeira, como o Sicoob, você passa a ser um dos donos da instituição, com direito à participação nas decisões e também nas sobras, proporcionais às suas operações com a entidade. Assim, ao contratar um seguro auto em sua coop, você pode acabar recebendo ainda mais.