Aproveitamos o Dia Internacional da Mulher – 8 de março – para fazer uma homenagem especial. Afinal, toda mulher merece ser respeitada, reconhecida e valorizada. Mais que isso, toda mulher merece fazer sucesso, como mulher, como filha, como mãe, como namorada, como esposa e também, é claro, como profissional.
Então, selecionamos algumas histórias inspiradoras que demonstram como traços tipicamente femininos têm ajudado muitas mulheres a decolar em suas carreiras. Confira:
Uma das características femininas mais extraordinárias e marcantes é a intuição ou o chamado sexto-sentido. E esse é um fator que pode, muitas vezes, fazer uma mulher arriscar mais, por acreditar realmente em algo. A intuição feminina pode funcionar como um propulsor da coragem na hora de realizar um negócio.
Um bom exemplo disso é dado pelas empresárias Zica Assis e Leila Velez, fundadoras e proprietárias do Beleza Natural, primeiro instituto do Brasil especializado em cabelos crespos e ondulados. As empreendedoras contam que, há 25 anos, Zica Assis começou a testar algumas fórmulas em seus próprios cachos. Após descoberto o segredo, a primeira salinha que abriram tinha apenas 30m2 e o novo produto era divulgado de forma insistente, mas ainda incipiente: em ônibus urbanos, atrás do vidro do motorista, em um papel xerocado que era arrancado toda noite pelos supervisores do transporte e recolocado no dia seguinte pelos sócios. As chances de dar errado não eram pequenas, mas Leila Velez comenta: “a gente acreditava muito em um sonho e era tudo que a gente tinha”. A intuição deu certo. Hoje, o Beleza Natural já atende mais de 100 mil clientes por mês.
Mulheres costumam ter facilidade para lidar com assuntos e funções diversas, algumas vezes até simultaneamente. E esse talento feminino pode ser também uma estratégia de sucesso profissional.
Um caso que pode exemplificar bem isso é o de Alcione Albanesi. A empresária conta que começou cedo. Aos 14 anos arranjou um trabalho como modelo e a partir daí já foi se inserindo nos bastidores do corte e costura. Aos 17 anos, Alcione já tinha sua própria confecção com 80 funcionários. Em seguida, a empresária vendeu a confecção e abriu ainda outra loja bem-sucedida no mesmo ramo. Mas uma viagem aos EUA a fez mudar de foco. Tendo visto em uma lâmpada fluorescente barata a oportunidade de um novo negócio, Albanesi não se limitou à sua especialidade até então. Com espírito empreendedor e perfil multifuncional, começou a fazer diversas viagens à China – de onde provinha o produto – e criou um novo negócio, a FLC Lâmpadas, uma das maiores empresas brasileiras do setor atualmente.
Usualmente, mulheres tendem a ser mais detalhistas e minuciosas do que os homens, além de habitualmente serem mais pacientes na lida com pequenos pormenores. Traços que também podem ser bem vantajosos no mundo dos negócios.
Foi o caso de Dona Lina. Em certa viagem a São Paulo, o marido – Seu Duda – acabou comprando muito mais tecido do que precisava para reabastecer a vendinha. Para o casal não ficar no prejuízo, o senso de oportunidade e o talento de Dona Lina com detalhes foram fundamentais. Diante da situação, ela logo pegou uma camisa que tinha na venda, descosturou toda a peça com cautela, entendeu como cada parte era cortada e como era montada. Em seguida, contratou duas costureiras e, naquela mesma tarde, usaram a sobra de tecido para fazer três novas camisas, que foram rapidamente vendidas. Assim, em 1957, nascia a Dudalina, camisaria masculina que é, atualmente, comandada pela filha do casal e já se tornou uma das maiores exportadoras brasileiras do ramo.
Característica atribuída a muitas mulheres, a sensibilidade também pode ser uma habilidade de destaque no âmbito profissional. Afinal, uma sensibilidade mais apurada permite uma compreensão mais profunda de todo o ambiente e de todos os que o compõem, o que pode ser um grande diferencial na hora de liderar uma equipe, por exemplo.
As bioquímicas Janete Vaz e Sandra Costa são provas disso. Quando fundaram o Laboratório Sabin, com apenas três funcionários, começaram buscando credibilidade junto à classe médica e, perceberam, então, o quanto precisavam se capacitar. “Nós não sabíamos fazer gestão, éramos duas farmacêuticas”, comenta Janete. Foi com trabalho duro e sensibilidade que as sócias superaram as dificuldades e fizeram da empresa uma das melhores para se trabalhar no país. Hoje, já são cerca de 2.000 funcionários e, a cada novo colaborador, Janete e Sandra repetem o mesmo lema: “Tire seus sonhos da gaveta”.
“Precisamos nos esforçar para estarmos sempre no topo da nossa própria lista de prioridades”.
Michelle Obama (advogada, escritora e primeira-dama dos EUA).
“Não se atreva a subestimar o poder do seu próprio instinto”.
Barbara Corcoran (empresária)
“Os desafios que tive me ensinaram a ser mais positiva com o futuro. Às vezes as coisas vão mal quando você tem seu próprio negócio, mas é a maneira como você lida com os desafios que importa”.
Lori Greiner (empresária americana)
“Precisamos aceitar que não vamos sempre tomar as decisões corretas. É preciso compreender que o fracasso não é o oposto de sucesso, é parte do sucesso”.
Arianna Huffington (escritora greco-estadunidense e co-fundadora do The Huffington Post)
“Eu aprendi que cada um de nós tem uma vocação pessoal que é tão única como uma impressão digital. E a melhor maneira de ter sucesso é descobrir o que você ama e, em seguida, encontrar uma maneira de oferecê-lo a outras pessoas sob a forma de serviço, trabalhando duro”.
Oprah Winfrey (apresentadora e empresária).
Comece a cuidar melhor do seu dinheiro. Conheça o maior sistema cooperativo de crédito do país, o Sicoob.
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…