Uma retrospectiva, você já sabe, é a recapitulação dos principais eventos ocorridos durante determinado período. Mais do que relembrar, uma retrospectiva serve para inteirar-se de fatos que você não sabia, para rever pontos importantes e até aprender com o que passou de forma a ter novas perspectivas para o futuro. Que tal, então, fazer uma retrospectiva do cooperativismo em 2019? Vem com a gente.
Logo no início do ano, uma nova equipe administrativa assumiu o governo do país. Para contribuir com a nova gestão, a Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB) lançou o documento ‘Propostas para um Brasil mais Cooperativo – 2019-2022’, com 23 proposições que visam ajudar o governo na elaboração de políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento nacional, tendo como ponto de partida as cooperativas brasileiras.
O documento está baseado em 5 eixos temáticos:
1 – Reconhecimento da importância socioeconômica das cooperativas
2 – Cooperativismo como motor do desenvolvimento do país.
3 – Cooperativas em prol de comunidades mais sustentáveis
4 – Cooperativismo como plataforma da economia colaborativa.
5 – Criando bases para um país do futuro.
Você pode ter acesso à versão completa aqui.
Outra novidade do primeiro trimestre foi o fortalecimento do movimento ’Somoscoop: o orgulho de ser cooperativista’ com a adesão de centenas de cooperativas ao uso do carimbo Somoscoop que ajuda a sinalizar os produtos e serviços cooperativos e mostrar a força do movimento por todo o país. Uma nova cara para o cooperativismo brasileiro que tem tudo a ver com o novo consumidor. Sua cooperativa já adota o carimbo Somoscoop?
Sabia que o maior sistema de cooperativas financeiras do Brasil, o Sicoob , patrocinou o Campeonato Catarinense 2019? Reconhecendo o futebol como um esporte inclusivo e igualitário, o Sicoob SC/RS demonstrou seu interesse pela comunidade incluindo o apoio ao evento entre suas ações de incentivo sociocultural. Na mesma época, o Sicoob central também promoveu uma campanha protagonizada pelo jogador de futsal Falcão, convidando a todos a se unir a esse modelo socioeconômico mais justo e humano que é o cooperativismo, com a hashtag #vemprotime .
Entre os dias 8 e 10 de maio deste ano teve lugar em Brasília o 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo , o CBC 2019, evento que também foi marcado pela celebração dos 50 anos da Organização das Cooperativas Brasileiras (atualmente, Sistema OCB). As apresentações, debates e palestras do Congresso foram focados nos temas: comunicação, governança e gestão, inovação, intercooperação, mercado e representação. Durante o CBC 2019 também foi lançada a 13ª edição da Agenda Institucional do Cooperativismo, incluindo 36 prioridades a serem tratadas com o Congresso Nacional e 17 propostas para o Poder Executivo.
Em 2019, o Dia de Cooperar (Dia C) comemorou 10 anos do seu lançamento. Desde fevereiro, as cooperativas brasileiras já começaram a preparar-se para o evento, que trata de colocar em prática a essência do cooperativismo com ações e projetos nas áreas de educação, cultura, saúde, esporte, lazer, interação e responsabilidade socioambiental. A celebração nacional do Dia C coincidiu, como de costume, com o Dia Internacional do Cooperativismo, o Coopsday, este ano, em 06/07. A data foi marcada por eventos comemorativos e ações das cooperativas de apoio à comunidade. O tema internacional definido para o Coopsday 2019 foi “Cooperativas para um trabalho digno”.
No final do mês de julho, o Sicoob voltou a chamar a atenção do mercado com o lançamento da Sipaguinha, uma maquineta de cartões cooperativa do tipo POO (conectada por chip ou Wi-Fi, sem necessidade de celular). A novidade chegou como uma alternativa à máquina de cartões Sipag (tipo POS/TEF), que já faz sucesso no mercado desde 2015. Mais compacta e móvel, a Sipaguinha foi pensada para atender a comerciantes de menor porte, empresas com menor volume de transações e negócios que exigem mais deslocamento do aparelho. Vale a pena conferir!
Sabia que, entre 2015 e 2018, o Governo Federal aumentou em 9,1% as suas compras públicas? E desde o final de 2018, as cooperativas brasileiras passaram a ter uma participação cada vez maior no atendimento a essas necessidades do Governo, inscrevendo-se no Portal Cooperativas nas Compras Públicas lançado pelo Sistema OCB. A plataforma favorece o monitoramento de editais, informa sobre os tipos de compras públicas e instrui as cooperativas sobre a participação nesses processos. O sucesso da ferramenta tem sido tão grande que, até setembro, já haviam mais de 100 cooperativas cadastradas no portal.
Outubro já começou com a celebração do mais importante evento de liderança e estratégia do cooperativismo brasileiro, o World Coop Management 2019, focado no tema “Marketing e geração de valor”. Cooperativismo na era da tecnologia, Inteligência Artificial e indústria 4.0 foram alguns dos assuntos debatidos na ocasião. Além disso, o Sistema OCB aproveitou a realização do WCM’19 para anunciar uma interessante novidade: a reclassificação dos ramos cooperativos, reagrupando-os em 7 categorias, em vez das 13 existentes atualmente. A reorganização não traz alterações para o dia a dia das cooperativas, mas contribui para o máximo aproveitamento das ações de representação das cooperativas junto aos Três Poderes.
Em 17/10 foi comemorada a 71ª edição do Dia Internacional das Cooperativas de Crédito , o DICC. Este ano o tema da data foi “Serviço local. Alcance global”, reconhecendo o impacto mundial das ações das cooperativas financeiras – instituições que facilitam o acesso ao crédito, colaboram para uma melhor distribuição de renda e também para o desenvolvimento das comunidades. Não é por acaso que o número de associados a cooperativas de crédito segue crescendo pelo Brasil e pelo mundo. Você sabia, por exemplo, que o Sicoob foi considerado pelo ranking Valor 1000 do jornal Valor Econômico como a 8ª maior instituição financeira nacional?
Revendo todos esses fatos e conquistas do cooperativismo ao longo do ano, o melhor mesmo é se juntar a essa comemoração.
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…