Pesquisa divulgada no final de 2018 pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revelou que 46% dos pequenos negócios já utilizam máquina de cartão para receber pagamentos, um crescimento de 19% em relação ao ano de 2016.
Em se tratando do setor do Comércio, especificamente, a proporção de empresas com máquinas sobe para 62%. E toda essa evolução não é por acaso.
Afinal, oferecer diferentes formas de pagamento aos seus clientes é uma maneira de facilitar a vida deles e de atrair mais compradores. Sem contar que você ainda pode encontrar máquinas com mais vantagens e até opções cooperativas. Confira a seguir.
Para entender os reais impactos do uso das máquinas de cartões nos pequenos negócios, o Sebrae questionou mais de 3.000 empresários para saber o que mudou para eles desde a adoção desses aparelhos.
Para 73% dos entrevistados, a principal vantagem foi a segurança, por não ficar com dinheiro em caixa. Além disso, 66% deles disseram também que houve aumento no faturamento e 56% afirmaram que houve aumento na quantidade de vendas.
Alguns também opinaram que a satisfação de seus clientes também aumentou após a adoção das máquinas (6%) e que o tempo gasto para o controle diário de caixa manteve-se o mesmo (57%).
Assim, pode-se perceber que as principais vantagens ocasionadas pelo uso das máquinas de cartão estão diretamente ligadas ao faturamento, aumento de vendas e segurança.
O levantamento feito pelo Sebrae também constatou que – entre microempreendedores individuais, microempresários e empresários de pequeno porte – os microempresários são os que mais utilizam as máquinas de cartão até agora (52%).
Além disso, 44% de todos os entrevistados usam esses aparelhos há 5 anos ou mais e 37% dos empreendedores só começaram a fazer uso das máquinas de cartões há 2 anos, sendo que a maioria (72%) possui apenas uma máquina, enquanto 20% possui 2 aparelhos e 8% possui 3 ou mais.
Por outro lado, vale observar que – entre os 54% de empresários que ainda não usam as maquininhas – 80% afirma que prefere outras formas de pagamento; 41% considera alta a taxa de antecipação e desconto de recebíveis; e 36% considera alto o custo da mensalidade ou da compra da maquininha.
Agora, você sabia que pode haver uma solução para isso? Confira a seguir.
Leia também: 5 planos e metas conscientes para 2019.
O maior sistema cooperativo financeiro do Brasil, o Sicoob oferece a máquina de cartões SIPAG. Com ela, é possível aceitar as bandeiras Cabal, Master, Visa, Elo, Hipercard, Ticket, Sorocred e American Express.
Além disso, as taxas da SIPAG são bastante atraentes (variam por modalidade, mas costumam ser mais baixas que outras do mercado), já que o próprio modelo cooperativista não está focado no lucro, senão nos benefícios para todos.
Aliás, outro ponto positivo da SIPAG é que se trata de uma solução de recebimento que incentiva o cooperativismo, um modelo socioeconômico mais justo e humano, que promove o desenvolvimento de toda a comunidade.
Quem opta pela maquininha SIPAG também conta com antecipação de recebíveis, garantia de recebimento nas vendas a crédito ou débito e extrato detalhado de vendas.
Leia agora: Como ter mais prosperidade em 2019? Cooperando.
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…