Vai abrir uma empresa? Está pensando em mudar seu negócio de ponto? A localização de um ponto comercial é decisiva para o sucesso de um negócio.
Segundo Valéria Duarte, diretora da Geofusion (Inteligência Geográfica de Mercado), antes de bater o martelo, há muitos detalhes a serem avaliados. “O melhor local varia de acordo com o produto ou serviço oferecido e, principalmente, com o perfil do consumidor”. Para a especialista, é preciso olhar para o negócio e entender “quem é o seu público-alvo e qual é o volume de clientes necessário” para manter a empresa, recomenda.
Para facilitar a sua decisão, desenvolvemos um passo a passo com 7 dicas fundamentais na hora de escolher a melhor localização da sua empresa. Confira:
1 - Comece entendendo seu público
Entender seu público consumidor é o primeiro passo para escolher uma localização adequada para o seu negócio.
Sandra Fiorentini, consultora jurídica do Sebrae-SP, exemplifica: “Se as classes A e B são o foco do negócio, é interessante oferecer espaço para estacionamento; e se o perfil está nas classes C e D, o empreendedor deve procurar locais mais populares, com fácil acesso a transportes públicos”.
Além disso, há outros pontos a se analisar, por exemplo: seu público consome seu produto/serviço antes de ir para o trabalho ou na volta para casa? Questões assim podem fazer toda a diferença na escolha de um bairro ou de uma rua específica.
2 - Concentração de consumidores
Compreendendo melhor seu público consumidor, você deve, então, começar a definir os locais onde esse público se concentra: se em centros corporativos ou em bairros mais residenciais, se em locais de grande fluxo ou em espaços mais reservados, etc.
Não adianta apenas escolher um local com muitas pessoas ou com boa visibilidade. É preciso pensar em um local em que estejam (ou passem) as pessoas certas, o público que realmente vai consumir seu produto ou serviço.
Com isso, você já será capaz de definir alguns bairros, ruas ou centros comerciais onde seja possível instalar sua empresa. Para escolher entre eles, confira os próximos pontos:
3 - Vizinho(s) concorrente(s)?
Nem sempre é ruim ter concorrentes diretos como vizinhos. Pense nas praças de alimentação dos shoppings, por exemplo. Nesse caso, a compra é feita por comparação e a concorrência só estimula o consumo.
Em outras situações, estar próximo a comércios e serviços complementares pode ser uma boa estratégia. Uma loja de calçados posicionada próxima a um comércio de roupas e acessórios, por exemplo, pode ter um fluxo interessante.
Mas em geral, é recomendável fugir das vizinhanças inteiramente opostas, pois, se seu negócio não está presente nas concentrações de concorrentes ou complementos, pode acabar não participando dos processos de compra.
4 - Acessibilidade
Como o seu cliente se locomove? De carro? De ônibus? A pé? Como mencionamos, compreender o seu público faz toda a diferença para analisar pontos como:
- é preciso ter estacionamento no local?
- é fundamental estar próximo a paradas de ônibus ou saídas de metrô?
- faixas de pedestres e semáforos que facilitem o acesso podem ser interessantes?
- entre outros.
5 - Posicionamento na rua
Sabia que farmácias e padarias posicionadas na direção de ida para os bairros ganham vantagens competitivas? Por outro lado, bancos, lotéricas e Correios ganham mais se ficarem na direção do Centro. Isso porque, as primeiras (farmácias e padarias) costumam ser mais visitadas na volta para casa, enquanto a ida aos bancos e lotéricas já é mais frequente no caminho do trabalho.
Percebe como o comportamento de consumo do seu público pode influenciar na decisão de um bom posicionamento? Reflita sobre isso.
Repare também na posição do sol, para evitar preocupações como o reflexo impedindo os clientes de enxergarem a vitrine em determinado período do dia.
Aliás, a visibilidade é outro ponto importante. Antes de decidir-se de vez por um imóvel, observe se não há nada prejudicando a visualização da fachada, como árvores, placas, fiações, etc.
6 - Zoneamento
O Plano Diretor da sua cidade define um zoneamento para as construções? Em muitos lugares, a lei municipal define o que pode ou não ser construído em cada quarteirão da cidade: comércios, residências, área mista, industrial, etc.
Atenção a isso. De nada adianta todos os outros pontos serem perfeitos, se você não conseguir o alvará para funcionamento do seu negócio por conta da legislação.
7 - Paciência e sola de sapato
Encontrar a localização perfeita para sua empresa pode não ser uma tarefa muito fácil. Para isso, certamente será preciso dedicação na busca e muita sola de sapato.
Aliás, especialistas recomendam que, ao encontrar um ponto que pareça ideal, você faça várias visitas ao imóvel: de manhã, à tarde e à noite, durante a semana e aos fins de semana, de carro, de ônibus e também a pé, se for o caso. A questão é conhecer as peculiaridades do ponto, para saber se é realmente adequado aos objetivos do seu negócio.
Também é importante conhecer a região. Qual é a idade, a renda e o potencial de consumo dos frequentadores da região? Tais características são compatíveis com os objetivos da sua empresa?
E é preciso paciência. Não invista em um lugar sem ter certeza de um bom custo-benefício. Procure bem até encontrar o ponto ideal, para não ficar no prejuízo depois. E negocie o que for necessário.
EXTRA: o que é mais importante para o seu negócio?
É essencial ter sempre em mente seus objetivos, estando ciente de que cada empresa tem suas peculiaridades. Portanto, avalie qual o peso de cada um dos pontos citados para o funcionamento do seu negócio.
Por exemplo, para uma cafeteria, a visibilidade pode ser mais importante do que o fato de ter um estacionamento. Já no caso de um curso ou escola, a situação muda e a acessibilidade pode ser mais importante do que a visibilidade.
Reunir conhecimentos sobre a sua empresa, sobre o comportamento do seu público e sobre os imóveis disponíveis é a chave para encontrar a localização ideal.
Resumindo, o que você precisa analisar:
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