Aconteceu de 08 a 10 maio, em Brasília, o 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, o CBC 2019. O evento é considerado um dos mais importantes da área, já que serve de ponto de encontro para as instituições cooperativas definirem os rumos do setor e estabelecer, entre outras decisões, a Agenda Institucional do Cooperativismo para o ano.
Além disso, essa 14ª edição do CBC foi ainda mais especial, tendo em vista que em 2019 a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) completa 50 anos. Aliás, a OCB surgiu justamente a partir dos acordos de um dos primeiros Congressos do Cooperativismo, o 4º CBC ocorrido em 1969.
Confira, então, os destaques e as novidades do Congresso Brasileiro do Cooperativismo 2019:
Para pautar as palestras, apresentações e outras atividades do 14º CBC, foram definidos previamente seis temas principais, sendo eles:
Leia também: Conheça os cursos e serviços do Sistema OCB.
Uma das atividades que compôs a programação do 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo foi o workshop Colaboração e Cooperação, focado na ideia de que uma gestão colaborativa pode gerar mais inovações e outros resultados positivos.
Nessa ocasião, o apresentador Mauro Peres, da Open Leaders Organization, comentou: “Estamos vivendo a terceira grande revolução histórica. Primeiro foi a agricultura e a revolução industrial, agora a revolução tecnológica demanda um foco maior das empresas e necessita que elas sintam e ouçam seus clientes.” Para ele, “o momento é decisivo para que as organizações pensem em pessoas, retenham talentos e incentivem os colaboradores.”
O workshop ainda contou com a participação de Pedro Mello, outro especialista da Open, que comentou: “Toda transformação começa pautada na construção de um ambiente seguro e de confiança para os colaboradores.” E completou: “Colaboradores mais motivados e confiantes implementam coisas rápidas, práticas e o índice de cooperação é muito mais eficaz.”
Além das apresentações e debates realizados no CBC 2019, o evento também foi marcado pelo lançamento da 13ª edição da Agenda Institucional do Cooperativismo, um documento que inclui 36 prioridades a serem tratadas com o Congresso Nacional e 17 propostas para o poder Executivo.
A aprovação e sanção do Projeto de Lei nº 8.824/2017, que garante a realização de serviços de telecomunicações por cooperativas, é um dos objetivos inclusos na Agenda do Cooperativismo 2019.
Outros focos do documento são: a aprovação do substitutivo de Projeto de Lei 519/208, regulamentando a operação de seguros por sociedades cooperativas; e o acesso ao crédito e a linhas de financiamento público para cooperativas.
Outra novidade do 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo foi o lançamento de três obras que tratam sobre o momento atual do movimento e sobre oportunidades para o futuro. Boas dicas de leitura!
Você já conhece o maior sistema cooperativo financeiro do Brasil, o Sicoob? Faça parte!
Você já deve ter percebido que a inteligência artificial está por todos os lados, certo?…
Já parou para pensar que as mudanças climáticas e a economia estão mais conectadas do…
Quando pensamos na Páscoa, é quase automático associá-la aos tradicionais ovos de chocolate. Mas e…
Nós falamos bastante sobre cooperativismo aqui no blog. Mas é importante, para todos nós, nunca…
Em 2025, as cooperativas de todo o mundo ganharão um destaque histórico: a Organização das…
O início de um novo ano é sempre um convite para transformações, novos planos e…