Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:
Você sabe quais são as vantagens do Pix para pequenos negócios (e também para empresas de maior porte)? Sabia que novas funcionalidades têm sido lançadas para beneficiar ainda mais a todos os usuários dessa nova tecnologia?
De acordo com o Banco Central (BC, BCB ou Bacen), mais de 75 milhões de brasileiros já estão utilizando o Pix – o sistema de pagamento instantâneo lançado pela instituição em novembro.
Número de empresas cadastradas ainda é relativamente menor
Contudo, o número de empresas cadastradas ainda é relativamente menor: cerca de 5,5 milhões, segundo o BC. Mas essa situação tem se transformado à medida que os empreendedores descobrem as vantagens do Pix para micro, pequenos, médios e grandes negócios.
Conforme dados de abril, o pagamento de pessoas para empresas através do Pix tem crescido a uma taxa média de 57,5% ao mês.
As atualizações promovidas no sistema – permitindo, por exemplo, o cálculo automático de multas, juros ou até de descontos – também têm sido responsáveis por atrair a atenção dos empresários para a relevância de adotar essa nova forma de cobrança.
Confira, então, as principais vantagens do Pix para pequenos negócios e também para empresas de maior porte:
1 Redução de custos
As transações feitas através do Pix tem um valor significativamente menor do que as operações anteriormente existentes, como o DOC e o TED, e também podem representar uma economia em relação às taxas bancárias cobradas por recebimentos no cartão.
É verdade que cada instituição financeira pode decidir como repassar esse custo do Pix aos seus clientes e/ou cooperados (com monitoramento do BC para evitar cobranças abusivas), mas esse valor já tende a ser menor do que o das demais operações, já que o próprio custo é inferior.
A economia com taxas bancárias é, portanto, uma das grandes vantagens do Pix para pequenos negócios.
Além disso, a empresa não tem custos para cadastrar-se no Pix e começar a utilizar essa tecnologia: basta acessar a sua conta PJ e registrar gratuitamente a sua chave Pix.
Leia também Cooperativas apoiam os pequenos negócios
2 Nova opção para clientes
Sabendo que uma grande proporção de brasileiros já está utilizando o Pix, oferecer aos seus clientes essa alternativa de pagamento pode ser bastante recomendável.
Assim, além de oferecer mais flexibilidade para os seus clientes e parceiros, você ainda demonstra que o seu negócio está atento aos desejos e interesses dos consumidores.
3 Transações imediatas
O Pix funciona 24 horas, sete dias por semana (inclusive nos finais de semana e feriados) e as transações demoram apenas alguns segundos para serem concluídas.
Essa é outra das grandes vantagens do Pix para pequenos negócios, já que o empresário não precisa esperar os prazos de cartões ou boletos; recebe imediatamente o pagamento.
Na hora de pagar fornecedores, isso também pode ajudar a negociar melhores condições.
Sem contar que a agilidade nas transações ainda pode contribuir para um melhor controle do fluxo de caixa.
Leia também Tudo sobre pagamento por aproximação ou contacless
4 Mais segurança
Outra vantagem do Pix para pequenos negócios, decorrente da agilidade das transações, é que se reduzem os riscos de tentativas de fraude no pagamento.
Além disso, com a adesão massiva a essa nova tecnologia, a tendência é que se use cada vez menos o dinheiro vivo e os cartões, diminuindo também o risco de assaltos, roubos e furtos, tanto para lojistas quanto para os consumidores.
5 Pagamento do DAS do Simples
Mensalmente, os microempreendedores individuais (MEI), as micro e pequenas empresas precisam pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).
A novidade é que, desde maio, esses empreendedores já podem realizar esse pagamento via Pix. O DAS retirado online já vem com um QR Code para que o empresário possa fazer a leitura do código (com a câmera do celular) e realizar o pagamento instantâneo da parcela.
Nesse caso, a agilidade do processo ainda pode contribuir para acelerar a regularização fiscal desses negócios, permitindo, por exemplo, a emissão de certidão negativa de débitos em menos tempo.
Leia também Por que o capital de giro cooperativo compensa mais?
6 Novas funcionalidades
Desde que foi lançado, o novo sistema de pagamentos tem passado por atualizações constantes, trazendo novas funcionalidades para facilitar a vida dos usuários.
Outra das novidades lançadas em maio, por exemplo, foi o Pix Cobrança, que permite aos empreendedores gerar faturas com data de vencimento, incluindo a possibilidade de calcular automaticamente multas e juros ou até descontos para pagamentos antecipados (de forma similar ao boleto).
Além disso, até o segundo semestre deste ano já devem estar disponíveis o Pix Saque – que permite fazer retiradas de dinheiro em espécie em estabelecimentos do comércio – e o Pix Troco – que possibilita que o consumidor pague um valor maior pela compra para receber o troco em espécie.
Outra funcionalidade que já está sendo estudada para o próximo ano é o Pix Garantido, que permitirá realizar pagamentos parcelados através do novo sistema.
7 Cooperativas como alternativa
Você sabia que, entre as 750 instituições financeiras já habilitadas para ofertar o Pix, a maioria é composta por cooperativas financeiras?
Aliás, um dos objetivos do BC ao lançar o sistema era justamente o de criar uma nova dinâmica competitiva na oferta de crédito no Brasil, permitindo que cooperativas, fintechs e outros agentes chegassem com mais facilidade ao consumidor final.
Essa maior competitividade também tende a gerar vantagens para pessoas físicas e jurídicas, que têm ainda a oportunidade de conhecer melhor alternativas como o cooperativismo – um modelo socioeconômico cheio de benefícios para seus participantes e para toda a sociedade.
Leia também O Cooperativismo Financeiro é para você!