No período de férias, mesmo quem não viaja, pode acabar gastando um pouco mais. É um lanche aqui, um passeio ali, uma comemoração acolá. Com tantos pequenos gastos, não é difícil acabar perdendo o controle das contas.
Quer economizar nas férias? Então, descubra alguns passos simples para cuidar melhor do seu dinheiro neste período, gastar menos e manter as contas em dia na volta.
Antes das férias:
O Brasil reserva inúmeros recantos encantadores e pouco explorados turisticamente. No exterior, também é impossível encontrar destinos mais em conta, mesmo com a alta dólar. Pesquise.
E conheça também outras opções de hospedagem mais econômicas, como o airbnb.com, em que você negocia direto com o proprietário do imóvel; o trocacasa.com, que possibilita intercâmbios de residência com outros viajantes; o couchsurfing.com, um tipo de hospedagem gratuita; ou ainda os próprios hostels e albergues, cada dia mais equipados e confortáveis.
Qualquer que seja o local, mesmo que você não vá viajar, há sempre uma praça nova a ser descoberta, uma feira ainda não visitada, um lago onde se possa fazer um piquenique, uma estrada nova a explorar, etc.
Informe-se de atrações e eventos gratuitos ou com descontos no local onde for passar as férias e aproveite. Se for viajar, pesquise antes e não perca essas oportunidades.
Dentro de sua realidade financeira, tente fazer uma média do quanto pretende (e pode) gastar nas férias.
Ter uma planilha financeira atualizada, com seus todos os seus ganhos e gastos registrados, pode ser um adianto na hora de fazer as contas.
Se for viajar, pesquise antes, na internet, preços médios de alimentação, transporte, atrações, etc. Alguns sites de turismo fazem uma média de gastos diários em cada destino visitado.
O e-book traz dicas de destinos nacionais e internacionais mais econômicos, passos práticos para planejar sua viagem gastando menos, detalhes especiais para quem planeja viagens internacionais, alternativas mais econômicas de hospedagem, formas de organizar a mala economizando no peso e ainda algumas maneiras práticas de fazer seu dinheiro render durante a viagem.
E você pode fazer o download gratuito no seguinte link: ebookviajegastandomenos.com
Durante as férias:
Fazer refeições em restaurantes costuma quase sempre sair mais caro do que comprar os ingredientes no supermercado e prepará-los em casa ou no hotel.
Em viagens, compensa comprar pães, frios, sucos e outros alimentos para fazer, pelo menos, os cafés da manhã e lanches ao longo do dia, sem depender de restaurantes. Se o hotel oferecer café da manhã, também é uma oportunidade de se alimentar bem e economizar.
Quando a alternativa for mesmo comer fora, procure os restaurantes mais afastados dos centros turísticos e, se houver, opte por menus econômicos.
Negociar, pedir desconto e pechinchar são formas de dar valor ao próprio dinheiro e devem ser encaradas como atitudes naturais. Não há porque ter vergonha. O máximo que você pode receber é um não.
E você sabia que muitos produtos já incluem uma margem de desconto em seus preços? Mas é improvável que o vendedor ou lojista ofereça isso a você, caso você não peça.
Então, ao fazer compras, tente não demonstrar entusiasmo na hora da escolha, pergunte o preço e peça descontos, se precisar, use a concorrência a seu favor na hora de argumentar.
E não tema desistir da compra, caso o valor ultrapasse seus objetivos. Muitas vezes, uma demonstração de desistência por parte do cliente pode fazer o vendedor reconsiderar a concessão de desconto.
Saiba mais: As 7 regras de ouro para aprender a negociar.
De acordo com levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV), durante as férias, os gastos com serviços e alimentação para crianças e adolescentes crescem, comprometendo até 12% do orçamento familiar.
Com as férias escolares, é realmente comum gastar mais com sorvetes, doces, batatas fritas e outras guloseimas. Mas você pode fazer uma reunião familiar, estabelecendo um limite diário ou semanal de gastos com esse tipo de supérfluos. Caso o limite de um dia ou de uma semana seja estourado, compromete o limite do dia ou semana seguinte.
Assim, você não precisa cortar totalmente os agrados às crianças e ainda ensina-as a consumir com mais moderação.
Veja também: Crianças de férias: como entretê-las sem gastar muito?
Mesmo de férias, o ideal é ir anotando tudo para não perder o controle das contas. Para isso, você pode usar um app de smartphone, uma planilha de excel ou mesmo um caderninho de anotações. Dá para ir anotando tudo que for consumindo ao longo do dia ou tirar alguns minutos no final do dia para anotar tudo. Mas tente manter tudo registrado para não se perder e não gastar mais do que pode.
Depois das férias:
Se você seguir o passo anterior, fica mais fácil. Basta reunir suas contas e ver se está mesmo tudo ali. Se precisar, junte notas de cartão, extratos bancários, etc.
Aproveite para fazer uma comparação do seu planejamento pré-ferias e dos seus gastos reais: você se manteve dentro do planejado? Ou seus gastos foram maiores do que esperava? Em que mais gastou? Há dívidas a serem pagas?
Além das contas das férias, é interessante fazer um balanço geral do seu orçamento pessoal ou familiar, incluindo possíveis despesas restantes.
Analise: seus ganhos e gastos estão compatíveis? Você tem dívidas acumuladas? Fez novas dívidas nas férias? Em que é possível economizar? Você tem uma reserva financeira para emergências? Você está cuidando do seu futuro? Você poupa dinheiro para realizar seus sonhos? Você já aprendeu a investir seu dinheiro para fazê-lo render mais?
Acompanhando o blog oseudinheirovalemais.com.br, você tem dicas que podem lhe auxiliar em todas essas questões.
Se você voltou com dívidas das férias ou tem outras dívidas acumuladas, é hora de começar a se organizar para não deixar as contas virarem uma bola de neve.
Lembre-se que os juros de cheque especial e do crédito rotativo do cartão são alguns dos mais altos do mercado.
Se for o caso, considere trocar as dívidas por uma com juros menores, como a do crédito consignado ou, em alguns casos, a do empréstimo pessoal.
Veja também: Não deixe as contas do fim do ano virarem uma bola de neve.
Se você começar a pensar nisso desde já, pode ir juntando uma quantidade menor de dinheiro por mês. Com a antecedência, ainda tem a vantagem de conseguir comprar passagens mais baratas. E também tem tempo para pesquisar bem sobre o destino para não perder nenhuma atração.
Quer economizar mais com produtos e serviços financeiros? Conheça o maior sistema cooperativo de crédito do país, o Sicoob.
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…