Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
Ler é uma das regras básicas para quem quer ficar rico. Isso porque, para ganhar dinheiro e fazê-lo trabalhar para você, é preciso manter-se informado e em constante aprendizado. Você precisa manter-se informado, por exemplo, sobre situações macro e microeconômicas e até sobre questões políticas e culturais; precisa aprender como economizar e como investir seu dinheiro, entender melhor o mercado financeiro, entre outros assuntos. Portanto, desenvolver o hábito da leitura deve ser parte da estratégia de quem deseja enriquecer. E tem mais.
Segundo o pesquisador Thomas Corley, pessoas consideradas ricas (com patrimônio igual ou maior que US$ 3,2 milhões) leem mais livros relacionados à educação, carreira e desenvolvimento pessoal do que pessoas de baixa renda (com patrimônio até US$ 5 mil). O autor passou cinco anos comparando os hábitos de pessoas “ricas” e “pobres” e percebeu que os mais abastados costumam dedicar-se com muito mais frequência aos estudos e à leitura de obras de desenvolvimento pessoal, biografias de pessoas de sucesso, livros relacionados ao mercado e às suas profissões, etc.
Que tal, então, começar lendo uma lista de obras que podem fazer a diferença na sua vida financeira? Confira:
Napoleon Hill – Ed. Fundamento
Considerado um clássico mundial da categoria, o livro traz 15 características comuns entre pessoas que criaram fortuna. Os pontos são frutos de uma meticulosa investigação do autor, que passou 20 anos estudando os hábitos e práticas dos 500 homens mais ricos do mundo.
T Harv Eker – Ed. Sextante
O autor conta sua história pessoal, explicando como conseguiu tornar-se milionário em dois anos e meio. E desenvolve um método com 17 princípios básicos para quem deseja acumular dinheiro.
Mauro Halfeld – Ed. Globo
Com linguagem clara e direta, o autor – com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro brasileiro – oferece dicas práticas para quem quer fazer seu dinheiro render mais. Em formato de perguntas e respostas, a obra tem consulta facilitada.
Como gastar sem culpa e investir sem erros
Mara Luquet – Ed. Elsevier
A autora mescla suas histórias de finanças pessoais com dicas de gestão do orçamento e conselhos de como fugir das armadilhas de investimento.
Mauro Calil – Ed. Clube de Autores
Bastante didático e com linguagem acessível, a obra traz uma analogia entre a construção de patrimônio e a produção de um bolo, mostrando que basta reunir os ingredientes certos para chegar ao primeiro milhão.
Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Letcher – Ed. Campus
O livro, que já se tornou um best-seller da categoria, usa parábolas baseadas na vida de um dos autores, para indicar formas eficientes de formação do patrimônio.
Max Gunther – Ed. Record
Baseado nos princípios de negócios dos banqueiros suíços foi que o autor criou seu sistema de finanças pessoais. Na obra, apresenta 12 axiomas (ou máximas) para uma transformação completa da vida financeira.
The Daily Success Habits of Wealthy Individuals
Thomas Corley – Ed. Langdon Street Press
Em tradução livre, Os Hábitos de Sucesso dos Ricos, obra citada no início desta matéria, mostra a pesquisa de Thomas Corley comparando a rotina de pessoas “ricas” e “pobres”, dando ênfase à adoção de comportamentos simples para a acumulação de capital.
The Definitive Book on Value Investing
Benjamin Graham – Ed. Harperbusiness
Uma introdução ao investimento em valor, a obra é considerada um clássico, ensinando como cuidar melhor das suas finanças em longo prazo. O investidor bilionário Bill Ackman diz que esse livro mudou sua vida.
Kevin O’Leary – Ed. Gallery Books
Tendo experiência própria na acumulação de capital, o milionário autor cita situações específicas da vida, oferecendo dicas simples de implementar e alterações a fazer para evitar dívidas, poupar dinheiro e investir.
Leia também: 15 perguntas que podem lhe ajudar a enriquecer
Para começar a administrar melhor suas finanças, conheça o maior sistema cooperativo de crédito do país, o Sicoob.
O mercado financeiro brasileiro está mais agitado do que nunca por causa do novo Crédito…
Você já deve ter percebido que a inteligência artificial está por todos os lados, certo?…
Já parou para pensar que as mudanças climáticas e a economia estão mais conectadas do…
Quando pensamos na Páscoa, é quase automático associá-la aos tradicionais ovos de chocolate. Mas e…
Nós falamos bastante sobre cooperativismo aqui no blog. Mas é importante, para todos nós, nunca…
Em 2025, as cooperativas de todo o mundo ganharão um destaque histórico: a Organização das…