Não é de hoje que uma das principais dicas para fazer economia é comparar preços previamente. Com o advento da Internet, então, essa pesquisa de preços tem se tornado cada dia mais fácil e mais rápida. E se você conhecer alguns sites específicos e ficar atento a algumas dicas, pode economizar ainda mais, usando a web. Veja como:
1 - Não gaste combustível nem sola de sapato.
Para pesquisar preços sem ter que ir de loja em loja, gastando tempo, combustível e sola de sapato, a Internet é uma excelente alternativa.
Acessando a rede mundial de computadores, é possível constatar o preço médio dos produtos no mercado (o que ajuda também a identificar se promoções realmente valem a pena), descobrir onde há ofertas mais em conta, além de analisar com mais calma a funcionalidade de cada produto ou serviço.
Mas você sabia que já é possível usar ferramentas online para comparar o preço de produtos em vários sites e lojas de uma só vez? E sabia que isso também vale para alguns tipos de serviços? Acompanhe:
2 - Compare preços de diversos produtos e serviços.
Como mencionado, já existem diversas ferramentas de comparação de preços disponíveis na Internet. Você acessa um site e consegue comparar ali o valor do produto ou serviço cobrado por diversos fornecedores. É possível, por exemplo, checar opções de valores de seguros, analisar tarifas bancárias ou cotar o custo de um determinado produto em diversas lojas e sites.
Conheça algumas dessas ferramentas:
www.ans.gov.br/guiadeplanos/ no site da Agência Nacional de Saúde (ANS) é possível comparar os planos de saúde, além de saber sobre portabilidade e migração de contrato.
www.comparatel.com.br - compara tarifas de telefonia fixa de todas as empresas e fornece dados sobre celulares (com custo, neste último caso).
www.bcb.gov.br/pt-br/sfn/infopban/txcred/txjuros/Paginas/default.aspx - o site do Banco Central divulga taxas de cheque especial, de crédito e de financiamento.
www.buscape.com.br - um dos comparadores mais famosos do país; analisa preços de milhares de produtos, como celulares, roupas, calçados e até automóveis.
www.estantevirtual.com.br - permite comparar preços de livros em sebos e livrarias espalhados pelo país.
3 - Consulte sites de cupons e compra coletiva
Inscrever-se em sites como esses nem sempre é uma boa ideia, já que o recebimento constante de ofertas pode acabar criando desejos de compras desnecessárias.
Mas caso você esteja precisando de algo, consultar sites que oferecem cupons de descontos e sites de compra coletiva pode revelar algumas ofertas interessantes. Basta estar atento às regras de uso dos cupons para não ter inconvenientes.
Alguns sites como esses:
4 - Fique de olho nas redes sociais.
Além dos comparadores de preços e sites de cupons, outra forma de economizar pesquisando online é ficar atento às redes sociais.
Diversas lojas divulgam, em seus perfis de relacionamento (como no Twitter ou no Facebook), códigos promocionais para seus seguidores terem acesso a menores preços.
Então, para tentar gastar um pouco menos na compra do que você precisa, pode valer a pena conferir alguns perfis de e-commerces e checar se costumam oferecer esse tipo de benefício.
5 - Atenção às formas de pagamento.
Pesquisando online, em muitos casos, além dos preços, também é possível descobrir quais as formas de pagamento oferecidas. E para economizar, é bom estar atento a elas.
Muitas lojas oferecem descontos para pagamentos à vista (inclusive lojas virtuais) e, em alguns casos, há opções de parcelamento sem juros que podem ser interessantes, dependendo de como você organizar seu orçamento.
6 - Não compre sem necessidade.
Não deixe que a pesquisa facilitada pela Internet transforme-se em um estímulo para compras desnecessárias, que podem acabar pesando no orçamento.
Se ficar olhando ofertas e promoções pode lhe levar a fazer compras por impulso, então, deixe para pesquisar apenas quando precisar realmente de algo.
Gostou dessas dicas de economia? Quer começar a economizar mais e administrar melhor o seu dinheiro? Então, conheça o Sicoob - o maior sistema cooperativo de crédito do país e descubra também Porque uma cooperativa financeira pode ser a melhor opção.