Está pensando em incrementar a sua renda? Quer algumas sugestões para fazer suas horas livres renderem mais?
Quem sabe, você precise de dinheiro para realizar um sonho. Talvez precise quitar dívidas ou equilibrar as contas. Pode estar começando a pensar em um negócio próprio. Ou talvez queira só aproveitar melhor o seu tempo e os seus talentos.
Em todo caso, confira algumas ideias que podem lhe ajudar a transformar seu tempo livre em dinheiro:
1 - Venda de especialidades culinárias
Vender alimentos é quase sempre uma ideia eficiente para ganhar algum dinheiro. Você tem alguma especialidade culinária? Bolos, doces, sanduíches, saladas de frutas, salgados assados… as possibilidades são diversas. E você pode realizar a venda de porta em porta (inclusive em empresas ou lojas; há várias em funcionamento nos finais de semana) ou montar/alugar uma banca em alguma feirinha e, ainda, divulgar seus produtos entre parentes e amigos e nas redes sociais.
2 - Serviços de cabeleireiro/estética
Se você sabe cortar ou pintar cabelos, fazer unhas, depilação, sobrancelhas ou, quem sabe, é um ótimo barbeiro, você pode oferecer esse tipo de serviço em suas horas vagas. Pode ser a domicílio ou em sua própria casa.
3 - Serviços de jardinagem
Gosta de cuidar de plantas? Sabe técnicas de jardinagem? Tem um cortador de grama encostado em casa? Então, boas opções podem ser oferecer serviços de jardinagem, corte de grama, poda de árvores, limpeza de terrenos, etc.
4 - Reparos do lar
As tarefas são das mais variadas: instalação de chuveiro, conserto do ferro de passar ou do secador de cabelos, reparos na torneira da pia, na pintura, no encanamento, etc. Isso sem falar dos reparos em roupas ou calçados. Tem talento para essas atividades? Invista nisso em suas horas livres e faça uma renda extra.
5 - Desenho de estampas
Você sabe desenhar ou fazer ilustrações digitais? Já pensou em criar estampas para camisetas? O site www.spreadshirt.com permite que você crie suas próprias estampas e monte sua loja online de camisetas. Eles ficam responsáveis pelo processo de produção e venda, enquanto você coloca sua criatividade para funcionar. Depois, é só divulgar seu trabalho e vendê-lo por aí.
6 - Aluguel de espaço pelo Airbnb
Tem um quarto sobrando na sua casa? Sabia que você pode alugar o espaço para viajantes? A ideia funciona através da plataforma AIRBNB que permite a qualquer pessoa oferecer sua casa, seu apartamento e até mesmo quartos para aluguéis por temporada, além de ditar os preços do ambiente que quer alugar e as condições de estadia. Você também pode optar por alugar sua casa inteira pela plataforma quando estiver de férias, por exemplo.
7 - Aulas particulares
Domina algum assunto em especial? Sabe tudo de informática, matemática, português, outros idiomas ou até atividades alternativas como dança, pilates, violão, jogos online, astrologia, etc.? Dar aulas particulares ou aulas online pode ser uma boa forma de começar a ter uma renda extra. Além disso, transmitir conhecimentos é sempre uma forma de colaborar com a educação, formação e informação dos demais, logo, é uma atitude que contribui para o desenvolvimento de toda sociedade.
8 - Guia turístico
Para quem vive em uma cidade turística, essa pode ser uma opção interessante para conseguir um dinheiro extra. Monte roteiros pela cidade, com pontos de interesse turístico e outros pontos locais que possuam curiosidades interessantes. Elabore passeios exclusivos. Pense na locomoção, na disponibilidade de transporte e nos dias de funcionamento de cada local. Pesquise mais informações e curiosidades sobre os locais escolhidos. E ofereça seus serviços de guia turístico na Internet, entre amigos e conhecidos.
9 - Digitação e formatação de trabalhos
Se você está habituado às regras da ABNT pode ganhar dinheiro digitando e formatando trabalhos escolares, monografias e teses universitárias. Divulgue seus serviços em escolas e universidades (inclusive em comunidades e páginas das redes sociais dessas instituições, quando possível) e comece a fazer sua renda extra, direto de casa.
10 - Bazar de garagem
Roupas, calçados, acessórios, utensílios do lar e até móveis subutilizados podem lhe gerar um rendimento extra. Faça uma faxina nos armários. Separe o que pode ser doado e o que pode ser revendido. Uma arrumação assim pode ser renovadora em diversos sentidos. E você pode levar o que separou para revender em brechós, anunciar entre os seminovos dos classificados (ou em sites como Enjoei e OLX) ou até promover um bazar em um espaço de sua casa (nos Estados Unidos, é comum que isso seja feito na garagem). Exponha os itens à venda com preços à mostra, prepare alguns quitutes, convide parentes e amigos e confira os resultados.
Gostou dessas dicas financeiras? Outra boa ideia para cuidar melhor do seu orçamento é conhecer o Sicoob - o maior sistema cooperativo de crédito do país.