Quer ter seu próprio negócio? Muita gente sonha em ser seu próprio chefe e, nos últimos anos, empreender, tem sido a alternativa encontrada por várias pessoas para escapar da alta taxa de desemprego no país. Agora, se você quer empreender com um negócio completamente inovador, acompanhe.
A inovação costuma contribuir significativamente para o sucesso de um negócio. Seja a inovação em produtos, em formas de fabricação, em serviços diferenciados, ou até alguma inovação na forma de atender aos clientes, por exemplo. Afinal, todo negócio precisa de um diferencial que o defina e o torne competitivo frente à concorrência.
Só que, em alguns casos, a própria ideia de negócio é inovadora, partindo do uso de novas tecnologias ou de alguma quebra de paradigma (propondo novos modelos de negócio, por exemplo). Quer conhecer algumas dessas ideias inovadoras de negócio que prometem fazer cada vez mais sucesso daqui para frente? Confira a seguir:
Os negócios ligados à Economia Colaborativa ou Economia Compartilhada tem feito sucesso nos últimos anos. Você já deve ter ouvido falar, afinal, de gigantes, como o Uber ou o Airbnb, certo?!
Agora, vale perceber que esse modelo de compartilhamento também pode funcionar para pequenos negócios.
“Um bom exemplo são negócios de alimentos orgânicos ou sem glúten, que utilizam uma cultura de reaproveitamento e compra de pequenos produtos e a troca de excedentes”, explica a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.
E a cultura colaborativa também está presente nos negócios ligados ao cooperativismo, que, aliás, é um modelo socioeconômico que tem se expandido pelo mundo inteiro. Veja: Quer empreender? Você não está sozinho.
A impressão em 3 dimensões ainda está despontando no Brasil. As principais startups do mercado ainda são internacionais. Ótima oportunidade para quem quer investir em um negócio do (e de) futuro.
Além do mais, as impressoras 3D são mais uma ferramenta do que um negócio em si, já que, com elas é possível atuar nos mais variados setores e ramos, seja imprimindo máquinas para grandes indústrias, por exemplo, criando personagens para o mercado de entretenimento ou até fabricando doces e outros alimentos em formatos inusitados.
Outras tendências tecnológicas que devem movimentar o mercado nos próximos anos são a inteligência artificial (IA) e a Big Data (análise de grande volume de dados permitindo maior customização e foco).
E os negócios que podem fazer uso dessas tecnologias podem ser dos mais diversos tipos. Exemplo disso é a Smart Imobiliária, uma startup que usa Big data para oferecer aos seus clientes imóveis mais adequados aos seus perfis e sugerir a ponte com corretores.
No caso da Inteligência Artificial, a assistente virtual Siri (iOS) ou Alexa (Android) são exemplos do uso dessa tecnologia por grandes empresas.
Mas é bom saber que a IA também pode ser usada com outros focos, como reconhecer padrões visuais, por exemplo, o que pode ser aproveitado pelo ramo de segurança digital, entre outras possibilidades.
Quer saber mais? A quarta revolução industrial envolve tecnologia e muita cooperação.
A educação e o desenvolvimento humano nunca saem de moda. O que muda são as formas de transmitir e adquirir conhecimento. E a nova tendência é que isso aconteça cada vez mais por meios online.
Pode ser com vídeos no Youtube, com um blog, com e-books, com uma conta de Instagram ou Facebook. E não estamos falando só de conhecimento formal (aulas de idiomas, de história, para concursos, etc.), mas de todo tipo de conhecimento que possa ser enriquecedor para o seu público.
Todos têm algum tipo de inteligência que pode ser passado adiante. Você pode ensinar sobre gestão do tempo, sobre relacionamentos, sobre cozinha, sobre finanças, sobre orientação profissional, enfim, sobre o que você souber melhor.
As microusinas de energia solar já são uma realidade no país. E seguem em crescimento, diante das perspectivas de aumento no custo da energia elétrica e das tendências mais sustentáveis que, aos poucos, vão se firmando.
Agora, você sabia que você também pode arrendar a energia produzida por sua microusina solar? Alguns fazendeiros, por exemplo, já estão aproveitando parte do terreno para construir suas microusinas e alugam a energia gerada para grandes empresas.
Outro caso é o de condomínios solares que comercializam o direito de geração própria de energia por meio de planos de assinatura (como as operadoras de telefonia).
O diretor de negócios Alvaro Sedlacek comenta outras vantagens dessa ideia: “Além d[e reduzir]o impacto ambiental, há uma diferença de imposto cobrado e de custos totais da eletricidade.”
Gostou dessas ideias inovadoras para negócios do futuro? Leia também:
E não deixe de conhecer o maior Sistema Cooperativo Financeiro do Brasil, o Sicoob. Faça parte!
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…