Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
Você descobre a real importância da reserva de emergência durante alguma situação inesperada. Problemas de saúde, perda de emprego ou gastos urgentes são alguns exemplos que podem comprometer seu orçamento de maneira repentina. Por isso, vale a pena entender como preparar suas finanças para esses momentos.
Por meio de alguns cuidados, você garante que toda família esteja amparada diante de situações delicadas. Assim, é possível ter conforto e estabilidade, mesmo em épocas difíceis. Quer saber como criar uma reserva de emergência conforme sua realidade? Então siga a leitura e confira nossas dicas!
Uma reserva de emergência é uma quantia de dinheiro suficiente para cobrir despesas inesperadas e manter o seu padrão de vida até que tudo volte ao normal. Geralmente equivalente a um ou dois semestres do custo de vida, esse montante evita a necessidade de recorrer a empréstimos ou a liquidação dos bens diante de momentos delicados.
Esse valor deve ser prontamente acessado quando necessário. Portanto, ele pode ser armazenado na conta corrente ou em algum ativo de liquidez imediata. Assim, quando alguma demanda aparecer, é possível usar o dinheiro com facilidade.
A reserva protege sua qualidade de vida de problemas que não estão presentes no planejamento de vida. Por isso, ela é indispensável, especialmente para quem tem dependentes.
Com tantas incertezas e despesas além do imaginado, a reserva de emergência oferece tranquilidade para lidar com problemas médicos, reparos domésticos urgentes ou problemas automotivos.
Sua reserva também evita dívidas de alto custo — tais como cartões de crédito, cheque especial ou empréstimos com altas taxas de juros — diante do surgimento de gastos inesperados.
Além dos benefícios diretos, a reserva também é responsável por reduzir o estresse financeiro associado a momentos delicados, permitindo que você enfrente qualquer situação sem ter de se preocupar com dinheiro ou com os meios necessários para manter seu padrão de vida.
Para quem ainda está explorando algumas possibilidades de carreira, a reserva de emergência também permite que você tenha mais flexibilidade para tomar decisões profissionais, tais como mudar de emprego, iniciar um negócio próprio ou lidar com a transição de carreira de maneira sem reduzir sua qualidade de vida.
Para ter acesso a toda a proteção que esse valor oferece, vale a pena entender quais os primeiros passos para criar sua própria reserva de emergência. Assim, você consegue incluir esse objetivo imediatamente em seu planejamento financeiro. Veja, a seguir, quais os principais passos para levantar esse valor:
Ao entender a importância da reserva de emergência para sua qualidade de vida, fica ainda mais evidente o seu papel para a estabilidade de suas finanças pessoais. Portanto, não deixe de entender mais sobre a dinâmica do dinheiro e como ele pode ser aplicado de maneira inteligente para alcançar seus objetivos.
Nosso propósitp é continuar trazendo informações para qualificar sua vida financeira, então em nosso blog você encontra outros conteúdos que trazem de forma prática como iniciar sua reverva de emergência.
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…