Já pensou em estudar fora do país, mas não sabe como conseguir financiar esse sonho? Muitos estudantes enfrentam esse dilema. E as bolsas de estudo são algumas das melhores soluções para isso.
A boa notícia é que várias universidades internacionais (e até o governo de alguns países) oferecem oportunidades para estudantes de graduação e de pós-graduação, em alguns casos com bolsas parciais, em outros, com bolsas integrais e há até os que oferecem auxílio moradia.
Confira a seguir, algumas bolsas de estudo de graduação, mestrado, doutorado e pesquisa pelo mundo afora:
Mestrado em uma das melhores universidades da Irlanda – até 10/4
A Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI) fez uma parceria com a HADDAD Fellowship e está oferecendo bolsas de estudos integrais, exclusivas para brasileiros que desejem estudar na Trinity College Dublin, uma das melhores universidades da Irlanda.
- Áreas de estudo: Mestrados em Dramaturgia, Tradução Literária, Escrita Criativa e Escrita Irlandesa.
- O que a bolsa cobre: Anuidade do curso, acomodação, passagens aéreas e despesas do estudante na Irlanda, totalizando 35 mil euros.
- Pré-requisitos: Possuir uma graduação completa, tendo registrado média superior a 70%.
- Como se candidatar à bolsa: Deve-se reunir os seguintes documentos: comprovante de proficiência em inglês, diploma e histórico acadêmico, uma carta de motivação e duas cartas de recomendação, além do formulário de candidatura ao curso na Trinity College Dublin preenchido (não é necessário ser admitido para candidatar-se ao programa). Em seguida, é preciso entrar em contato com a ABEI e submeter os documentos até o dia 10/04.
Mais informações: A Associação divulga mais detalhes sobre a bolsa de mestrado na Irlanda pelo site oficial.
Mestrado na Fundação Obama (Chicago) – até 10/4
A Fundação Obama selecionará 25 estudantes para estudarem com bolsa integral na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.
- Áreas de estudo: Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Internacional da Harris School of Public Policy.
- O que a bolsa cobre: Apoio financeiro integral, incluindo desde despesas com a Universidade de Chicago até a manutenção no país durante o curso.
- Pré-requisitos: Ter experiência profissional significativa (de três a cinco anos), com uma trajetória de impacto social crescente, além de um histórico de trabalho nesse sentido, incluindo o interesse de aplicar os conhecimentos obtidos em sua comunidade.
- Como se candidatar à bolsa: É necessário escrever dois essays temáticos: um sobre o trabalho atual do candidato e seu impacto social, contemplando os desafios enfrentados e as soluções encontradas; outro sobre planos futuros do candidato e os benefícios sociais que pretende gerar, versando sobre a contribuição da Fundação Obama para isso e citando também qual seria o “plano B” caso não seja selecionado.
- Além disso, é necessário reunir: diploma, histórico acadêmico, comprovante de proficiência em inglês, currículo detalhado com experiências profissionais e comunitárias, bem como três cartas de recomendação. Todos os documentos e essays devem ser submetidos até o dia 10/04.
Mais informações: Para inscrever-se à bolsa de mestrado da Fundação Obama, basta consultar o site da Universidade de Chicago.
Bolsas Einstein de pesquisa na Alemanha – até 15/04
Seguindo o exemplo do próprio Albert Einstein, a proposta do Einstein Forum é estimular pesquisas interdisciplinares. Por isso, a instituição, em parceria com a Daimler and Benz Foundation, está oferecendo bolsas integrais para pesquisadores, incluindo hospedagem na casa de veraneio do físico alemão.
- Áreas de estudo: O programa é aberto para as mais diversas áreas de pesquisa, desde que o projeto proposto pelo candidato seja diferente da sua área original de pesquisa/formação. A ideia é exatamente que os pesquisadores embarquem em projetos interdisciplinares.
- O que a bolsa cobre: Auxílio financeiro no valor de 10 mil euros, além de passagens aéreas e acomodação na casa de veraneio que pertenceu a Albert Einstein, em Caputh, na Alemanha por aproximadamente cinco meses.
