Se preferir, ouça a matéria clicando no player:
O que fazer para ter uma vida financeira saudável? É possível ter um relacionamento positivo com o dinheiro? Como contribuir com o desenvolvimento da comunidade? Existe alguma maneira de equilibrar tudo isso? Neste artigo, nós vamos explicar porquê escolher o cooperativismo financeiro pode ser a melhor resposta para todas essas perguntas.
Muita gente ainda não sabe o que é o cooperativismo. De acordo com a Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB), apenas 4 de cada 10 brasileiros conhecem o movimento. Mas o cooperativismo tem explicação. Veja só:
Foco nas pessoas
“O cooperativismo possui um significado muito simples: a união de pessoas em prol de um bem comum”. É assim que o blog “Mais que uma escolha” define o movimento.
De fato, o cooperativismo surge da ideia de reunir esforços para alcançar melhores resultados e benefícios para todos. A união de pessoas é, portanto, a base desse movimento.
E isso pode ocorrer nas mais diversas situações e setores. Pode ser no meio agropecuário, na saúde, nos transportes, no consumo, na infraestrutura, na produção de bens e serviços e também no setor financeiro.
O importante é que, em todo caso, o foco está nas pessoas. Prova disso é que as cooperativas não visam ao lucro. O objetivo real dessas instituições (seja qual for sua área de atuação) é alcançar mais benefícios para todos os cooperados e para a comunidade. E essa é só uma das razões para escolher o cooperativismo.
Ser dono em vez de cliente
Há quem diga que o cliente sempre tem razão. Mas na prática nem sempre é assim. No mercado, quem realmente costuma ter voz ativa e poder de decisão são os donos.
A questão é que, nas cooperativas, todos os cooperados são donos da instituição, já que o primeiro passo para operar com uma cooperativa é associar-se.
Além disso, nas cooperativas, a gestão é democrática. Cada associado tem direito a um voto, independentemente da sua situação financeira. Por isso, escolher o cooperativismo é conquistar mais voz ativa e poder de decisão; é participar de algo que realmente é seu.
Participação nos resultados
Sendo um dos donos da cooperativa, além de participar das decisões da instituição, você também participa dos resultados.
Como comentamos, o cooperativismo não tem fins lucrativos. Mas se a cooperativa é bem cuidada por todos os cooperados, é bem comum que haja resultados financeiros positivos, o que, no cooperativismo, é chamado de “sobras”.
E essas sobras voltam para você. Ou seja, são repartidas entre todos os cooperados conforme sua participação na instituição.
Para entender melhor como isso funciona e que diferença isso pode fazer na sua vida financeira, é válido observar um caso real, como o do Sicoob Credija.
Em 2021, essa cooperativa financeira catarinense obteve um resultado de R$ 36,6 milhões em sobras. Desse total, uma parte foi utilizada para fundos e reserva legal e mais de R$ 12 milhões foram repassados aos associados.
Nesse caso, estamos falando de apenas uma cooperativa singular. Ainda assim, é bom saber que o Sicoob Credija integra o Sicoob SC/RS que é apenas uma das 16 cooperativas centrais do Sicoob – uma instituição financeira cooperativa presente em todos os estados do Brasil.
Dá para perceber como essa união de forças funciona? Além disso, fica claro que escolher o cooperativismo é também uma forma de ganhar mais.
Para fazer a diferença
Outra boa razão para escolher o cooperativismo é que esse modelo socioeconômico alternativo tem, entre os seus princípios, o Interesse pela Comunidade.
Muita gente quer fazer a diferença e ajudar quem mais precisa, mas acaba esbarrando na questão financeira.
Só que, ao fazer parte de uma cooperativa, você já está contribuindo para o desenvolvimento das comunidades, porque essas instituições investem seus recursos nas próprias regiões onde atuam.
Além disso, no cooperativismo, o compromisso com o desenvolvimento socioeconômico das comunidades não fica só no papel.
Para comprovar essa afirmação, confira no vídeo a seguir como a presença de uma cooperativa pode transformar a vida de toda uma cidade:
Uma boa escolha
Se você acompanhou este artigo até aqui, você já deve ter percebido que o cooperativismo tem explicação.
Mas por que escolher o cooperativismo financeiro? Simples. Para juntar forças com outras pessoas que também querem cuidar bem do seu dinheiro. Para ser dono, ser valorizado e pertencer a um movimento que traz mais benefícios para todos. Para ter uma vida financeira saudável, com mais ganhos, mais economia e mais justiça financeira. Para construir juntos um mundo com mais desenvolvimento socioeconômico para todos.
Com a participação do cantor Nando Reis e da atriz e musicista Lucy Alves, o vídeo a seguir explica ainda melhor todas essas vantagens. Assista: