Independentemente do ramo ou setor de atuação, toda empresa precisa de recursos para funcionar. Mas não basta apenas ter dinheiro no caixa. É preciso saber como empregá-lo da melhor forma para atingir os objetivos do negócio. É exatamente por isso que o planejamento financeiro empresarial é tão importante.
Vale esclarecer que, quando falamos no planejamento financeiro de uma empresa, estamos nos referindo a projetar a situação financeira futura de um negócio com base na realidade atual, traçando uma espécie de roteiro.
Assim, além de organizar melhor a área financeira da empresa, fica muito mais fácil tomar decisões estratégicas.
Afinal, é melhor abaixar os preços ou subir a margem de alguns itens? É favorável investir em melhorias? É positivo liquidar o estoque ou seria o caso de variar a oferta? É possível contratar um novo funcionário? Há alguma ação que se possa realizar nos períodos de poucas vendas?
Com um bom planejamento financeiro empresarial em mãos, é possível responder a essas e muitas outras questões.
Além disso, diante da situação econônomica do país e do mundo, este ano, a elaboração de um plano financeiro corporativo bem estruturado ganha uma relevância ainda maior.
Para ajudar você nessa missão, vamos falar a seguir sobre os seguintes pontos:
Acompanhe!
Leia também Sustentabilidade econômica: entenda!
Podemos dizer que o objetivo de elaborar um planejamento financeiro empresarial é definir exatamente:
Para responder a essas perguntas, uma estratégia bastante prática e eficiente é seguir algumas etapas. Veja:
Quantos produtos sua empresa precisa vender para cobrir todas as despesas e começar a dar retorno? A resposta para essa pergunta pode ser descoberta pelo cálculo do Break Even Point, o ponto de equilíbrio do negócio.
De forma simplicada, podemos dizer que o Break Even Point é o momento em que despesas e receitas totais se igualam. Ou seja:
Quantidade vendida x Preço de venda = Despesas fixas + Despesas variáveis
Ter conhecimento sobre esse indicador financeiro pode ser muito útil para analisar a situação atual do negócio e planejar ações mais assertivas.
Para saber exatamente como calculá-lo, confira o artigo Break Even: o ponto de equilíbrio do seu negócio.
Assim como o Break Even Point, o Markup também é um indicador financeiro. Só que, neste caso, trata-se de calcular o preço de venda ideal de um produto.
Sabendo ainda que o cálculo do Markup envolve o conhecimento de outros custos e indicadores (como despesa fixa por unidade, mão de obra direta por unidade, etc.), essa análise torna-se ainda mais interessante para a elaboração do planejamento financeiro corporativo.
Confira o artigo Markup: como calcular o preço de venda e saiba mais.
Utilizada por muitos gestores, a Análise SWOT é uma ferramenta muito útil para avaliar o cenário interno e externo a um empreendimento, dando suporte para a formulação de táticas que otimizem o desempenho da empresa no mercado.
Traduzida ao português, a sigla refere-se a:
Por isso, também é conhecida no Brasil como Análise FOFA.
Repare ainda que, enquanto as forças e fraquezas são características próprias da empresa (ambiente interno), as oportunidades e ameaças estão relacionadas ao ambiente externo (mercado, economia regional, nacional e internacional).
A descrição franca e detalhada desses quatro fatores-chave e a análise de todos os pontos positivos e negativos levantados permite visualizar de forma mais clara todo o panorama, projetar objetivos e traçar estratégias bem fundamentadas.
Ao elaborar e aplicar o planejamento financeiro empresarial, existem alguns erros comuns que é melhor evitar. Veja:
Durante 2021, a taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, foi elevada de 2% para 9,25% ao longo do ano, para tentar conter o avanço da inflação no país. Para 2022, a previsão dos especialistas varia entre 11,5% e 12,25% ao ano.
Contudo, após a divulgação do IPCA de novembro pelo IBGE, as previsões de inflação para 2022 pararam de subir, fixando-se em 5,02% – aproximadamente metade do que foi registrado no ano passado.
Na opinião do economista Murilo Ferreira Viana, para o setor produtivo, alguns pontos preocupantes desse contexto são: o encarecimento das matérias-primas e a forte aceleração dos custos de energia e logísticos.
O especialista ainda alerta para a possibilidade de desaceleração da atividade econômica durante este ano e diz que “uma ampla reforma tributária dificilmente será aprovada em ano eleitoral”.
Na hora de elaborar o seu planejamento financeiro empresarial para 2022, é bom ficar atento a fatores como esses, pensando em alternativas para diferentes cenários.
O mercado financeiro brasileiro está mais agitado do que nunca por causa do novo Crédito…
Você já deve ter percebido que a inteligência artificial está por todos os lados, certo?…
Já parou para pensar que as mudanças climáticas e a economia estão mais conectadas do…
Quando pensamos na Páscoa, é quase automático associá-la aos tradicionais ovos de chocolate. Mas e…
Nós falamos bastante sobre cooperativismo aqui no blog. Mas é importante, para todos nós, nunca…
Em 2025, as cooperativas de todo o mundo ganharão um destaque histórico: a Organização das…