- Pré-requisitos: O pesquisador precisa ter menos de 35 anos e possuir um diploma de graduação em áreas de Humanidades, Ciências Sociais ou Ciências Naturais. Além disso, é preciso ter a intenção de desenvolver um projeto fora da sua área de atuação.
- Como se candidatar à bolsa: É necessário escrever um projeto de pesquisa, em inglês, com extensão de duas páginas. Lembrando que a proposta não pode fazer parte de uma pesquisa pré-existente do candidato. E deve destacar-se pela originalidade, qualidade e nível intelectual do candidato.
- Além disso, deve-se reunir: currículo e duas cartas de recomendação. Todos os documentos devem ser enviados para o Einstein Forum, por correio ou por e-mail até o dia 15/04.
Mais informações: Basta acessar o site do Einstein Forum.
Graduação ou pós-graduação no Canadá – até 17/04
O programa Futuros Líderes nas Américas (Emerging Leaders in the Americas Program - ELAP) existe desde 2009 e já beneficiou mais de 4.000 estudantes com bolsas. São cerca de 400 bolsas por ano para estudantes de graduação ou de pós-graduação que queiram realizar um projeto de pesquisa no Canadá, em uma universidade que possua acordo de cooperação com instituições latino-americanas.
- Áreas de estudo: Diversas, prioritariamente relacionadas ao desenvolvimento e governança.
- O que a bolsa cobre: Para estudantes de graduação e pós-graduação que permaneçam no país por, no mínimo, quatro meses, a bolsa é de 7.200 dólares canadenses. Para estudantes de mestrado ou PHD que passem de cinco a seis meses, o valor é de 9.700 dólares canadenses.
- Estão inclusos: passagens aéreas, documentação, seguro saúde, material didático e gastos com moradia no país.
- Pré-requisitos: Ser um estudante latino-americano e estar matriculado em uma instituição de ensino superior (graduação, mestrado ou doutorado) em seu país de origem. Também é preciso embarcar entre junho de 2018 e fevereiro de 2019.
- Como se candidatar à bolsa: O primeiro passo é consultar a instituição de ensino onde está matriculado e verificar a existência de acordo de cooperação com instituições canadenses, solicitando uma indicação para a bolsa.
Com a aprovação da universidade de origem, as inscrições serão feitas pelas universidades do Canadá por meio de envio de documentação e preenchimento de ficha de inscrição no site até o dia 17/04.
A documentação necessária inclui uma carta de motivação do candidato, uma carta de recomendação, uma carta convite de supervisor canadense, uma cópia do acordo de cooperação entre a instituição latino-americana e a universidade canadense, além de comprovante de proficiência em inglês ou francês.
Mais informações: Em inglês, nesta página.
Bolsas LAIOB nos EUA – até 27/04
A Latin American Institute of Business fez uma parceria com a Fundação Estudar e está oferecendo 12 bolsas de estudos, exclusivas para brasileiros fazerem cursos de curta duração (duas semanas) na Universidade de Ohio. Para cada um dos 4 cursos do programa, será oferecida uma bolsa integral (100%), além de duas bolsas parciais (70%).
- Áreas de estudo: Marketing, Management, Corporate Finance e Project Management.
- O que a bolsa cobre: Curso de duas semanas na área escolhida (durante a tarde), curso de Business English e Business Communication (de manhã), visita a empresas da região, acomodação dupla por 12 noites, jantar de formatura e translado do aeroporto de Columbus para a Universidade de Ohio.
As bolsas não cobrem passagens aéreas, seguro saúde, visto americano nem taxa de matrícula (120 dólares americanos). - Pré-requisitos: Ser graduado ou graduando maior de 18 anos, com nível de inglês avançado e enquadrar-se no público-alvo de um dos cursos oferecidos, conforme descrito no site da Universidade de Ohio.
- Como se candidatar à bolsa: Antes de tudo, é preciso preencher o formulário de candidatura, em inglês, no GoogleDocs até o dia 27/04. Os aprovados nessa etapa passarão por entrevistas via telefone ou videoconferência.
Mais informações: Em português, no site do programa.
Gostou dessas dicas de bolsas para intercâmbio? Tem algum comentário para compartilhar? Compartilhando e cooperando, a gente cresce. Conheça o maior sistema cooperativo financeiro do Brasil, o Sicoob.