Guia de Bolso

Férias de julho com crianças: viagens e passeios

Brincar com as crianças é uma delícia. Mas, durante as férias de julho, pode ser preciso uma dose extra de ânimo e de criatividade para entreter a criançada por 30 dias ou mais.

E também pode ser importante ficar atento aos gastos, para não extrapolar o seu orçamento com lanches, passeios, presentes e outros itens.

Para ajudar os pais e responsáveis nessa missão, selecionamos alguns destinos divertidos e econômicos, além de ideias de passeios para fazer com as crianças sem gastar muito.

E, como o tema é infância, no final, ainda tem uma surpresa. Acompanhe:

 

VIAGENS MAIS BARATAS COM CRIANÇAS

Para a viagem de férias caber no orçamento, comece planejando os custos antes de ir e reserve também uma quantia para as contas da volta.

Para economizar durante a viagem, pesquise, antes, atrações gratuitas, prefira comprar o café-da-manhã e os lanches em supermercados do que em lanchonetes e conheça também o e-book Viaje gastando menos. Clique e baixe gratuitamente.

A seguir, confira três destinos divertidos e econômicos pelo Brasil:

 Beto Carrero World – SC 

Localizado no município de Penha, em Santa Catarina, o Beto Carrero World é o maior parque temático da América Latina. O passaporte para brincar no parque é vendido pelo site oficial e é gratuito para aniversariantes do dia. Há promoções na baixa temporada e pessoas com mais de 60 anos pagam menos o ano inteiro.

O Beto Carrero World funciona de quinta a domingo. Se tiver oportunidade de visitar o parque em dias de semana, você ainda evita as filas que se formam nos brinquedos.

Em termos de hospedagem e alimentação, a cidade de Penha oferece preços relativamente menores se comparados à capital, Florianópolis. Mas é sempre bom pesquisar bem.

 

Caldas Novas – GO

A maior estância hidrotermal do mundo encontra-se no Centro-Oeste brasileiro, mais precisamente, na região de Caldas Novas, em Goiás. O que significa muitas piscinas de água quentinha, em hotéis e parques.

A cidade tem fácil acesso rodoviário e inúmeras opções de hospedagem com todo tipo de preços. Acostumada a receber turistas, as opções de alimentação da cidade também são variadas.

Além dos diversos parques aquáticos e das piscinas aquecidas de hotéis e resorts, ainda é possível aproveitar atrações naturais mais refrescantes, como o Parque da Serra de Caldas e o Lago Corumbá.

 

Praia do Forte – BA

Se você prefere curtir as férias de julho no calor do Nordeste, a Praia do Forte, na Bahia, é uma boa opção para ir com crianças. São 14 km de área preservada, com uma larga faixa de areia branca, mar calmo e muitos coqueiros embelezando a paisagem.

No canto esquerdo da praia, os recifes formam piscinas que ficam cheias de peixinhos e podem ser um ótimo entretenimento para os pequenos.

Outra boa dica na Praia do Forte é visitar a base do Projeto Tamar. Um passeio divertido e educativo com preço de entrada acessível (R$ 20) e descontos para estudantes, idosos e professores.

A vila da praia do Forte é pequena e charmosa, com variadas opções de hospedagem e de alimentação, além de serviços e comércios.

 

PASSEIOS COM CRIANÇAS SEM GASTAR MUITO

Em passeios, a primeira dica para economizar, é evitar locais muito comerciais, como shoppings, que podem despertar desejos variados nas crianças. Além disso, você pode oferecer a elas um lanche antes de sair de casa e levar, quando possível, uma garrafinha de água e uma barra de cereal ou uma fruta.

Então, se a ideia é permanecer em sua própria cidade ou, no máximo, fazer alguns bate-volta para municípios próximos, confira, a seguir, algumas dicas de passeios.

 

Zoológico e/ou Jardim Botânico

Observar animais ou plantas e estar junto com a natureza são programas que aguçam a curiosidade infantil, ampliam os conhecimentos e divertem os pequenos. Além de ser uma boa oportunidade de ensinar sobre os cuidados com o meio ambiente de uma forma agradável.

