Trabalhar e ganhar dinheiro não são conceitos necessariamente correlatos. Há quem diga, inclusive, que quem trabalha não tem tempo para ganhar dinheiro. Mas será mesmo?
Se analisarmos bem, para ganhar dinheiro e fazê-lo render mais, certamente, é necessário o desempenho de diversas atividades, que não se limitam necessariamente a um emprego fixo, mas combinam funções variadas, entre elas: investimentos, estudos, análises, contatos, etc.
Todavia, ter um emprego fixo como fonte de renda não prejudica em nada o desempenho dessas funções. Aliás, com uma boa definição de objetivos e uma boa administração de tempo, o exercício de uma (ou mais) atividade(s) remunerada(s) pode, inclusive, ser parte de uma boa estratégia para complementar seus fundos e alavancar suas finanças.
Vamos entender melhor o assunto:
Ambas as situações têm suas vantagens e suas desvantagens.
Fazer o que você gosta – mesmo que seja uma atividade de baixo rendimento inicial – pode ser a melhor motivação para você dedicar-se com afinco e determinação cada vez maior ao trabalho, de forma que os resultados cresçam progressivamente.
Por outro lado, fazer o que dá dinheiro – mesmo que você não goste muito da atividade – pode ser uma estratégia, por exemplo, para acumular capital, investi-lo e fazê-lo render mais, de forma a conseguir dedicar-se futuramente ao que realmente gosta.
O importante é notar que, seja qual for a sua escolha, sempre haverá algumas atividades mais agradáveis e outras menos. E os resultados, sempre dependerão de seu esforço e dedicação para atingir seus objetivos. Aliás, você já parou pra pensar sobre isso?
Para realmente chegar aonde você quer, você precisa saber aonde quer chegar.
– Você tem objetivos definidos?
– Tem metas financeiras traçadas para alcançar seus objetivos?
– Seu trabalho atual (emprego e/ou demais atividades remuneradas) está alinhado com seus objetivos?
– Você tem perfil de empregado ou de empreendedor?
– Seus talentos estão sendo bem aproveitados?
– Você organiza bem o seu tempo?
– Você mantém um bom controle e planejamento financeiro?
– Sabe quais são as suas prioridades financeiras?
– Quais de seus gastos são essenciais e quais são apenas gastos com estilo de vida?
Aproveite o início do novo ano e faça uma boa reflexão sobre o assunto.
Família, casa, trabalho, corpo, mente, finanças, amigos… certamente, são muitas as questões e atividades que demandam nosso tempo.
E o tempo é, com certeza, um de nossos bens mais valiosos. Portanto, merece que você pense nele com mais carinho e atenção, de forma que você possa aproveitar melhor cada momento, cada hora e cada oportunidade.
Reveja seu cotidiano:
– Em que você gasta mais tempo?
– Você dedica tempo ao planejamento e à realização dos seus objetivos?
– Dedica tempo ao seu controle e planejamento orçamentário?
– Aproveita bem as suas horas livres?
– Considera que ‘mata tempo’ ou perde tempo com alguma atividade ou em algum momento especial?
Repense e tente imaginar uma rotina mais saudável para si mesmo, organizando seu tempo melhor, reservando períodos de lazer e ócio, assim como outros de foco no trabalho e em demais questões.
Uma das formas de ser mais produtivo é exatamente a mencionada acima: organizar seu tempo. Além disso, outras dicas importantes:
– Mantenha sua agenda e seus cronogramas sempre atualizados. Uma boa organização de tarefas e prazos é uma ótima estratégia de produtividade.
– Durante o trabalho, evite distrações com redes sociais, jogos, chats, etc. Por mais que seu trabalho seja flexível (seja você um criativo, um artista ou um freelancer, por exemplo) procure focar em sua atividade por determinados períodos (ex.: 30 a 40 min.), intercalados por intervalos curtos (ex.: 15 min) e após algumas horas de trabalho, faça um intervalo maior.
– Pare de procrastinar e deixar tudo pra depois. Encare suas tarefas com dedicação, motivado pela realização de seus objetivos.
– Aprenda a compartilhar e delegar tarefas quando necessário.
– Busque informações, estude sobre o que desejar, aperfeiçoe-se, pratique. Tudo isso poderá ajudar a desempenhar suas atividades com mais excelência e em tempo menor.
– Considere a possibilidade de tentar uma renda extra em suas horas livres, apostando em um talento ou em um hobby como forma de aumentar seus lucros.
– Inclua atividades físicas em sua rotina. Elas ajudam a manter corpo e mente em equilíbrio, além de influenciar positivamente na sua disposição.
– Beber água é outro ponto importantíssimo para manter a mente e o corpo alertas. Manter o corpo hidratado ajuda a evitar a sensação de fadiga.
Além de fazer o seu tempo e o seu trabalho renderem mais, é preciso cuidar das suas finanças para que elas acompanhem esse crescimento.
Para isso, uma das principais recomendações é criar e manter uma reserva financeira de emergência. Afinal, ninguém está livre de imprevistos. Mas você pode evitar que eles arruínem as suas finanças. Basta reservar algum dinheiro para casos assim.
Quanto dinheiro? Depende do seu padrão de vida e da existência ou não de dependentes. Especialistas recomendam reservar uma quantia que corresponda de duas a seis vezes à sua renda mensal.
Quando você ganha sua renda e apenas gasta-a (independente da forma ou do tempo), ela tende apenas a diminuir, certo? Que tal fazê-la aumentar?
Não precisa ser um empresário de sucesso ou grande investidor para aplicar seu dinheiro. A partir de R$ 100 você já pode investir, por exemplo, no Tesouro Direto. Com apenas R$ 1.000, você já pode fazer um RDC, por exemplo (o valor mínimo pode ser de 100,00). Ou pode, com qualquer quantia mensal, começar a investir em uma Previdência Privada para garantir mais tranquilidade na aposentadoria.
Quer um guia para saber como começar a investir seu dinheiro? Baixe grátis aqui.
Gostou dessas dicas de trabalho e finanças? Comece a controlar melhor também as suas transações financeiras. Conheça o Sicoob – o maior sistema cooperativo de crédito do país.
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…