O conhecimento é um bem muito valioso e isso não diz respeito apenas à educação formal, que se tem na escola. Toda forma de aprendizado pode ser válida se bem aproveitada. E assim como há quem esteja interessado em aprender sobre os mais diversos temas, também é possível ensinar sobre os mais variados assuntos e ainda ganhar dinheiro com isso.
Já reparou na quantidade de cursos, talks e treinamentos que têm sido oferecidos pela internet atualmente? Pois, saiba que não se trata apenas de uma moda passageira. Essa tendência tem até um nome especial: crowdlearning (crowd – multidão, learning – aprendizado), um modelo que propõe o compartilhamento de conhecimentos entre grupos.
Hoje em dia, há inclusive plataformas para quem deseja trocar habilidades. E há também muitos outros recursos digitais que favorecem a transmissão de ideias. Ou seja, está muito mais fácil ganhar dinheiro ensinando o que você sabe. Veja a seguir 4 maneiras de fazer essa ideia virar realidade.
Com a popularidade e a facilidade de uso de plataformas como o Youtube e o Vimeo, as vídeo-aulas podem ser uma ótima opção para ganhar dinheiro ensinando o que você sabe.
Você já deve ter assistido alguns tutoriais, por exemplo, alguém ensinando a cozinhar ou a consertar objetos. Usando vídeos, as possibilidades são diversas. Você pode gravar a si mesmo falando sobre um assunto, se tiver desenvoltura com a câmera. Mas também pode gravar a tela do seu computador com programas como QuickTime Player e Active Presenter. Ou pode criar vídeos com fotos, textos e animações, usando plataformas como a GoPro Quick.
Além disso, muita gente prefere ver um vídeo do que ler um e-book ou ter que se deslocar até um curso ou palestra presencial. A questão é criar vídeos atraentes, com conteúdos relevantes e saber vender esse material. Você pode, por exemplo, fazer uma série de vídeos e oferecer o primeiro grátis, para demonstrar a qualidade do seu conteúdo e atrair interessados.
Se você prefere escrever do que gravar ou criar vídeos, também pode ganhar dinheiro comercializando e-books feitos por você.
Para criar um e-book, primeiro, pense no tema específico que vai ensinar e no conteúdo que quer incluir. Em seguida, estruture seu conteúdo em capítulos e pense nos títulos de cada um. Depois, é hora de escrever, já imaginando o tamanho do seu e-book para ter uma ideia da extensão dos seus capítulos. Feito isso, você pode usar algumas ferramentas digitais para diagramar seu e-book, como o Canva (gratuito) ou o Pressbooks (pago para publicar sem marca d’água).
Para tornar o material mais atrativo, inclua fotos ou outras imagens em seu e-book e destaque algumas partes interessantes do conteúdo em boxes. Com o trabalho pronto, você pode distribuir seu e-book em seu próprio site ou em plataformas de conteúdo como a Hotmart. E não deixe de promover seu e-book nas redes sociais e para sua base de contatos.
Você prefere ensinar o que sabe interagindo diretamente com as pessoas? Pois saiba que tem muita gente que também prefere aprender assim, ao vivo. Por isso, os cursos presenciais não deixam de ser uma boa alternativa para ganhar dinheiro transmitindo seus conhecimentos.
Há quem opine, inclusive, que os cursos presenciais tendem a ter mais credibilidade. E muita gente está mais disposta a pagar por um curso presencial do que pelo modelo online.
Por outro lado, é fundamental ter em conta os meios digitais na hora de divulgar seu(s) curso(s). Aproveite as redes sociais, sua lista de contatos de e-mails, grupos de Facebook, etc.
Permite que qualquer pessoa possa criar um encontro (uma aula presencial) sobre o tema que desejar ensinar, estabelecendo o valor, o limite de participantes e outros detalhes. Ao mesmo tempo, a plataforma possui vários usuários cadastrados que buscam por essas aulas ou experiências.
Quem deseja ensinar cadastra-se e especifica suas habilidades. Quando um usuário quer aprender algo, o site envia um alerta a todos os professores cadastrados que tenham essa competência. O aluno é quem escolhe data, horário e inclusive o professor para a realização de aulas virtuais ao vivo.
Nesse site você pode ganhar dinheiro ensinando o que você sabe de uma forma diferente: respondendo pesquisas. Os questionários são enviados para o seu e-mail e levam, em média, 15 minutos para ser respondidos. A cada pesquisa respondida você ganha pontos que podem ser acumulados e trocados por prêmios ou por dinheiro vivo.
É parecido com o Cinese, só que com vídeo-aulas e com um catálogo de cursos já bastante extenso. No Udemy é possível ensinar sobre o tema que desejar e estabelecer o valor cobrado pelo(s) curso(s). Mas não são permitidas aulas avulsas, somente cursos completos.
Gostou dessas dicas? O maior sistema de cooperativas de crédito do Brasil, o Sicoob acredita no seu potencial. Faça parte!
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…