Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
Dizem que a beleza está nos olhos de quem vê. Mas antes de tudo, é você quem tem que se ver bonito ou bonita. Cuidar do visual é cuidar de si mesmo. Seu corpo, sua aparência, suas roupas, tudo faz parte de você. E esse cuidado tem tudo a ver com a sua autoestima.
Mas você não precisa gastar “horrores” para cuidar da sua beleza. Mesmo em tempos de orçamento apertado e com o recente aumento de impostos sobre medicamentos e cosméticos, dá para economizar com algumas dicas práticas e simples:
Organizar o seu guarda-roupas é sempre uma oportunidade de reencontrar peças esquecidas lá no fundo ou de inventar novas combinações. Tente arrumá-lo de forma a deixar todas as peças a vista. Use a criatividade: recombine, sobreponha, redescubra.
Na internet há diversos tutoriais ensinando a customizar roupas. Você pode tingi-las, fazer cortes inusitados, aplicar rendas e pedrarias, transformar calças em saias, saias em bolsas, entre diversas outras alternativas. Tutoriais para criar acessórios como colares e pulseiras também são bastante comuns. Aproveite o que já tem e crie novas peças.
Com um pouco de paciência e atenção, é possível encontrar peças exclusivas por preços que são uma pechincha. Busque um próximo da sua casa ou trabalho ou visite os brechós virtuais, como Enjoei, Peguei Bode e Brechó Online.
(Veja 10 coisas que você pode comprar usadas para economizar aqui.)
Em alguns aplicativos para smartphones, é possível postar uma foto de um look e receber gratuitamente dicas exclusivas de stylists. É o caso do Tizkka. Em outros, como no ModaIt, você pode seguir perfis de stylists e acompanhar a postagem de looks bastante inspiradores para a moda do dia a dia.
Cooperar é sempre uma boa atitude, inclusive quando o assunto é moda. Uma boa ideia pode ser promover um bazar entre amigos. O lixo de um pode ser o luxo de outro. E por que não emprestar para uma amiga aquele vestido para uma festa especial, por exemplo?
(Saiba mais vantagens do cooperativismo para você aqui.)
Em farmácias e supermercados, há produtos variados destinados a esse fim. Busque na internet o custo-benefício de cada marca, pesquise bem os preços nas lojas e faça em casa tranquilamente. Não esqueça de ler o rótulo para saber como aplicar, ok?!
Após lavar bem o rosto, coloque-o numa bacia de água gelada, para fechar os poros. Outra opção é passar uma bolsa de água gelada no rosto. É recomendado, principalmente, antes de aplicar a maquiagem.
Quando a base estiver no fim, coloque um pouquinho de hidratante (1/3 da quantia de base restante) e misture, para aproveitar bem até o fim.
Não precisa jogar fora. Tem conserto: basta abrir com cuidado, envolver a superfície quebrada com plástico-filme e usar a haste de um pincel para compactar o pó novamente (dando pequenas batidinhas sobre o plástico com a haste). Depois, tire o plástico-filme e pingue algumas gotas de álcool sobre o pó e feche-o por alguns minutos.
Quando o rímel estiver acabando, coloque algumas gotas de água quente ou óleo de bebe no tubo para aproveitá-lo totalmente.
Após apontá-lo, deixe-o na geladeira para que se firme e não quebre fácil. A tática também vale para dias quentes e úmidos.
Use lápis comum, escolar, de grafite para pentear e ressaltar as sobrancelhas.
O gloss também pode ser usado como iluminador no canto dos olhos ou nas bochechas. Já o batom, pode ser usado nas maçãs do rosto como substituto do blush.
Também não precisa jogar fora. Basta esquentar as bordas (com um isqueiro ou na boca do fogão) e colar de novo. Para firmar, coloque na geladeira por alguns minutos. E quando estiver acabando, use pincel para aproveitá-lo até o fim.
Sem demaquilante? Use shampoo de bebe ou hidratante para substituir.
Escolha um creme de sua preferência, pesquise preços, compre também uma touca (pode ser comum ou térmica) e faça a hidratação dos seus cabelos em casa.
Com um pouco de treino, todo mundo consegue. Se necessário, veja alguns tutoriais na internet ensinando truques para fazer você mesma.
Não se dá bem com a gilete? Tente outras opções. No mercado existem desde aparelhos que arrancam o pelo pela raiz até cremes indolores (ótimos para o buço, por exemplo). Mesmo que você não consiga depilar em casa todas as partes que deseja, pode economizar em algumas.
Com um pouco de disciplina, dá para trocar a academia por exercícios gratuitos ao ar livre ou em casa, como caminhadas, corridas, pedaladas, patins, subidas e decidas de escada e até ginásticas com objetos simples (apoio na mesa, pesinhos, etc.).
Para manter o corpo, o cabelo, a pele e as unhas bonitos e saudáveis, a alimentação tem papel fundamental. Em vez de gastar com peelings, drenagens e outros artifícios, o ideal é repensar, antes de tudo o cardápio. Uma alimentação equilibrada, rica em frutas e verduras e uma boa hidratação garantem mais saúde e mais beleza.
Gostou dessas dicas de economia? Descubra como cuidar melhor do seu dinheiro com o Sicoob – o maior sistema cooperativo de crédito do Brasil.
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…