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Você sabia que grandes empresas como McDonald’s, Walmart, Nike, Microsoft e Starbucks foram fundadas em momentos de crise? Isso porque, além dos desafios a serem enfrentados, esses momentos difíceis também fazem surgir novas necessidades (na população e no mercado) – as quais também podem ser interpretadas sob um diferente ponto de vista: como oportunidades de negócios.
Não é por acaso que o filósofo alemão Friedrich Nietzche já dizia que o que não nos mata, nos fortalece. E é verdade que a criatividade e a capacidade de adaptação humanas ficam ainda mais evidentes em cenários e períodos críticos.
Basta observar como o mundo tem se adaptado para sobreviver à pandemia de Covid-19, incluindo mudanças como: isolamento social, aulas online, trabalho home office, produção de insumos médicos em grande escala, aumento expressivo do comércio online e das tele-entregas, etc.
Quer saber como aproveitar todo esse contexto para empreender, criando um negócio de sucesso? Confira a seguir mais de 7 tipos de negócios promissores que estão sendo impulsionados pela atual crise.
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1 Utensílios de saúde e higiene
Você já deve ter percebido como aumentou a procura por álcool em gel e por máscaras desde que a pandemia começou. Mas a lista de utensílios de saúde e de higiene em que é possível investir é grande e a demanda também deve seguir em alta por um bom tempo.
Soluções que aliem qualidade, criatividade e propósito têm ainda mais chances de se destacar.
Imagine, por exemplo, criar máscaras para o público infantil que realmente gerem desejo de uso por parte dos pequenos. Ou quem sabe investir no desenvolvimento de divisórias de ambientes ou de outros materiais de proteção para empresas ou até em outros tipos de equipamentos de proteção individual, como luvas, produtos de higiene, etc.
2 Entregas a domicílio
Com o aumento das compras online, outra demanda que também aumenta – e tende a seguir crescendo – é a de logística para entregas a domicílio.
Apesar da competição com aplicativos como iFood, Uber Eats e com plataformas como Amazon, entre outros, ainda há espaço para empresas locais de entregas, empresas especializadas em entregas de outros produtos, empresas de entregas especiais, etc.
Dentro desse âmbito, existem ainda outras oportunidades de negócios que merecem ser consideradas, como, por exemplo: alugar espaços para montagem de centros de distribuição local, desenvolver softwares de logística ou de controle de estoque, etc.
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3 Energia solar
Apesar de ser uma alternativa menos óbvia, as atividades relacionadas à energia solar também são bons exemplos de negócios promissores impulsionados pela atual crise. Afinal, com a necessidade de distanciamento social, imagine quanto mais de energia elétrica tem sido gasta em todo o mundo.
A boa notícia é que, no Brasil, a micro e a minigeração de energia, assim como a geração compartilhada já são modelos de negócios regulados (pelas normativas nº 482/2012 e 687/2015 da ANEEL) e – no caso da energia solar – com benefícios comprovados.
Você sabia, por exemplo, que, ao usar um painel solar fotovoltaico para a geração de energia elétrica, você pode ter abatimentos na sua conta de energia e até ganhar créditos para uso futuro?
Além disso, também é possível criar consórcios ou cooperativas para a geração de energia, com ganhos para todos os envolvidos e para o meio ambiente.
Investir em empresas de instalação de placas fotovoltaicas, alugar a energia gerada para outras empresas ou administrar condomínios solares são outras opções nesse âmbito que também têm boas chances de sucesso.
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4 Limpeza e higienização
Para proteger-se do novo coronavírus, essas são algumas das palavras de ordem. Portanto, a demanda por serviços desse tipo tem crescido de maneira acentuada.
Agora, imagine qual seria a demanda, por exemplo, de uma empresa que cumprisse com todas as regras de segurança sanitárias antes de entrar em uma casa ou escritório, que limpasse e desinfectasse todo o ambiente sem usar produtos prejudiciais para a saúde e ainda oferecesse pacotes promocionais para a realização desse serviço com certa periodicidade.
Mesmo em se tratando de serviços já costumeiros, pensar em soluções de negócios assim – completas, eficientes e escalonáveis – pode ser a chave para fazer sucesso.
5 Plataformas de estudo e trabalho
Devido às recomendações de isolamento social, muitas pessoas começaram a mudar suas rotinas, tendo que trabalhar e/ou estudar em casa. Só que, além de funcionários e alunos, muitas empresas e escolas também já têm descoberto as vantagens do home office e do estudo online – tendências que estão sendo aceleradas pela recente crise.
Uma ideia simples para ganhar dinheiro com isso é ensinar o que você sabe, aproveitando-se do mundo digital para difundir seus conhecimentos. E já existem diversas plataformas para isso, assim como para quem quer trabalhar online (seja com e-commerce, como afiliado, freelancer, etc.).
Só que há também outros modelos de negócios promissores que podem ser criados a partir dessa necessidade de mercado. Alguns exemplos:
- empresas de materiais de escritório/papelaria para uso em casa;
- empresas de móveis e acessórios ergonômicos para home office;
- empresas de equipamentos eletrônicos voltados para estudos;
- empresas de serviços técnicos e de suporte para trabalho/estudo em casa;
- empresas de softwares/plataformas de trabalho/estudo online, etc.
6 Entretenimento e educação online para crianças
Havendo nascido na era da internet, é normal que as novas gerações tenham uma relação mais intensa com o mundo digital. Só que, com o fechamento das escolas e a permanência das crianças em casa durante mais tempo, os períodos que os pequenos passam conectados são cada vez maiores.
A partir daí, algumas oportunidades de negócios interessantes que podem ser analisadas são:
- plataformas educativas para crianças;
- aulas particulares online;
- oferecer excursões virtuais guiadas por zoológicos, lugares históricos e culturais;
- serviço de babá online, etc.
7 Outros negócios digitais
Além dos tipos de negócios digitais que citamos até aqui, podemos afirmar que muitos outros negócios dessa natureza devem ser impulsionados pela crise.
Basta reparar que, no primeiro semestre deste ano, o e-commerce brasileiro bateu recorde de crescimento no faturamento e no volume de vendas, com a maior alta dos últimos 20 anos.
E ainda há muito espaço no mundo online para os mais diversos modelos de negócios, de marketing digital a influenciador social, passando pelas vendas como afiliado e pelos serviços de assinatura de conteúdo, entre outros.
DICAS EXTRAS
Antes de criar o seu negócio:
- Informe-se sobre o mercado;
- Pesquise sobre o seu público potencial e seus possíveis concorrentes;
- Pense no diferencial do seu negócio, o que o tornará único e desejado;
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