Ao fazer uma retrospectiva de 2020, é impossível não comentar sobre o novo coronavírus. Mas este ano não merece ser lembrado apenas pela pandemia e seus efeitos. O Brasil e o mundo também foram palco de avanços, eventos e momentos que merecem destaque.
Um bom exemplo disso é que – com tudo que estamos vivendo – as pessoas têm reconhecido, cada vez mais, a importância da solidariedade e da cooperação. Aliás, o movimento cooperativista brasileiro teve diversas conquistas este ano que merecem ser relembradas.
Sabendo disso, nós apresentamos a seguir uma retrospectiva do cooperativismo e do Brasil, para fechar 2020 com mais esperança. Confira:
No Brasil, 2020 foi um ano que começou com boas expectativas, com um cenário econômico de retomada do crescimento, com juros baixos e mercado imobiliário aquecido.
A propósito, as cooperativas financeiras brasileiras já começaram o ano com autorização para oferecer operações de financiamento de imóveis e Letras Imobiliárias Garantidas (LIG) como opção de investimento. Além de aumentar o portfólio de produtos e serviços dessas instituições, tal medida também beneficia ao público que busca menores taxas e condições financeiras.
Outra boa notícia nessa mesma linha foi o acordo entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB), firmado em fevereiro, garantindo o acesso das cooperativas e de seus cooperados às linhas de crédito do BNDES.
Fevereiro também foi o mês em que foi detectado o primeiro caso de Covid-19 no Brasil. Mas foi apenas em março que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou oficialmente a situação como sendo uma pandemia global.
De todo modo, vale lembrar também que, em março, foi comemorado o Dia Internacional da Mulher, ocasião em que a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) divulgou uma mensagem sobre a importância da equidade de gênero, reforçando que “as cooperativas podem ser a ferramenta para reduzir as injustiças socioeconômicas que as mulheres enfrentam”.
Ainda em março, outro fato importante de incluir nesta retrospectiva do cooperativismo, foi a solenidade para assinatura do projeto de lei complementar que moderniza a LC nº 130/2009. O evento contou, inclusive, com a presença do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que destacou o crescimento do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) e a necessidade de certas alterações legais para impulsionar ainda mais o avanço das cooperativas financeiras e seus benefícios.
Abril foi o mês em que muitas cidades do Brasil começaram a adotar medidas preventivas de isolamento social. Mas também pode ser lembrado como o mês em que muitas pessoas começaram a passar mais tempo em casa e com a família, ou como o mês em que começaram a multiplicar-se as ações de solidariedade por todo o país.
Aumentaram as doações individuais e corporativas, assim como as campanhas de apoio ao comércio local, as ações comunitárias cooperativas e também as ações individuais de solidariedade, com jovens oferecendo-se para ir ao mercado para idosos, entre outros casos.
No âmbito cooperativista, um exemplo disso, foi o programa “Período Apoiador”, lançado pelo maior sistema de cooperativas financeiras do Brasil, o Sicoob, incluindo a prorrogação de prazos e a oferta de soluções adequadas às necessidades dos cooperados, com taxas ainda menores e condições compatíveis ao momento vivido por todos. Além disso, o Sicoob também fez parceria com o Sebrae para oferta do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE).
Ainda em abril, o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) divulgou o relatório do SNCC 2019, comprovando o crescimento do movimento cooperativista financeiro por todo o país. E o Banco Central garantiu incentivo ainda maior a esse crescimento, com a autorização para que as cooperativas financeiras passassem a oferecer também as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) entre suas opções de investimento.
Nesse período, também chamam atenção algumas inovações tecnológicas promovidas pelo Sicoob, como:
O segundo semestre começou com o lançamento do Plano Safra 2020/2021. Para atender a pequenos, médios e grandes produtores rurais, foram liberados R$ 13,5 bilhões a mais do que ano anterior. Aliás, você sabia que as cooperativas financeiras também oferecem crédito rural no âmbito do Plano Safra?
Em agosto, o setor recebeu mais uma boa notícia: o anúncio da implantação de um programa piloto de digitalização da atividade agropecuária, a começar por agricultores familiares da região Nordeste. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a organização Agricultura de Precisão para o Desenvolvimento.
No âmbito do agronegócio, outra iniciativa que chamou atenção nesse período foi o primeiro Feirão de Agronegócios Virtual promovido pelo Sicoob, que chegou a ter mais de 31 mil acessos e gerou R$ 43,9 milhões em propostas.
Enquanto isso, pelo mundo afora, o destaque do segundo semestre foi o anúncio de adiamento dos Jogos Olímpicos. No âmbito cooperativista, o Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano 2020 também teve sua entrega adiada para 2021. Em compensação, muitos outros eventos dos mais variados tipos começaram a acontecer de forma online. Fazer e/ou assistir lives (transmissões ao vivo) rapidamente virou um hábito de muitos brasileiros.
Nesse sentido, vale a pena destacar a Live do Dia C, em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo – em julho – que, no Brasil, é marcada pelo Dia de Cooperar. O vídeo tem até a participação da banda Skank.
Vale a pena conferir também a Live sobre Educação Financeira em Libras, realizada pelo Sicoob, em setembro, mês da pessoa surda, quando a instituição também lançou sua assistente virtual de leitura e tradução em Libras, a Helen.
Em agosto, ocorreu ainda o aniversário de 125 anos da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), instituição fundamental para a intercooperação a nível mundial e para o apoio e expansão do modelo cooperativista por todo o globo.
No último trimestre do ano, com o gradual relaxamento das medidas preventivas em muitas partes do Brasil, o comércio e os serviços começaram a ser retomados e a economia vai voltando a tomar algum fôlego.
Apesar de alguns países terem voltado a implantar medidas preventivas, frente a novos aumentos de casos de Covid-19, o Brasil segue tentando balancear os fatores saúde e economia.
Mesmo assim, quem tem esta opção ainda prefere, muitas vezes, ficar na segurança e conforto do seu lar. O home office, o estudo online, as lives e as videoconferências são tendências que parece que vieram para ficar. O e-commerce, então, neste ano, mostrou como nunca a sua força.
Seguindo essa linha, em outubro, o Instituto Sicoob lançou uma nova versão de seu projeto de consultoria financeira: as Clínicas Financeiras Virtuais. É só acessar o link para agendar sua consulta e receber atendimento individual, para tirar suas dúvidas sobre quitação de dívidas, orçamento familiar, etc.
Outro destaque do mês de outubro foi a comemoração do Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC). Na ocasião, a Confebras promoveu o webinar “O Cooperativismo Financeiro na década de 2020 – sem filtros”, com a participação de Ênio Meinem, Graciela Fernández Quitas, Hélder Molina e Kedson Macedo. E a Revista MundoCoop promoveu o evento digital CoopTalks Crédito, abordando temas como inovação, gestão e governança.
Já o mês de novembro foi marcado – além das Eleições Municipais – pelo lançamento do PIX, sistema de transações eletrônicas instantâneas, que permite fazer pagamentos e transferências 24h todos os dias. Segundo Banco Central – autor da iniciativa – o PIX é só o primeiro passo em um contexto de inovações que está por vir.
E para terminar bem, não podemos deixar de destacar uma iniciativa do Sicoob, que começou em fevereiro e acaba só no dia 31 de dezembro: a promoção Sorte Assim Só no Sicoob, incentivando a associação à instituição por meio do sorteio de prêmios – incluindo caminhonetes, carros e smartphones. Até agora já foram mais de 180 ganhadores.
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…