Aconteceu de 08 a 10 maio, em Brasília, o 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, o CBC 2019. O evento é considerado um dos mais importantes da área, já que serve de ponto de encontro para as instituições cooperativas definirem os rumos do setor e estabelecer, entre outras decisões, a Agenda Institucional do Cooperativismo para o ano.
Além disso, essa 14ª edição do CBC foi ainda mais especial, tendo em vista que em 2019 a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) completa 50 anos. Aliás, a OCB surgiu justamente a partir dos acordos de um dos primeiros Congressos do Cooperativismo, o 4º CBC ocorrido em 1969.
Confira, então, os destaques e as novidades do Congresso Brasileiro do Cooperativismo 2019:
Para pautar as palestras, apresentações e outras atividades do 14º CBC, foram definidos previamente seis temas principais, sendo eles:
Leia também: Conheça os cursos e serviços do Sistema OCB.
Uma das atividades que compôs a programação do 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo foi o workshop Colaboração e Cooperação, focado na ideia de que uma gestão colaborativa pode gerar mais inovações e outros resultados positivos.
Nessa ocasião, o apresentador Mauro Peres, da Open Leaders Organization, comentou: “Estamos vivendo a terceira grande revolução histórica. Primeiro foi a agricultura e a revolução industrial, agora a revolução tecnológica demanda um foco maior das empresas e necessita que elas sintam e ouçam seus clientes.” Para ele, “o momento é decisivo para que as organizações pensem em pessoas, retenham talentos e incentivem os colaboradores.”
O workshop ainda contou com a participação de Pedro Mello, outro especialista da Open, que comentou: “Toda transformação começa pautada na construção de um ambiente seguro e de confiança para os colaboradores.” E completou: “Colaboradores mais motivados e confiantes implementam coisas rápidas, práticas e o índice de cooperação é muito mais eficaz.”
Além das apresentações e debates realizados no CBC 2019, o evento também foi marcado pelo lançamento da 13ª edição da Agenda Institucional do Cooperativismo, um documento que inclui 36 prioridades a serem tratadas com o Congresso Nacional e 17 propostas para o poder Executivo.
A aprovação e sanção do Projeto de Lei nº 8.824/2017, que garante a realização de serviços de telecomunicações por cooperativas, é um dos objetivos inclusos na Agenda do Cooperativismo 2019.
Outros focos do documento são: a aprovação do substitutivo de Projeto de Lei 519/208, regulamentando a operação de seguros por sociedades cooperativas; e o acesso ao crédito e a linhas de financiamento público para cooperativas.
Outra novidade do 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo foi o lançamento de três obras que tratam sobre o momento atual do movimento e sobre oportunidades para o futuro. Boas dicas de leitura!
Você já conhece o maior sistema cooperativo financeiro do Brasil, o Sicoob? Faça parte!
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…