Vantagens da Cooperação

Quem são os associados a cooperativas financeiras?

Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:

De acordo com o Banco Central e o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), desde 2019, mais de 1 milhão de pessoas aderiram ao cooperativismo financeiro. Com isso, atualmente, já são 12.787.976 brasileiros associados a cooperativas financeiras.

As razões para esse crescimento encontram-se, principalmente, no próprio modelo cooperativista. Afinal, as cooperativas são instituições sem fins lucrativos, controladas pelos próprios associados com base em princípios mais justos e humanos, buscando beneficiar a todos os cooperados e também às comunidades.

Aparentemente similares aos bancos comuns – por disponibilizarem os mesmos tipos de produtos e serviços financeiros –, as cooperativas do ramo financeiro destacam-se por oferecer muito mais vantagens od que os bancos tradicionais. 

Para começar, como não visam ao lucro, essas instituições costumam cobrar taxas e tarifas muito menores. Além disso, os associados podem participar das decisões da cooperativa e também das sobras, caso os resultados sejam positivos. 

Ou seja, quem se associa a uma cooperativa financeira, além de economizar, pode até ganhar mais.

Vale dizer também que as cooperativas têm como princípio a adesão livre e voluntária, sem discriminação de sexo ou gênero, social, racial, política ou religiosa.

Agora, para entender melhor o perfil dos cooperados, e saber quem são, realmente, os associados a cooperativas financeiras, acompanhe:

Associados de todos os gêneros

Lançada em julho de 2020, a plataforma BI.Coop apresenta os números do cooperativismo financeiro de forma transparente, simples e eficiente, com atualização mensal de dados.

De acordo com essa fonte, atualmente, 57,29% dos associados a cooperativas são do sexo masculino, enquanto 42,71% são do sexo feminino.

Em números exatos isso significa que, em todo o Brasil, 7.326.231 homens e 5.461.745 mulheres são associados a cooperativas financeiras.

Mas é bom saber que a participação feminina no cooperativismo não para de crescer, assim como a satisfação das associadas com o cooperativismo. É o que mostra o depoimento de Juliene Cardoso, associada a uma das coop do Sicoob em Goiatuba, Goiás:

“A minha história aqui no Sicoob começou pela minha irmã. A minha irmã abriu uma conta e gostou muito, porque é como um banco, mas sem fins lucrativos e com juros mais baixos. Então, com o passar do tempo eu vi que era muito organizado. Também a gerente eu conheço ela, sei que é uma pessoa muito boa, já bem conhecida na cidade. Ela me convidou para participar aqui e eu vim, abri minha conta e ‘to muito satisfeita, principalmente pela organização, pelos números, pela quantidade de atendentes, que não tem filas… é  muito organizado. Você é atendida rápido, e as taxas de juros são mais baixas. Também tem os aplicativos, que você resolve tudo pelo aplicativo. Tem umas taxas de crédito muito boas também. Eu ‘to muito satisfeita.”

Leia também Cooperativas promovem igualdade e empoderamento

Faixas de idade dos associados a cooperativas

Como era de se esperar quando se trata de produtos financeiros, os cooperados de até 18 anos ainda são minoria nas cooperativas do ramo, correspondendo a 2,83% do total.

Enquanto isso, nas demais faixas de idade, a distribuição é mais equilibrada:

  • 18,10% tem entre 18 e 30 anos
  • 43,90% tem entre 30 e 50 anos
  • 27,50% tem entre 50 e 70 anos
  • 7,67% tem mais de 70 anos

É válido observar também que – devido aos próprios princípios do cooperativismo – há cada vez mais jovens optando por essa alternativa.

A brasiliense Bruna do Espírito Santo, comenta:

“As pessoas estão cansadas de ver os lucros indo sempre para as mãos dos mesmos banqueiros. A cooperativa democratiza o resultado e é isso que nós da geração Y buscamos: igualdade econômica e direitos de participação.”

Onde vivem os associados a cooperativas

Nós já havíamos comentado por aqui que o Sul do Brasil dá exemplo de cooperativismo e o Relatório do Censo de Associados produzido pelo FGCoop em dezembro de 2020 parece confirmar isso.

Segundo o documento, 56,07% dos associados a cooperativas financeiras vivem em um dos três estados da região Sul do país: Rio Grande do Sul, Santa Catarina ou Paraná.

A região Sudeste é a segunda em número de cooperados do ramo financeiro, com 26,44% do total, seguida pela região Centro-Oeste brasileira que abriga 11,58% dos associados.

Enquanto isso, as regiões Norte e Nordeste do Brasil são as que têm menores índices de população cooperada, contando respectivamente com 2,36% e 3,56%.

Nesse sentido, vale comentar que uma das metas do Banco Central – incluída na Agenda BC# – é “fomentar uma maior participação das cooperativas de crédito nas regiões Norte e Nordeste, passando de 13% (2018) para 25% de cobertura (2022)”, uma vez que essa entidade monetária reconhece a importância do cooperativismo para a inclusão financeira, melhoria da distribuição de renda e incentivo ao desenvolvimento das comunidades.

Para o presidente da Confederação Brasileiras das Cooperativas de Crédito (Confebras), Kedson Macedo, “o Nordeste brasileiro é a próxima fronteira do cooperativismo de crédito”

Não é por acaso que o 13º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred) será realizado na capital pernambucana, Recife, de 18 a 21 de agosto deste ano.

Programado inicialmente para ocorrer em 2020, o evento teve que ser adiado duas vezes devido à emergência sanitária provocada pelo coronavírus. Mas a nova data já está confirmada e, para manter a segurança de todos, o 13º Concred acontecerá em formato híbrido (presencial e digital).

Pessoas físicas e jurídicas

De acordo com dados da plataforma BI.Coop, a maioria dos associados a cooperativas financeiras (85,40%) é de pessoas físicas. São 10.920.322 brasileiros em total.

Enquanto isso, as pessoas jurídicas (PJ) representam 14,60% dos cooperados, o que corresponde a 1.867.654 empresas associadas.

Só que, entre dezembro de 2019 e dezembro de 2020, o crescimento do número de cooperados PJ foi levemente superior ao aumento do número de cooperados pessoa física (respectivamente, 14,44% e 8,43%), o que indica um interesse cada vez maior das empresas em aproveitarem as vantagens oferecidas pelas coop financeiras.

Leia também É vantajoso abrir conta PJ em cooperativa?

Há quanto tempo são associados?

Dos milhões de brasileiros associados a cooperativas financeiras:

  • 13,95% é associado a 1 ano ou menos
  • 37,80% tem entre 1 e 5 anos como cooperado
  • 25,94% tem entre 5 e 10 anos
  • 22,31% leva mais de 10 anos cooperando

Já pensou em tornar-se um associado a cooperativa financeira você também? Baixe grátis o e-book O Cooperativismo Financeiro é para você e saiba mais sobre o modelo. 

daniele

Recent Posts

O cooperativismo e seu poder de transformação social

Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…

2 semanas ago

Drex: O que é, como funciona e quais as diferenças em relação ao PIX

Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…

2 semanas ago

Como vai ser o seu futuro financeiro?

Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…

1 mês ago

Como investir em dólar?

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…

1 mês ago

Dia das Crianças com brincadeiras e jogos cooperativos

No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…

1 mês ago

O que é desemprego estrutural e como ele afeta você?

O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…

2 meses ago