Economizar água e energia, separar o lixo e diminuir o uso de automóveis são algumas atitudes que, reconhecidamente, ajudam a reduzir os impactos que causamos ao meio ambiente.
Porém, você já parou para pensar no impacto ambiental de comer um pedaço de carne? Ou nos prejuízos de usar uma roupa jeans? Já imaginou a poluição causada pelo transporte dos produtos que você consome?
De acordo com uma pesquisa recente da escritora holandesa Babette Porcelijn, “o maior impacto ambiental não é causado exatamente pelos carros que dirigimos ou pelo ar-condicionado das casas e, sim, pelos produtos que consumimos - livros, eletrônicos, roupas, alimentos”.
O estudo demonstra que apenas 29% do impacto ambiental que causamos é visível, enquanto 71% dos distúrbios que provocamos ao meio ficam ocultos para nós, incluindo o uso da terra e o desmatamento, o uso de tóxicos e pesticidas e as emissões de substâncias nocivas.
Entenda melhor esse impacto ambiental que pode estar oculto em pequenas atitudes e confira dicas para reduzi-lo:
O consumo de água na produção dos alimentos
Segundo o levantamento feito por Porcelijn, de toda a água disponível para consumo no mundo:
- 86% é usada na produção de alimentos;
- 13% é usada na fabricação de produtos;
- e apenas 1% é consumida diretamente pela população.
Confira a quantidade de água que é consumida na produção de alguns tipos de alimentos:
DICAS PARA COLABORAR COM O MEIO AMBIENTE:
- Tente reduzir o consumo de carne, principalmente bovina. Afinal, além do excessivo gasto de água na produção da carne, a criação de gado também causa impactos como o desmatamento e a poluição.
- Tente evitar desperdícios de consumo. Aprenda a armazenar e conservar melhor os alimentos. Aproveite integralmente tudo que puder e reaproveite o que tiver.
Confira aqui 30 truques para conservar, reaquecer, aproveitar melhor o que você come e economizar.
O transporte de produtos e a poluição
Eletrônicos, roupas, móveis e até alimentos são alguns dos artigos que consumimos que podem percorrer milhares de quilômetros ao longo do seu processo de produção, considerando desde as matérias-primas até o produto final. Já imaginou a poluição causada pelo transporte de tudo isso?
Segundo Porcelijn, o enxofre emitido pelos 16 maiores navios de carga do mundo – que transportam produtos – é equivalente à emissão de todos os carros do planeta juntos.
DICAS PARA COLABORAR COM O MEIO AMBIENTE:
- Faça um calendário com as frutas e verduras da estação e prefira consumir essas variedades.
- Valorize os produtos locais e nacionais. Compre de pequenos produtores mais próximos. Prefira sacolões e feiras a grandes redes de supermercados. Evite os importados. E sempre que possível, confira a procedência do que consome.
O impacto ambiental dos produtos jeans
DICAS PARA COLABORAR COM O MEIO AMBIENTE:
- Repense a compra de novos produtos jeans. Se for o caso, prefira adquirir peças seminovas em brechós ou bazares.
- Se tem uma roupa jeans que não usa mais, não jogue no lixo. Doe ou reaproveite-a para criar outras peças.
As viagens e a poluição
Viajar é uma delícia. Mas, dependendo do meio de transporte, o impacto ambiental de uma viagem pode ser maior ou menor.
Você já parou para pensar quantas árvores seria necessário plantar para compensar as emissões de CO2 de uma viagem de 6,5 horas, por exemplo? Confira:
DICAS PARA COLABORAR COM O MEIO AMBIENTE:
- Considere reduzir o uso do automóvel em seu dia a dia. Sempre que possível, vá de bicicleta ou a pé. Ou então, cogite transportes públicos e caronas como alternativas.
- Pense em formas alternativas de viagem (bicicleta, carona, grupos) e em viagens de curta distância. O Brasil tem muito a ser explorado por turistas de todos os gostos.
O impacto ambiental dos computadores
Um laptop ou um computador de mesa pessoal, geralmente, incluem metais como: alumínio, antimônio, arsênico, bário, berílio, cádmio, chumbo, cobalto, cobre, cromo, ferro, gálio, manganês, mercúrio, ouro, paládio, platina, prata, selênio e zinco.
Além da mineração de alguns desses metais serem motivos de guerras civis e trabalho escravo em alguns países do mundo, pelo menos oito deles são considerados perigosos pela Lei de Conservação e Recuperação de Recursos (RCRA) norte-americana.
Além disso, um computador de mesa médio de 24 kg requer, pelo menos, dez vezes o seu peso em combustíveis fósseis e produtos químicos envolvidos em sua produção.
O transporte, a embalagem e o uso dos computadores e laptops também contribuem para o aquecimento global. Sem contar que o descarte incorreto de microcomputadores impede o reaproveitamento de matérias-primas secundárias e ainda pode contaminar o meio com toxinas e substâncias cancerígenas.
Smartphones e outros eletrônicos podem ter impactos ambientais similares.
DICAS PARA COLABORAR COM O MEIO AMBIENTE:
- Cuide bem dos seus equipamentos eletrônicos para prolongar o uso.
- Considere reparar equipamentos danificados e, se for o caso, comprar eletrônicos seminovos.
- Descarte de forma correta os eletrônicos, preferencialmente, encaminhando-os para reciclagem em instituições específicas.
Conheça o maior sistema cooperativo de crédito do Brasil, o Sicoob.