Aconteceu de 08 a 10 maio, em Brasília, o 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, o CBC 2019. O evento é considerado um dos mais importantes da área, já que serve de ponto de encontro para as instituições cooperativas definirem os rumos do setor e estabelecer, entre outras decisões, a Agenda Institucional do Cooperativismo para o ano.
Além disso, essa 14ª edição do CBC foi ainda mais especial, tendo em vista que em 2019 a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) completa 50 anos. Aliás, a OCB surgiu justamente a partir dos acordos de um dos primeiros Congressos do Cooperativismo, o 4º CBC ocorrido em 1969.
Confira, então, os destaques e as novidades do Congresso Brasileiro do Cooperativismo 2019:
Temas do 14º CBC
Para pautar as palestras, apresentações e outras atividades do 14º CBC, foram definidos previamente seis temas principais, sendo eles:
- Comunicação: Durante o Congresso foram debatidos os métodos de comunicação internos e externos das cooperativas, assim como a influências das novas tecnologias e também estratégias para promover o reconhecimento e dar mais visibilidade ao movimento.
- Governança e Gestão: Houve também vários debates sobre como tornar as cooperativas mais ágeis e competitivas, sem perder de vista seus valores, mas preparando-se para a transformação digital e modernizando a gestão.
- Inovação: Como tornar o cooperativismo um terreno fértil para o surgimento de inovações em larga, média e pequena escala? E como fazer o setor se tornar protagonista no desenvolvimento de novas tecnologias foram as principais questões abordadas sobre o tema.
- Intercooperação: Durante o evento, foram variados os exemplos de intercooperação setorial e intersetorial, demonstrando as oportunidades que se podem explorar quando as cooperativas colocam em prática esse importante princípio cooperativista.
- Mercado: Além de refletir sobre os impactos das mudanças na política econômica brasileira, o evento também tratou de orientar sobre a participação das cooperativas em novos mercados, como o cooperativismo de plataforma, as contratações públicas, a geração distribuída, etc.
- Representação: Nesse âmbito, o debate teve foco na representação do Sistema OCB perante o público interno e externo, discutindo sobre os pleitos da base cooperativista, as legislações relacionadas ao setor e a aproximação entre o cooperativismo e a pauta nacional e estadual.
Leia também: Conheça os cursos e serviços do Sistema OCB.
O CBC e a Gestão Colaborativa
Uma das atividades que compôs a programação do 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo foi o workshop Colaboração e Cooperação, focado na ideia de que uma gestão colaborativa pode gerar mais inovações e outros resultados positivos.
Nessa ocasião, o apresentador Mauro Peres, da Open Leaders Organization, comentou: “Estamos vivendo a terceira grande revolução histórica. Primeiro foi a agricultura e a revolução industrial, agora a revolução tecnológica demanda um foco maior das empresas e necessita que elas sintam e ouçam seus clientes.” Para ele, “o momento é decisivo para que as organizações pensem em pessoas, retenham talentos e incentivem os colaboradores."
O workshop ainda contou com a participação de Pedro Mello, outro especialista da Open, que comentou: “Toda transformação começa pautada na construção de um ambiente seguro e de confiança para os colaboradores.” E completou: “Colaboradores mais motivados e confiantes implementam coisas rápidas, práticas e o índice de cooperação é muito mais eficaz.”
- Leia também: Cooperativismo de Crédito no Brasil em 2019.
O CBC e a Agenda Institucional do Cooperativismo 2019
Além das apresentações e debates realizados no CBC 2019, o evento também foi marcado pelo lançamento da 13ª edição da Agenda Institucional do Cooperativismo, um documento que inclui 36 prioridades a serem tratadas com o Congresso Nacional e 17 propostas para o poder Executivo.
A aprovação e sanção do Projeto de Lei nº 8.824/2017, que garante a realização de serviços de telecomunicações por cooperativas, é um dos objetivos inclusos na Agenda do Cooperativismo 2019.
Outros focos do documento são: a aprovação do substitutivo de Projeto de Lei 519/208, regulamentando a operação de seguros por sociedades cooperativas; e o acesso ao crédito e a linhas de financiamento público para cooperativas.
Livros lançados durante o CBC
Outra novidade do 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo foi o lançamento de três obras que tratam sobre o momento atual do movimento e sobre oportunidades para o futuro. Boas dicas de leitura!
- Cooperativismo Financeiro: virtudes e oportunidades – Ênio Meinen
- A tributação das sociedades cooperativas de crédito – Milton Campos
- José Aroldo Galassini: uma visão compartilhada – Elias Awad
Você já conhece o maior sistema cooperativo financeiro do Brasil, o Sicoob? Faça parte!