Muitas vezes, uma economia aqui e um resultado maior ali podem fazer toda a diferença no final do mês.
Veja, por exemplo, as vantagens que você tem em se associar a uma cooperativa financeira:
1 – Serviços financeiros com taxas muito menores.
As cooperativas financeiras (ou cooperativas de crédito) oferecem praticamente os mesmos serviços que os bancos – conta corrente, cartões de crédito e débito, poupanças e outras aplicações, linhas de crédito, etc.
Mas cooperativas são instituições sem fins lucrativos, portanto – baseadas apenas em seus custos e necessidades de reinvestimento – cobram taxas que chegam a ser até 20% menores que as dos bancos. Vale a pena conferir.
2 – Você é dono. Você opina.
Numa cooperativa financeira, você não é apenas um cliente. É um dos donos. Pode votar e ser votado. Você participa de todas as decisões, da política operacional à precificação. A gestão é democrática e transparente.
3 – Você recebe uma parte dos resultados.
Mesmo com taxas menores e produtos e serviços mais baratos, ao final do ano, as sobras (resultados financeiros da cooperativa) são distribuídas aos associados, conforme suas respectivas participações na utilização dos produtos e serviços da cooperativa.
4 – Remuneração maior.
Como a estrutura de custos de uma cooperativa costuma ser mais enxuta, a aplicação de recursos sob a modalidade de dispositivos a prazo pode gerar uma remuneração maior do que a oferecida pelos bancos locais.
5 – Crédito sob medida.
Além de oferecer acesso a financiamentos de investimentos fixos (Finame, BNDES Automático) e aos recursos subsidiários do crédito rural (PRONAF, Funcafé, etc), as cooperativas financeiras também disponibilizam linhas de crédito adequadas às condições de seus associados (valor, carência, amortização, etc). E ainda é possível fazer a antecipação de recebíveis (cheques pré-datados do comércio, duplicatas e notas promissórias); muito útil para empresários e empreendedores.
6 – Sua comunidade também sai ganhando.
As cooperativas retêm os recursos financeiros na sua área de atuação (cidade, comunidade). Assim, favorecem a democratização do crédito e a desconcentração de renda, promovendo uma verdadeira irrigação da economia local e beneficiando a comunidade. Por ser um modelo de negócios que muda o mundo, o cooperativismo foi até homenageado pela ONU em 2012.
Ainda tem dúvidas sobre como funciona uma cooperativa financeira? Saiba mais aqui.
Quer entender melhor as diferenças entre bancos e cooperativas financeiras? Clique aqui.
Conheça também o Sicoob: Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil.
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…
View Comments
Boa tarde, para quem quer investir, qual o retorno em LCI ou LCA? Obrigado.
Oi Humberto, tudo bem? No Sicoob trabalhamos apenas com LCA. A rentabilidade da LCA pode ser definida por taxa de juro pré ou pós-fixada. No caso da LCA prefixada, o investidor sabe qual será a remuneração no momento da compra do título. Já quando adquire uma LCA pós-fixada, a rentabilidade geralmente é baseada em um percentual do CDI, quem por sua vez, oscila sempre muito próximo da Selic (Taxa Básica de Juros). A vatangem desse investimento é que ele é isento de IR. Para ter uma noção de simulação, indicamos esse simulador: http://mepoupenaweb.uol.com.br/simulador-lci-e-lca-pos-fixadas/
Abraço!
Devi Ser muito melhor mesmo quero entrar
Oi Maria! Estamos te esperando :)