A caminhada para observar cada um dos animais ou plantas dentro de um centro assim também é um bom exercício e ajuda a gastar a energia da garotada.

Financeiramente, um ponto positivo é que os ingressos para zoológicos e jardins botânicos costumam ter descontos para estudantes, professores e idosos, favorecendo a visita em família.

Em Santa Catarina, o maior zoológico fica em Pomerode e conta com mais de 1.000 animais de 300 espécies.

 

Teatro, Circo ou Exposição

Que tal fazer um programa cultural com as crianças? Pode ser uma peça de teatro, uma exposição, uma feira de produtos antigos ou até um espetáculo de circo.

Em alguns lugares há, inclusive, opções gratuitas, como teatrinhos de rua, por exemplo. As unidades do SESC também costumam oferecer programações infantis com baixo custo. Então, informe-se sobre o que está acontecendo em sua cidade e aproveite para curtir as férias de julho com as crianças.

 

Piquenique e esportes

Outra dica de passeio que pode agradar a criançada e os pais é combinar um dia de esportes com direito a piquenique e tudo.

Escolham um parque ou outro local ao ar livre com bastante espaço, prepare algumas frutas, sucos e outras guloseimas e levem bola, bicicletas, patins, skate ou o que preferirem.

Assim, você estimula as crianças a fazerem atividades físicas e todos se divertem juntos, sem ter que gastar muito.

 

Extra: ATIVIDADES INSPIRADORAS EM CASA

A surpresa que guardamos para o final é que você nem precisa sair de casa para distrair a garotada nestas férias de julho. Também pode fazer atividades divertidas, inspiradoras e educativas no conforto do seu lar. E com certeza as crianças vão adorar. Veja algumas dicas:

 

Hortinha da família

Montar uma hortinha para ter algumas hortaliças sempre a mão é uma atividade fácil de fazer e que pode despertar todo o interesse das crianças, além de ser uma atitude mais sustentável.

Você pode usar vasos próprios ou garrafas pet cortadas. Pode comprar mudas ou sementes ou até usar sobras de alimentos que tem em casa. Dá para plantar hortelã, manjericão, cebolinha, alecrim, tomilho, alho, entre muitos outros.

 

Bazar com amigos

Que tal ensinar alguns princípios financeiros e econômicos para os seus filhos de uma forma divertida? A ideia é fazer aquela faxina no armário e nos brinquedos, separando o que não é mais útil e ainda está em bom estado para vender ou trocar com amigos.

Dá para combinar a brincadeira com outros pais e acertar antes o quanto vale cada item para as trocas ou vendas.

Uma experiência divertida que pode contribuir com a educação financeira das crianças.

 

Teatrinho da turma

Outra ideia para entreter as crianças durante as férias de julho é fazer um teatrinho com amigos. As crianças devem criar a história e usar roupas e outros acessórios que têm em casa para fazer os figurinos. Depois, apresentam-se para todos os pais reunidos na plateia.

Uma brincadeira que estimula a socialização e a criatividade infantil e promete render muita diversão para todos.

 

Gostou do artigo? Tem algum comentário para compartilhar? Compartilhando e cooperando, a gente cresce. Aliás, você já conhece o maior Sistema Cooperativo de Crédito do país, o Sicoob?

 

 

Photo by Patricia Prudente on Unsplash
Sicoob

Recent Posts

O cooperativismo e seu poder de transformação social

Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…

2 semanas ago

Drex: O que é, como funciona e quais as diferenças em relação ao PIX

Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…

2 semanas ago

Como vai ser o seu futuro financeiro?

Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…

1 mês ago

Como investir em dólar?

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…

1 mês ago

Dia das Crianças com brincadeiras e jogos cooperativos

No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…

1 mês ago

O que é desemprego estrutural e como ele afeta você?

O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…

2 meses ago