Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:
A celebração da união de um casal é um momento extremamente marcante, seja apenas um casamento no civil, uma festa ao ar livre ou uma cerimônia tradicional.
Em todo caso, é importante planejar-se para o casamento, para que não falte nada no grande dia. Se a ideia é realizar a cerimônia e a festa, então, o planejamento deve ser feito com ainda mais antecedência e cuidado, para tudo sair perfeito.
Portanto, confira:
– Quais os gastos mais comuns na festa de casamento?
Acessórios
– Convites
– Aluguel do carro
– Documentos do cartório
Alimentação e Bebidas
– Bolo e docinhos
– Buffet
Estruturais
– Igreja
– Espaço para recepção
– Decoração e lembranças
Serviços
– Fotografias e vídeo
– Música para a festa de casamento
– Assessoria cerimonial
Vestuário e beleza
– Vestido de noiva + Dia da Noiva
– Roupa do noivo
- Leia também: 7 formas de economizar na viagem de Lua de Mel
– Atenção ao planejamento e à pesquisa de preços
Segundo estudo feito pela empresa Quem Casa Quer Site com 500 noivos de várias regiões do Brasil, o gasto médio com uma festa de casamento (para 80 a 120 convidados) foi de R$ 40 mil.
A mesma pesquisa aponta que 50% dos casais gastaram mais do que o valor previsto inicialmente, que era, em média, de R$ 30 mil.
O CEO do Quem Casa Quer Site, Dionatan Boeger, afirma que uma das principais variações de preços é na hora de contratar profissionais especializados: “As preferências do casal na hora de contratar esses tipos de serviços podem ter, portanto, um grande impacto no orçamento”.
Os dados levantados pela empresa servem de alerta sobre a importância de planejar o casamento com antecedência, procurando bons fornecedores, pesquisando preços e opções mais viáveis. O ideal é colocar tudo na ponta do lápis para não se perder.
É claro que cada casal vai ter suas prioridades e preferências. Muitos casais permitem-se até gastar um pouco mais por tudo que o momento representa. E o custo total também irá variar de acordo com o número de convidados da festa.
Para ter uma noção melhor e conseguir calcular tudo com cuidado para caber no orçamento, veja as médias de preços a seguir:
[caption id="attachment_2360" align="alignnone" width="833"] Fonte: pesquisa do Quem Casa Quer Site.[/caption]
Gostou do artigo? Tem outras dicas para compartilhar? Compartilhando e cooperando, a gente cresce. Aliás, você já conhece o maior Sistema Cooperativo Financeiro do Brasil, o Sicoob?