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Home Offices e Freelancers: como aumentar o orçamento?

Ao pé da letra, home office quer dizer escritório em casa. Enquanto, freelancer é o termo internacional para designar trabalhadores autônomos temporários.

Nos últimos anos, essas duas práticas tem se tornado bem conhecidas dos brasileiros. Segundo pesquisas, em 2015, o número de freelancers aumentou 33% em todo o país.

Frente a crise econômica e empregatícia vivida no Brasil e, tendo em vista ainda a evolução da tecnologia e o próprio desenvolvimento do mercado como um todo, cada vez mais profissionais têm buscado opções como essas, seja para conseguir uma renda extra ou mesmo como alternativa ao tradicional mercado de trabalho.

Aliás, ganhar dinheiro sem sair de casa é o sonho de muita gente. Mas nem sempre é fácil ter disciplina para cumprir horários, organizar o próprio orçamento, saber quanto cobrar por produtos ou serviços, entre outras dúvidas que podem surgir. Para simplificar, acompanhe as respostas para algumas perguntas frequentes e descubra como aumentar seus ganhos como freelancer ou trabalhando em home office:

– Como se organizar para trabalhar em casa?

Quem trabalha de casa, além de ser menos cobrado, costuma ter uma grande flexibilidade de horários. Por isso, é muito importante ter disciplina e organização, para cumprir prazos e garantir bons resultados financeiros mensalmente. Claro que, para isso, não precisa seguir o mesmo horário fixo de um escritório tradicional. O ideal é analisar sua produtividade pessoal ao longo do dia e estabelecer os melhores horários para você, tentando criar hábitos caseiros de trabalho e evitando a procrastinação. Manter uma agenda (seja física ou digital), com todas as suas tarefas e prazos, também pode ser fundamental para conseguir se organizar melhor.

Além disso, a organização e o planejamento financeiros também são essenciais para quem quer trabalhar dessa forma. Afinal, pode haver variação nos recebimentos de um mês para o outro. Então, não basta planejar suas contas mensalmente. É preciso ter uma visão mais ampla de suas finanças, acompanhando seus gastos mensais, mas organizando tudo por semestre ou por ano e mantendo sempre uma boa reserva financeira para emergências.

– Como divulgar os produtos ou serviços de um home office?

Com a Internet, mesmo de casa, fica fácil divulgar seus produtos e serviços. Ainda mais com as redes sociais. Use e abuse delas. Monte um perfil próprio para o seu negócio, descreva seus produtos ou serviços, faça fotos ou se for o caso, monte um portfólio com amostras de outros trabalhos.

E para ter um desempenho melhor, comece a informar-se sobre marketing digital. Não precisa virar um mestre no assunto. Mas ter noções sobre como funciona o ‘rankeamento’ do Google, saber o que são posts impulsionados no Facebook ou aprender a trabalhar com banners promocionais em seu blog profissional, por exemplo, podem ser alguns pontos importantes para alavancar seus negócios. Para quem quer entender um pouco melhor questões como essas, o SEBRAE costuma oferecer palestras e workshops bastante elucidativos e especificamente direcionados a empreendedores de micro e pequenos negócios.

– Como valorizar seu trabalho?

Antes de tudo, você mesmo precisa reconhecer o valor do seu trabalho; dar valor a si mesmo como profissional. Comece a perceber-se como um verdadeiro empreendedor. Em vez de freelancer, comece a denominar-se um prestador de serviços. Seja confiante. Seus clientes certamente perceberão essa postura e darão mais crédito ao seu trabalho.

Se achar interessante, adote alguns princípios de empresas, como pensar em um nome e em uma marca para o seu negócio, fazer cartões de visita com seu nome e contatos ou ter um timbrado para entrega de orçamentos e outros documentos, por exemplo. Esses podem ser diferenciais que agregam valor aos seus produtos ou serviços.

– Como cobrar por trabalhos freelancer?

Para começar, faça uma pesquisa de mercado para saber quanto está custando, em média, o produto ou serviço que você vende ou pretende vender. Se vai inovar, um plano de negócio pode ajudar na formação de preços.

Lembre-se também da máxima: tempo é dinheiro. Seu tempo é valioso. Reflita um pouco: em uma empresa padrão da sua área, qual seria seu ganho mensal? E o seu ganho diário? Divida essa quantia diária por horas. E analise, então, o tempo que você gasta diariamente para desenvolver cada tarefa. Esse exercício pode ser interessante para saber quanto cobrar pela prestação de serviços, por exemplo.

Elaborar uma tabela financeira com os preços cobrados por seus produtos ou serviços pode ser de grande valia. Essas informações, dadas desde o primeiro contato, evitam qualquer conversa constrangedora sobre orçamento e ajudam seu cliente a planejar-se melhor.

– Como dar nota fiscal pela venda de produtos ou pela prestação de serviços?

A legislação brasileira já prevê uma forma simples de formalização para pessoas que trabalham em casa, por conta própria ou têm um negócio informal.

Cadastrando-se como MEI – Microempreendedor Individual – é possível registrar-se no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, o que facilita a abertura de contas bancárias, o pedido de empréstimos e também possibilita a emissão de notas fiscais.

Para cadastrar-se como MEI é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano (+/- 5 mil por mês) e não ser sócio ou titular de nenhuma outra empresa. Os microempreendedores individuais são isentos de tributos federais, pagando um valor mínimo mensal de INSS, ICMS e ISS, revertido na forma de benefícios previdenciários.

Mais de 400 atividades podem ser enquadradas como MEI. Saiba mais no site.

– Como conquistar e fidelizar clientes?

Cultivar bons relacionamentos interpessoais e ir formando uma boa rede de contatos é importante para todo tipo de empreendedor, mesmo que seu negócio seja feito de casa.

Para conquistar novos clientes, investir em divulgação e fazer preços promocionais podem ser boas estratégias.

Além disso, desenvolva uma boa imagem profissional. Seja confiável. Comprometa-se em entregar trabalhos de qualidade. Cumpra prazos. Agindo dessa forma, seu cliente ou contratante terá mais chance de procurar seus produtos ou serviços novamente; e sua reputação fará com que outras pessoas o procurem; aumentando, assim, sua base de clientes.

Outra boa ideia de fidelização é tentar conhecer seus clientes pessoalmente, estabelecendo um laço afetivo mais forte com eles, o que pode ser muito importante na hora de enfrentar a concorrência, por exemplo.

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