Se preferir, ouça a matéria clicando no player:
No mundo corporativo, atuar de maneira mais sustentável já deixou de ser só uma tendência para transformar-se em uma exigência do mercado e da sociedade. Em prol desse tipo de atuação, rever alguns processos dentro da própria empresa pode ser o primeiro passo. Mas como levar essa ideia para além das portas da empresa? Como promover a sustentabilidade ambiental e social na(s) comunidade(s) em que a empresa atua? O projeto MaxiAmigo é um bom exemplo de como isso pode ser feito. Veja só:
Como funciona o projeto
O projeto MaxiAmigo consiste basicamente na arrecadação de lacres de alumínio e tampas plásticas para revender esse material a companhias de reciclagem e utilizar os recursos obtidos para ajudar entidades filantrópicas, hospitais e pessoas necessitadas.
Desenvolvido desde 2018 pelo Sicoob MaxiCrédito – cooperativa que integra a Central SC/RS do Sicoob, uma instituição financeira presente em todos os estados brasileiros – o projeto MaxiAmigo é uma das formas da cooperativa colocar em prática o 7º princípio do cooperativismo, o Interesse pela Comunidade, promovendo a sustentabilidade ambiental e social.
A coordenadora de projetos sociais do Sicoob MaxiCrédito, Taiana Haelsner, explica ainda que o projeto é realizado durante todo o ano e que cada agência tem a autonomia para escolher a entidade local que se beneficia com a doação.
Em alguns casos é feito o repasse dos itens para que a entidade providencie a venda e fique com o lucro da comercialização. E há ainda parcerias com entidades ou hospitais que desenvolvem projetos para reverter as doações em objetos de maior valor, como cadeiras de rodas, muletas e próteses.
Sustentabilidade social
Alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o projeto MaxiAmigo tem entre os seus objetivos o de contribuir com a saúde e o bem-estar das comunidades (ODS nº 3) onde o Sicoob MaxiCrédito atua.
Nesse sentido, é válido comentar alguns dos resultados já alcançados pelo projeto. No ano passado, por exemplo, após doar 63 kg de lacres de alumínio para a Unimed Chapecó, o Sicoob MaxiCrédito recebeu como retribuição uma cadeira de rodas que foi doada, em maio, para a Casa de Repouso Imaculada Conceição, de Imbituba, SC.
Já em setembro, a instituição doou 115 kg de tampas plásticas para a ONG Ecopet - Ecologia e Bem-Estar Animal, da Grande Florianópolis, que trabalha revendendo esse tipo de material para angariar fundos e garantir a castração de animais de rua ou que pertençam a famílias de baixa renda, o que contribui para a saúde dos bichinhos e para o bem-estar de todos.
A Fundação Fritz Müller, de Blumenau, é outra das entidades parceiras do projeto MaxiAmigo. Em setembro de 2020, por exemplo, o Sicoob MaxiCrédito doou mais de 123 kg de lacres de alumínio para a instituição e para a Unimed Chapecó.
Agora, para entender melhor como esse projeto soma sustentabilidade ambiental e social, confira o tópico a seguir.
Sustentabilidade Ambiental
Além de contribuir com a saúde e o bem-estar das comunidades onde o Sicoob MaxiCrédito atua, o projeto MaxiAmigo também incentiva o consumo e produção responsáveis (ODS nº 12), promovendo cidades e comunidades mais sustentáveis (ODS nº 11).
Como? Por meio do incentivo à reciclagem. Afinal, ao arrecadar lacres de alumínio e tampas plásticas, encaminhando-os para reciclagem, o projeto contribui para a destinação correta desses tipos de resíduos, evitando a contaminação do meio ambiente.
Para ter melhor noção, é bom saber que, entre 2018 e 2021, só em lacres de alumínio, o projeto coletou, em total, 914,5 kg. Apenas durante o ano passado foram arrecadados 275 kg de lacres de alumínio e 176 kg de tampas plásticas, posteriormente doados para instituições de 10 cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Vale lembrar ainda que a sustentabilidade ambiental e social estão intimamente relacionadas, já que o meio ambiente é o espaço que todos habitamos e, ao cuidá-lo, estamos promovendo também o bem-estar de toda a sociedade.
Cooperação
Agora que já vimos como o projeto MaxiAmigo é capaz de unir sustentabilidade ambiental e social, é importante destacar também uma outra característica fundamental dessa iniciativa: a cooperação.
Afinal, além de ser promovido por uma cooperativa, esse projeto só é viável porque conta com a colaboração dos trabalhadores do Sicoob MaxiCrédito e de todos os seus associados, que depositam os lacres e tampas nos postos de coleta disponibilizados pela instituição.
A especialista em projetos sociais do Sicoob MaxiCrédito, Elizabete Vivian Borba, comenta: "Primeiro, a gente tem que agradecer a todos que têm cooperado com essa campanha. Mas também queremos fazer um apelo à sociedade: que intensifiquem as doações, que chamem os vizinhos, amigos, colegas de trabalho, para também contribuírem. Para quem doa, não custa nada. Mas para quem recebe, é de extrema relevância".