Guia de Bolso

Como conseguir fontes de renda alternativas

Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:

Você já parou para pensar no risco que existe em ter apenas uma fonte de renda? Seja você empresário ou empregado, nenhuma fonte de renda pode ser considerada 100% segura, muito menos eterna. A solução? Diversificar suas fontes de renda.

A crise gerada pela pandemia de coronavírus é um exemplo claro da necessidade de considerar outras formas de ganhar dinheiro. Desde o ano passado, com o fechamento (temporário ou definitivo) de várias empresas e o crescente número de desempregados, muita gente precisou encontrar formas alternativas de geração de renda.

Só que nem sempre é preciso uma grande crise para justificar a busca por distintas fontes de renda. Essa diversificação também pode ser motivada pela necessidade de aumentar seus rendimentos, por exemplo, ou quem sabe até pelo desejo de ter maior liberdade financeira no futuro.

A questão, portanto, é: como conseguir fontes de renda alternativas? Acompanhe a seguir algumas ideias:

Aproveite seus talentos

Você sabe cozinhar? Sabe tocar um instrumento? Entende tudo de História, Astrologia, decoração de ambientes ou qualquer outro tema? Gosta de cuidar de animais de estimação? Sabe costurar ou criar bijuterias?

Sejam quais forem as suas habilidades, conhecimentos ou hobbies, você pode aproveitá-los para conseguir ganhar uma renda extra.

Você pode, por exemplo:

  • criar um curso digital para ganhar dinheiro ensinando o que você sabe,
  • oferecer consultoria sobre algum tema que você entenda,
  • vender o que você produz por hobby (quitutes, roupas, bijuterias, etc.),
  • ou até aproveitar um gosto pessoal (cuidar de animais, por exemplo) transformando-o em uma fonte de renda extra (como trabalhar como passeador de animais em horas livres).

Há muitos casos, inclusive, de pessoas que começaram a dedicar-se a uma atividade paralela e acabaram transformando-a em uma sua principal fonte de rendimentos. Foi o que aconteceu com a ex-professora de Química Juliana Nunes Nacif, que hoje tem sua própria marca de joias, a Jun.

“Fiz os cursos de design de joias e ourivesaria. Procurei esses cursos porque tinha a ver com Química, área em que eu já trabalhava. No início, era apenas hobby mesmo, mas o trabalho me conquistou de tal forma que hoje não me imagino fazendo outra coisa”, conta Juliana.

Aproveite seu tempo

Quantas horas livres você tem a cada semana ou a cada mês? Você conseguiria organizar melhor os seus horários para ter um pouco mais de tempo livre? O que você costuma fazer nesses períodos?

Para quem tem algum tempo sobrando, a prestação de serviços como freelancer pode ser uma boa ideia para conseguir uma renda extra. Pode ser na área em que você se especializa ou em outra que você tenha conhecimento. E pode até ser de forma totalmente online por meio de plataformas como 99freelas ou Workana.

Outra opção é buscar por vagas de trabalhos temporários ou pontuais, como staff de eventos, como garçom/garçonete ou hostess, como cuidador de crianças, idosos ou pets, etc.

Você também pode aproveitar seu tempo livre fazendo projetos variados: um dia,  por exemplo, você organiza o armário das crianças, separa as roupas e brinquedos que já não são usados, tira fotos de tudo e coloca para vender na internet. No outro, você seleciona as fotos que tem no computador para vender a bancos de imagens online. Em um terceiro, você separa móveis, equipamentos e acessórios que não utiliza muito e pode alugar para vizinhos ou para eventos. E essas são só algumas ideias.

Aproveite a internet

Existem diversas maneiras de ganhar dinheiro online. Não estamos falando de fórmulas milagrosas para fazer dinheiro fácil. Mas é possível, sim, fazer uma renda extra aproveitando o mundo virtual.

Uma das maneiras é criando e vendendo produtos digitais, como cursos em vídeo, e-books, etc. Esses tipos de produtos também são vantajosos porque têm custo reduzido de produção e distribuição, e porque você cria uma vez e pode vender várias vezes o mesmo produto.

Outra opção é tornar-se afiliado de alguma marca, vendendo produtos físicos e/ou digitais feitos por outros em suas próprias redes e ganhando uma comissão por isso.

É claro que, nesses dois casos, é mais provável que esses tipos de negócios tenham sucesso se você já possui algum conhecimento de marketing digital, já tem um site ou um blog ou é um heavy user de redes sociais.

Em todo caso, você também pode aproveitar os marketplaces já existentes para vender o que não usa mais, pode buscar uma vaga como assistente virtual ou pode até criar o seu próprio negócio online, por exemplo.

Aproveite melhor seu próprio dinheiro

Outra ótima dica para diversificar suas fontes de renda é aproveitar o que você já ganha e fazer o seu dinheiro render mais. Como? Organizando suas contas, economizando, poupando com regularidade e investindo o seu dinheiro.

Investir uma parte dos seus ganhos é uma ótima maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você.

Quer começar a entender melhor essa ideia e ter mais rendimentos? Baixe grátis o e-book Investimentos.

Baixe grátis o e-book Investimentos

daniele

Recent Posts

O cooperativismo e seu poder de transformação social

Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…

2 semanas ago

Drex: O que é, como funciona e quais as diferenças em relação ao PIX

Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…

2 semanas ago

Como vai ser o seu futuro financeiro?

Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…

1 mês ago

Como investir em dólar?

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…

1 mês ago

Dia das Crianças com brincadeiras e jogos cooperativos

No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…

1 mês ago

O que é desemprego estrutural e como ele afeta você?

O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…

2 meses ago