Previsões para o futuro: quando e como será sua aposentadoria?

Você já está esperando ansioso pela aposentadoria que se aproxima? Ou nem chegou a pensar sobre o assunto ainda? Independente da sua idade, para garantir uma aposentadoria mais tranquila, é bom ir se planejando. Saiba mais sobre o assunto:

– O que mudou no cálculo da aposentadoria do INSS?

Até pouco tempo, a aposentadoria era calculada com a exigência de 30 anos de contribuição para mulheres e 35, para homens, além de uma idade mínima de 60 anos para mulheres e 65, para homens. Quem pedisse a aposentadoria antes disso, tinha o valor do benefício reduzido pelo fator previdenciário.

Em junho de 2015, as regras mudaram. A nova fórmula, conhecida como 85/95, baseia-se na soma do tempo de contribuição com a idade. Assim, uma mulher de 55 anos, por exemplo, poderá se aposentar caso tenha contribuído por 30 anos com a Previdência (55+30=85). E um homem de 60 anos também, caso tenha contribuído por 35 anos (60+35=95).

Porém, o novo modelo progressivo para o cálculo da aposentadoria leva em conta também a expectativa de vida do brasileiro. Portanto, essa fórmula 85/95 será elevada em um ponto a cada um ou dois anos:

– em 2017 e 2018 subirá para 86/96;

– em 2019 subirá para 87/97;

– em 2020, para 88/98;

– em 2021, para 89/99;

– até fixar-se, em 2022, em 99/100 (ex.: mulher de 58 anos precisará ter 32 de contribuição para se aposentar e homem de 62 anos, 38 de contribuição).

Ou seja, quanto mais tempo viver, em média, o brasileiro, mais tempo terá que trabalhar para garantir toda a aposentadoria.

– Como saber em quanto tempo você vai se aposentar?

É possível fazer os cálculos manualmente, levando em conta o modelo progressivo da tabela da previdência. Mas para facilitar, você pode fazer uma simulação online aqui. Agora, atenção: outros fatores podem influenciar no cálculo da aposentadoria, então, se quiser saber precisamente a sua situação, consulte a Previdência Social.

Tendo conhecimento de quanto tempo falta para você se aposentar, é hora de você começar a se planejar para fazer algumas reservas que garantam sua tranquilidade quando chegar lá. Não importa se ainda falta muito tempo para isso. Aliás, quanto mais tempo você tiver para investir no seu futuro, melhor, pois assim poderá contar com juros compostos e ter rendimentos superiores ao seu investimento.

– Sabia que só 1% dos beneficiários da Previdência Social recebe o valor máximo?

Você mantém uma boa poupança para fatalidades e casos de emergência? Ou confia apenas em suas contribuições para a Previdência Social? Sabia que, até hoje, a maioria dos beneficiários do INSS recebe apenas um salário mínimo por mês (enquanto apenas 1% dos beneficiários recebe o valor máximo)? Planejar-se ainda é a melhor forma de garantir mais segurança e tranquilidade no futuro.

– Já pensou em fazer um plano exclusivo de Previdência Privada?

Quem ainda não faz parte de um fundo de pensão ou não se preocupou em formar nenhuma poupança para o futuro e não quer depender apenas do INSS, deve tomar medidas de prevenção o mais rápido possível, leia-se poupar, planejar-se financeiramente. Para isso, a Previdência Privada é uma excelente opção, com objetivo de complementação da renda futura.

Há alternativas de planos abertos (PGBL e VGBL, sendo o primeiro dedutível em até 12% do IR e o segundo não dedutível) e planos fechados (exclusivos de algumas classes e associações específicas e que, normalmente, não visam lucro, podendo oferecer taxas mais competitivas). É o caso do Sicoob Previ – plano que possibilita a dedução do IR de até 100% do valor investido, limitado a 12% da renda bruta tributável; exclusivamente oferecido aos associados do maior sistema cooperativo de crédito do país, o Sicoob.

Já conhece o Sicoob?

– Sabia que você pode aproveitar para assegurar sua família?

Em alguns planos de Previdência Privada – como no caso do mencionado Sicoob Previ – são oferecidos benefícios adicionais, como coberturas por morte ou invalidez, permitindo assegurar toda a família contra possíveis imprevistos desde a contratação do plano. Vale a pena considerar essa opção.

Sicoob

View Comments

Recent Posts

O cooperativismo e seu poder de transformação social

Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…

2 semanas ago

Drex: O que é, como funciona e quais as diferenças em relação ao PIX

Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…

2 semanas ago

Como vai ser o seu futuro financeiro?

Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…

1 mês ago

Como investir em dólar?

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…

1 mês ago

Dia das Crianças com brincadeiras e jogos cooperativos

No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…

1 mês ago

O que é desemprego estrutural e como ele afeta você?

O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…

2 meses ago