Descobrir onde comprar material escolar mais barato nem sempre é uma tarefa fácil. Ainda mais com os preços dos materiais escolares sofrendo acréscimos, muitas vezes, acima da inflação, como mostra pesquisa recente do Procon-SP.
O mesmo levantamento também mostra que o preço de um mesmo produto da lista de materiais escolares pode variar até 457,14% de um estabelecimento para o outro. E embora essa pesquisa tenha sido restrita a São Paulo, a realidade das demais cidades e estados do Brasil não é muito diferente.
Mas com algum planejamento e organização, ainda é possível comprar material escolar mais barato. Para facilitar, preparamos um abecedário com 8 dicas imperdíveis para você economizar na compra de materiais escolares. Confira:
Antes de tudo, observe bem a lista de material escolar. Cuidado com as exigências abusivas. Confira se são solicitados itens de uso comum, como produtos de higiene e limpeza, ou itens usados na área administrativa. Se isso acontecer, questione a escola.
Para organizar-se melhor, procure classificar também quais são os livros didáticos e os literários, quais os materiais de papelaria, etc.
Antes de sair às compras, confira quais dos itens da lista você já tem em casa: mochilas, estojos, lápis, cadernos, etc. Repare no que é possível reaproveitar.
Observe também os livros didáticos. Será que outro estudante não poderia reutiliza-los? Em alguns casos, vale fazer um esforço para apagar o que foi usado e tentar revender ou trocar os livros. Envolva as crianças nessa tarefa e, assim, ensine-as a cuidar bem dos livros para que possam sempre reaproveita-los.
Como mostra a mencionada pesquisa do Procon-SP, os preços de materiais escolares podem variar muito de um estabelecimento para outro. Portanto, antes de sair de casa, pesquise bem os valores de tudo o que precisa comprar.
Caso o estabelecimento com menores preços não seja próximo de algum de seus trajetos habituais, considere também o valor do deslocamento (combustível/transporte).
Em sebos, é possível encontrar livros didáticos e literários seminovos por um preço bem mais em conta. Apesar do nome, esse tipo de loja pode oferecer produtos em ótimo estado de conservação. E a pesquisa também pode ser feita pela Internet. O site estantevirtual.com.br, por exemplo, reúne sebos de todo o Brasil e traz descrição detalhada do estado dos exemplares.
No caso dos livros literários, também existe a opção de associar-se a uma biblioteca para alugar os exemplares. E se ter o livro nas mãos não for uma exigência, vale a pena considerar os e-books como opção. Existem até alguns e-books gratuitos. No site dominiopublico.gov.br, por exemplo, é possível ter acesso a obra completa de Machado de Assis, entre outras preciosidades.
Conversando com outros pais, você pode combinar alguns empréstimos, trocas ou até doações.
Além disso, o boca a boca sempre foi uma ótima fonte de informação. Então, outro propósito desse contato pode ser o de descobrir lojas mais em conta e outras promoções que podem ser aproveitadas.
Entrando em contato com outros pais, também é possível combinar compras em grupo de itens comuns para conseguir preços mais vantajosos.
Vocês podem, por exemplo, rachar o frete, caso peçam livros ou outros materiais para entrega. Também podem combinar de ir juntos à papelaria, dividir o combustível e pedir um desconto no valor total das compras e assim por diante.
Ou seja, reunindo-se a outras pessoas com um propósito comum, você pode conseguir mais vantagens. Aliás, esse é o princípio do cooperativismo. E cooperando, a gente pode mais.
Outra prática imprescindível antes de sair às compras é planejar seus gastos. Afinal, a compra de material escolar precisar ser encaixada no seu orçamento. Então, é fundamental que você reveja suas finanças previamente, usando sua pesquisa de preços (item C – Compare preços) para fazer uma previsão de gastos totais e planejar como realizará o pagamento.
Planeje-se. Leve uma lista com você quando for fazer as compras de material escolar. E atenha-se a ela.
Uma dica extra pra quem quiser se planejar com mais praticidade é adotar um aplicativo online de controle financeiro. Um bom exemplo é o Sicoob Minhas Finanças, app gratuito para celular ou tablet, que pode ser baixado por qualquer pessoa e tem funcionalidades que permitem classificar as despesas por categoria, definir limites de gastos e até receber alertas quando estiver próximo ao limite.
Você pode baixar o app Minhas Finanças gratuitamente pela Google Play ou pela App Store em seu smartphone ou tablet.
Se possível, prefira pagar as compras de material escolar à vista. Assim, além de você não criar dívidas nem ficar com obrigações pendentes, ainda fica mais fácil negociar um desconto.
Gostou dessas dicas de economia com o material escolar? Compartilhando informação e cooperando, a gente cresce. Aliás, que tal conhecer o maior Sistema Cooperativo Financeiro do Brasil, o Sicoob?
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…