Ideias para comemorar o Dia das Crianças

Sugestões divertidas para celebrar a data com mais consciência.

Guia de Bolso | 08 de outubro de 2020
Dia das Crianças
ideias econômicas
Sicoob
Ideias para comemorar o Dia das Crianças
Ideias para comemorar o Dia das Crianças



É só começar outubro que muitos pequenos já começam a pensar no presente que vão ganhar de Dia das Crianças. Não é por acaso que o período é um dos que mais movimenta o comércio nacional. Porém, originalmente, a data tinha outro sentido.

Foi em 1924 que o deputado federal Galdino do Vale Filho propôs a comemoração, em referência a um evento celebrado no dia 12 de outubro do ano anterior no Rio de Janeiro (então capital federal): o Congresso Sul-Americano da Criança, que abordava questões educacionais, alimentares e outras sobre o desenvolvimento das crianças.

É verdade que, apesar de ter sido oficializada pelo presidente Arthur Bernardes nesse mesmo ano, a data só ganhou força na década de 60, após algumas ações comerciais de grandes marcas de brinquedos.

Mas vale a pena relembrar que a origem do Dia das Crianças tem mais a ver com os cuidados que todos devemos ter em relação à infância. Portanto, – para os adultos – trata-se de uma boa oportunidade para refletir sobre valores, ensinamentos, cuidados básicos e sobre a situação das crianças no Brasil e no mundo. Só que – para os pequenos –, a diversão não pode ser deixada de lado.

Que tal, então, comemorar a data com brincadeiras e presentes que promovam mais conscientização? Veja a seguir algumas ideias superdivertidas:

– Brincando e cooperando

Se existe algo que as crianças gostam mais do que de brinquedos, é de brincar. Portanto, fazer um Dia das Crianças mais divertido, com jogos e brincadeiras, pode ser uma ótima forma de comemorar a data. Se for possível reunir amiguinhos, vizinhos, primos, etc., ainda melhor.

Além disso, é bom saber que existem alguns tipos de brincadeiras em que todos saem ganhando. São os chamados jogos cooperativos, formas divertidas de ensinar às crianças sobre a convivência em grupo, a colaboração e a cooperação.

Um bom exemplo de jogo cooperativo é o pega-pega de serpente (ou pique-pega de serpente). Começa como um pega-pega normal, com um pegador perseguindo aos outros participantes enquanto correm. Só que, quando o pegador alcança alguém, os dois dão as mãos e seguem juntos em perseguição aos demais, até que todos façam parte da serpente pegadora.

Veja outras ideias de jogos cooperativos.

Está difícil reunir a turminha em tempos de pandemia? Veja outras ideias de brincadeiras e atividades para fazer com as crianças dentro e fora de casa. E lembre-se que, em todo caso, a presença, a atenção e o carinho dos pais ou responsáveis costumam ser os melhores presentes. 

– Fábrica de brinquedos reciclados

As crianças sabem: o valor de um brinquedo não está no seu custo. Nem sempre um brinquedo caro é o melhor presente. É verdade que a influência da mídia faz a diferença. Só que, muitas vezes, um brinquedo simples e até feito com as próprias mãos pode render muito mais diversão.

Aliás, a ideia de criar os próprios brinquedos já faz parte da brincadeira e ainda permite ensinar sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais.

Vocês podem, por exemplo: usar rolhas e tintas para criar carimbos; usar uma caixa de sapato, alguns palitos de churrasco e pregadores de roupa para criar um jogo de futebol de mesa; usar garrafas pet para criar um boliche; usar latas e garrafas para criar instrumentos musicais, etc.

Confira instruções e outras ideias aqui e aqui.

– Diversão em comunidade

Outra forma divertida e educativa de comemorar o Dia das Crianças é fazendo algum evento ou ação solidária.

Que tal combinar com alguns vizinhos de fazer uma festinha em alguma associação para menores que receba visitas? Cada um leva um salgadinho, um bolo ou um refrigerante. E vocês podem até juntar, entre todos, alguns brinquedos, roupas e/ou alimentos para doar. 

Seus filhos têm algum amiguinho cujos pais não têm condições de comprar presentes? Já pensou em juntar a criançada para que eles mesmos possam criar alguns brinquedos, como os que mencionamos no tópico anterior?

Se for complicado reunir a turma, não tem problema. Você pode, por exemplo, fazer um dia de diversão e aprendizado na cozinha. Convide seus filhos para ajudar a fazer um bolo e/ou alguns pasteis e, depois, acompanhar você a uma instituição carente para doar os quitutes preparados.

– Divertido é aprender

Investir em algum presente que estimule o desenvolvimento da criança também pode ser uma boa ideia para dar mais alegria à data. Pode ser um jogo de quebra-cabeça ou de formar palavras, um cofrinho, um álbum de atividades ou até algum livro educativo e divertido como os da Coleção Financinhas – disponibilizados para download gratuito pelo maior sistema cooperativo financeiro do Brasil, o Sicoob. 

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar