No mundo corporativo, atuar de maneira mais sustentável já deixou de ser só uma tendência para transformar-se em uma exigência do mercado e da sociedade. Em prol desse tipo de atuação, rever alguns processos dentro da própria empresa pode ser o primeiro passo. Mas como levar essa ideia para além das portas da empresa? Como promover a sustentabilidade ambiental e social na(s) comunidade(s) em que a empresa atua? O projeto MaxiAmigo é um bom exemplo de como isso pode ser feito. Veja só:
O projeto MaxiAmigo consiste basicamente na arrecadação de lacres de alumínio e tampas plásticas para revender esse material a companhias de reciclagem e utilizar os recursos obtidos para ajudar entidades filantrópicas, hospitais e pessoas necessitadas.
Desenvolvido desde 2018 pelo Sicoob MaxiCrédito – cooperativa que integra a Central SC/RS do Sicoob, uma instituição financeira presente em todos os estados brasileiros – o projeto MaxiAmigo é uma das formas da cooperativa colocar em prática o 7º princípio do cooperativismo, o Interesse pela Comunidade, promovendo a sustentabilidade ambiental e social.
A coordenadora de projetos sociais do Sicoob MaxiCrédito, Taiana Haelsner, explica ainda que o projeto é realizado durante todo o ano e que cada agência tem a autonomia para escolher a entidade local que se beneficia com a doação.
Em alguns casos é feito o repasse dos itens para que a entidade providencie a venda e fique com o lucro da comercialização. E há ainda parcerias com entidades ou hospitais que desenvolvem projetos para reverter as doações em objetos de maior valor, como cadeiras de rodas, muletas e próteses.
Alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o projeto MaxiAmigo tem entre os seus objetivos o de contribuir com a saúde e o bem-estar das comunidades (ODS nº 3) onde o Sicoob MaxiCrédito atua.
Nesse sentido, é válido comentar alguns dos resultados já alcançados pelo projeto. No ano passado, por exemplo, após doar 63 kg de lacres de alumínio para a Unimed Chapecó, o Sicoob MaxiCrédito recebeu como retribuição uma cadeira de rodas que foi doada, em maio, para a Casa de Repouso Imaculada Conceição, de Imbituba, SC.
Já em setembro, a instituição doou 115 kg de tampas plásticas para a ONG Ecopet – Ecologia e Bem-Estar Animal, da Grande Florianópolis, que trabalha revendendo esse tipo de material para angariar fundos e garantir a castração de animais de rua ou que pertençam a famílias de baixa renda, o que contribui para a saúde dos bichinhos e para o bem-estar de todos.
A Fundação Fritz Müller, de Blumenau, é outra das entidades parceiras do projeto MaxiAmigo. Em setembro de 2020, por exemplo, o Sicoob MaxiCrédito doou mais de 123 kg de lacres de alumínio para a instituição e para a Unimed Chapecó.
Agora, para entender melhor como esse projeto soma sustentabilidade ambiental e social, confira o tópico a seguir.
Leia também: Conheça as Cooperativas de Energia Solar
Além de contribuir com a saúde e o bem-estar das comunidades onde o Sicoob MaxiCrédito atua, o projeto MaxiAmigo também incentiva o consumo e produção responsáveis (ODS nº 12), promovendo cidades e comunidades mais sustentáveis (ODS nº 11).
Como? Por meio do incentivo à reciclagem. Afinal, ao arrecadar lacres de alumínio e tampas plásticas, encaminhando-os para reciclagem, o projeto contribui para a destinação correta desses tipos de resíduos, evitando a contaminação do meio ambiente.
Para ter melhor noção, é bom saber que, entre 2018 e 2021, só em lacres de alumínio, o projeto coletou, em total, 914,5 kg. Apenas durante o ano passado foram arrecadados 275 kg de lacres de alumínio e 176 kg de tampas plásticas, posteriormente doados para instituições de 10 cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Vale lembrar ainda que a sustentabilidade ambiental e social estão intimamente relacionadas, já que o meio ambiente é o espaço que todos habitamos e, ao cuidá-lo, estamos promovendo também o bem-estar de toda a sociedade.
Leia também: Conheça as Cooperativas de Energia Solar
Agora que já vimos como o projeto MaxiAmigo é capaz de unir sustentabilidade ambiental e social, é importante destacar também uma outra característica fundamental dessa iniciativa: a cooperação.
Afinal, além de ser promovido por uma cooperativa, esse projeto só é viável porque conta com a colaboração dos trabalhadores do Sicoob MaxiCrédito e de todos os seus associados, que depositam os lacres e tampas nos postos de coleta disponibilizados pela instituição.
A especialista em projetos sociais do Sicoob MaxiCrédito, Elizabete Vivian Borba, comenta: “Primeiro, a gente tem que agradecer a todos que têm cooperado com essa campanha. Mas também queremos fazer um apelo à sociedade: que intensifiquem as doações, que chamem os vizinhos, amigos, colegas de trabalho, para também contribuírem. Para quem doa, não custa nada. Mas para quem recebe, é de extrema relevância”.
Leia também: Conheça as Cooperativas de Energia Solar
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…