Você já parou para calcular os custos de manter um escritório próprio? Além do aluguel (e/ou do condomínio, em alguns casos), você ainda terá despesas com energia elétrica, telefone, manutenção, insumos, limpeza, entre outros a depender da sua área de atuação. É aí que o coworking aparece como uma alternativa interessante.
Coworking quer dizer ambiente de trabalho compartilhado. Ou seja, são salas comerciais ou escritórios partilhados por várias empresas, que podem ser, inclusive, de diferentes ramos de atuação.
A prática já é bem comum em vários países. E tem feito cada vez mais sucesso no Brasil, principalmente, entre startups e pequenas empresas. Afinal, o coworking possui diversos benefícios. Veja só:
– Redução de custos
Essa é uma das principais vantagens de optar pelo coworking. Afinal, a ideia é que todas as empresas que compartilham o ambiente possam dividir os gastos comuns do escritório.
Podem ser partilhadas tanto as contas de água e luz, por exemplo, como também as despesas com limpeza, segurança, etc.
Para quem está começando, está com orçamento apertado ou quer economizar de forma sustentável, apostar no coworking pode ser uma ótima ideia.
– Serviços de qualidade
Como no caso do coworking, os custos comuns são compartilhados, é possível negociar bons serviços que atendam às necessidades de todos: sejam serviços de faxineira, secretária, segurança, técnico de informática ou até uma boa rede Wi-Fi compartilhada por todos.
Além do mais, sem precisar focar nessas atividades de suporte (com contratações, horários, pagamentos, etc.), você pode concentrar-se em sua atividade principal com mais atenção.
– Networking e captação de clientes
Quando você compartilha o ambiente de trabalho com outros profissionais e empresas, seus clientes potenciais podem estar nas mesas ao lado. Ou, quem sabe, sejam eventuais parceiros do seu negócio.
A questão é que o coworking, certamente, amplia sua rede de contatos – o famoso networking – e com isso, aumentam também as possibilidades de fazer novos negócios.
– Compartilhar é mais sustentável
Além desses benefícios diretos do coworking, a própria ideia de compartilhar é significativa. Compartilhar produtos, espaços e serviços não é apenas uma nova tendência em todo o mundo, é uma forma mais sustentável de aproveitamento dos recursos.
A Economia Compartilhada ganha cada vez mais espaço em todos os setores. Compartilhar é o novo possuir. Alguns exemplos disso são os novos serviços de compartilhamento de carro, as plataformas de financiamento coletivo, os sites de trocas e venda de usados, etc.
Saiba mais sobre a Economia Compartilhada.
Compartilhar um espaço de trabalho, apostando no coworking pode ser uma maneira criativa, econômica e vantajosa de fazer bons negócios.
Compartilhando e cooperando, a gente cresce. Aliás, não deixe de conhecer o maior Sistema Cooperativo Financeiro do país, o Sicoob.