Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:
Como já dizia o samba enredo, “sonhar não custa nada”. Só que, para realizar um sonho, aí sim, costumam haver certos custos. O que varia, é claro, de acordo com cada projeto.
Qual é o seu sonho? Viajar o mundo, comprar a casa própria, ser seu próprio chefe, emagrecer, comprar um carro novo, aposentar-se com tranquilidade? Você sabe quanto custa para realizá-lo? Já parou para pensar como tirar essa ideia do papel (ou quem sabe até da sua cabeça para o papel e daí para a realidade)?
Porque, se sonhar é bom, realizar um sonho é, certamente, muito melhor. E é possível, sim, realizar muitos dos seus sonhos. Quer saber como? Acompanhe:
– Transforme seus sonhos em metas
Um sonho é, por natureza, algo abstrato e intangível. Quando falamos de sonhos, costumamos nos referir a ideias genéricas como “comprar uma casa”, “viajar mais”, “enriquecer”.
Para começar a materializar esse sonho, o primeiro passo, portanto, é transformá-lo em algo mais real, mais objetivo, mais tangível, como uma meta.
Uma meta é composta, basicamente, de 4 partes: o quê, para quê, quanto custa e para quando. Sabendo disso, comece tentando dar a seu sonho o aspecto de uma meta.
Se o seu sonho é comprar uma casa, por exemplo, sua meta poderia ser: comprar uma casa, para sair do aluguel, pagando até R$ 300 mil em um prazo de 30 anos.
Porém, é verdade que há também alguns tipos de sonhos – como emagrecer e parar de fumar – que não estão diretamente relacionados a um valor, mas certamente incorrem em alguma revisão de gastos (trocar a compra de cigarros pela mensalidade de uma academia, por exemplo) e podem ser quantificados de alguma forma. Você pode ter como meta emagrecer 5 ou 10 kg em um período de um ano, por exemplo. Ou pode definir que, a cada dia, vai deixar o primeiro cigarro para uma hora mais tarde, até parar.
Percebeu como assim o seu sonho começa a tomar forma? Sigamos:
– Quanto custa o seu sonho?
Tente preencher a seguinte frase:
Eu preciso de (valor do seu sonho) até (prazo) para (o sonho que você deseja realizar) porque (o que torna esse sonho importante para você) .
No exemplo do tópico anterior, envolvendo a compra de um imóvel, é relativamente fácil saber o valor do seu sonho. Por outro lado, há alguns tipos de desejos – como viajar o mundo ou montar um negócio – que podem exigir um pouco mais de dedicação, pesquisas e reflexão para definir o custo total a ser investido na realização desse projeto.
Além disso, viajar o mundo fazendo um "mochilão" é diferente de fazer um intercâmbio ou de dar a volta ao mundo com um bilhete de primeira classe. Cada um desses projetos tem um custo bastante distinto e que depende também de outras variáveis (destinos a visitar, tempo em cada destino, hospedagem, etc.).
Similarmente, não é o mesmo montar um negócio online dentro da sua própria casa do que montar uma loja de roupas ou um restaurante, por exemplo.
Portanto, quanto melhor você conseguir definir o que você realmente deseja – de forma detalhada e específica –, mais fácil fica saber quanto custa o seu sonho, e mais você vai se aproximando dele.
– Quanto tempo leva para realizar um sonho?
O prazo é outra questão que interfere no valor de um sonho. Não é o mesmo comprar uma casa em 30 anos do que em 5. Por outro lado, o tempo para comprar uma casa ou um celular novo também é bem diferente.
Falando nisso, é válido reconhecer que, normalmente, nós temos vários tipos de sonhos, alguns que custam menos, outros que custam mais e aqueles que não envolvem custos diretamente.
Mas o que faz mesmo a diferença entre eles é o prazo em que você deseja realizar cada um. Digamos, por exemplo, que você deseja trocar de carro e também quer viajar para o exterior.
Em valores absolutos, o carro, provavelmente, é o projeto de maior custo. Porém, suponhamos que você tenha mais urgência em realizar a viagem ao exterior (o que agora pode incorrer em vários custos extras, como quarentena em hotel, testes, etc.) e que, no caso da compra do carro, você decida, por exemplo, optar por um consórcio em vez de um financiamento.
Percebeu como o prazo pode fazer diferença no custo da realização do seu sonho?
Tente definir, então: entre os seus sonhos, quais são de curto prazo (para realizar em no máximo 1 ano ou 2)? Quais são aqueles de médio prazo (até 5 anos)? Quais são os de longo prazo (10 anos ou mais)?
Em todo caso, é favorável fazer o tempo trabalhar a seu favor ou, em outras palavras, aproveitar o tempo para acumular o valor que você precisa para realizar seu sonho.
Existem, inclusive, algumas calculadoras online – como esta da Proteste – que te ajudam a calcular em quanto tempo você pode realizar o que deseja, dependendo da quantia que você consegue poupar por mês.
E lembre-se: o imediatismo é inimigo da economia. Para comprovar, é só comparar o modelo de aquisição por financiamento e o modelo de aquisição por consórcio – modalidade sem juros que vem conquistando cada vez mais a atenção dos brasileiros.
Dados do Sicoob – maior sistema cooperativo financeiro do Brasil, que conta com uma administradora de consórcios própria (a 8ª maior do país) – demonstram que, em 2020, foram comercializadas 80 mil cotas de consórcios, 13,2% a mais do que no ano anterior.
Mas é claro que também existem soluções – desde aplicações financeiras até linhas de crédito – para acelerar a realização do seu projeto. A questão é agir com consciência e planejamento, sabendo quando vale a pena pedir um empréstimo e, de preferência, investindo suas economias para fazer o seu dinheiro render mais.
Quer começar a investir? Baixe grátis o e-book Investimentos atualizado!
– Divida suas metas em sub-metas
Ter um grande sonho – muitas vezes, associado a um alto custo – pode acabar desencorajando muita gente de dar o primeiro passo.
Para facilitar, o ideal é, primeiro, transformar esse sonho em uma meta específica, como explicamos anteriormente, e, em seguida, dividir essa grande meta em várias sub-metas ou etapas.
Pensar nos R$ 300 mil necessários para comprar a casa própria, por exemplo, pode parecer um sonho distante. Mas se você divide esse valor por anos e, depois, por meses, pode avaliar melhor a viabilidade dessa ideia e, até, ficar mais motivado a poupar com mais frequência para adquirir o seu imóvel.
Similarmente, só de pensar no investimento inicial para montar um negócio, muita gente já desanima. Calma! Comece aos poucos. Tente pensar nesse investimento em partes. Quem sabe, você pode começar adquirindo um equipamento essencial para iniciar suas atividades ou promovendo sua empresa/marca nas redes sociais, até juntar mais dinheiro para dar o próximo passo.
Reflita: que etapas você tem que cumprir até conseguir efetivamente realizar o seu sonho?
Outro exemplo: digamos que você deseja fazer uma pós-graduação no exterior. Para isso, a primeira etapa talvez seja aprender o idioma do país de destino (ou praticá-lo mais). Você também vai precisar: reunir documentos para comprovar seus estudos anteriores, entrar em contato com a universidade, pedir um visto de estudante e, claro, juntar dinheiro para conseguir financiar o seu sonho.
A questão é perceber que você pode, sim, realizar os seus sonhos e que isso depende, na maior parte das vezes, de você mesmo, da sua dedicação em buscar informações e planejar-se, do seu esforço em poupar e, principalmente, do seu comprometimento com a ideia de realizar seus desejos.
Independentemente do valor do seu sonho, você pode! A gente acredita em você!