Assistir a apresentações de seus artistas favoritos, admirar obras de grandes museus sem ter que enfrentar fila para entrar, fazer cursos desde o conforto do seu sofá. A cada dia, aumentam as oportunidades de ter acesso à educação, ao entretenimento e à cultura online.
Recentemente, a plataforma global de tendências Trendwatching revelou 10 grandes apostas para o mundo pós-coronavírus, incluindo entre elas o aumento das experiências imersivas virtuais, principalmente nos mercados de cultura, esportes e viagens. Só que, com as medidas de confinamento que foram adotadas por muitos países, essa tendência ganhou ainda mais impulso e muitas dessas experiências digitais já estão sendo disponibilizadas ao público, inclusive de forma gratuita em alguns casos.
É verdade que muito antes de qualquer tipo de quarentena, muita gente já passava longos períodos em casa, conectado a plataformas de streaming, como Netflix, Amazon Prime e HBO, além do Youtube, claro. Só que agora, as opções têm se multiplicado de forma acelerada. Quem gosta de filmes cult, por exemplo, deveria conhecer o Belas Artes à la Carte, plataforma de streaming do Cine Belas Artes de São Paulo.
Outra opção imperdível, que mescla diversas experiências de cultura online, é a nova plataforma Sesc Digital, lançada em abril pelo Sesc São Paulo, incluindo arquivos de vídeo, áudio, imagem e texto, sobre arte, música, literatura, arquitetura, cinema, esporte, circo, dança, teatro, entre outros, além de alguns cursos livres. Tudo absolutamente grátis.
Quer outras boas dicas para aproveitar ainda melhor o tempo que você fica conectado à internet? Confira:
Seguir seus artistas preferidos nas redes sociais, assistir às lives que eles postam e ver clipes de música não são as únicas opções para quem quer misturar entretenimento e cultura online. Você já pensou, por exemplo, em assistir a alguns dos espetáculos do Cirque du Soleil diretamente da sua sala? O Grupo Corpo também publica trechos de suas apresentações no Vimeo e oferece várias experiências interativas em sua conta de Facebook com a participação de inúmeros fãs.
Outra boa ideia é ir além das playlists do Youtube e do Spotify, e assistir a óperas e concertos online, como os da Filarmônica de Berlim, que oferece uma seleção de preciosidades grátis. A Ópera Metropolitana de Nova York também libera regularmente em seu site algumas apresentações completas e gratuitas. Aproveite!
Para quem é amante dos esportes ou simplesmente quer cuidar-se um pouco melhor, uma boa notícia: o tempo que você fica conectado à internet não precisa necessariamente ser uma parte sedentária do seu dia. Afinal, existem também vários canais de Youtube e até alguns aplicativos que estimulam a prática de exercícios físicos, com aulas, treinos e explicações detalhadas. Acompanhe algumas dicas:
Com um pouco de disciplina e determinação, você também pode transformar conexão em aprendizagem. A educação à distância pode ser uma ótima maneira de formar-se, informar-se, especializar-se, atualizar seus conhecimentos ou desenvolver novas habilidades. Confira a seguir uma seleção de plataformas e cursos gratuitos.
Plataformas com diversos cursos:
Cursos em destaque em outras plataformas:
Outra boa ideia para quem quer aprender e se divertir, mas sem ter necessariamente que ficar na frente do computador, é ouvir podcasts, arquivos de áudio (para baixar ou escutar online) sobre os mais variados temas.
Nós até já fizemos por aqui 9 indicações imperdíveis de podcasts, incluindo programas que falam sobre comunicação, cultura digital, comportamento, literatura, história, cinema, esportes, política, sociedade, etc. Não deixe de conferir.
Agora, você pode estar se perguntando, o que fazer, então, com aquela eterna vontade de viajar? Nesse caso, além de explorar o mundo através do Google Street View e de ver vídeos e fotos dos seus influencers de viagens preferidos, você também tem outras opções, como visitar o Taste Atlas, um mapa-múndi que mostra pratos típicos de cada país do mundo, incluindo receitas para você testar na sua própria casa.
Outra atividade comum entre muitos viajantes é visitar museus para conhecer a arte e a história de cada lugar visitado. Para isso, é válido saber, em primeiro lugar, que o próprio Google mantém uma plataforma chamada Google Arts & Culture em colaboração com mais de 2.000 museus e arquivos de diversos países, em que é possível explorar coleções, vídeos em 360º, além de outras experiências imersivas.
Mas algumas instituições também mantém suas próprias plataformas. O mundialmente famoso Museu do Louvre é um bom exemplo, ainda que a plataforma do Museu de História Natural da Universidade de Oxford chame mais atenção ao navegar. A do British Museum também oferece uma experiência diferenciada, assim como a do Museu Arqueológico Nacional Espanhol.
Por outro lado, para quem prefere submergir-se nas obras de um artista específico, vale a pena conhecer, por exemplo, a plataforma da Fundação Salvador Dalí, com diversas exposições, monográficos e obras de pintura e escultura do mestre catalão. E também fazer um recorrido virtual pelo Museu Frida Kahlo, a Casa Azul, onde a artista mexicana viveu.
Outras opções interessantes:
Outra boa forma de ter acesso a ofertas de cultura online é buscando por livros digitais. Para ajudar você nessa busca, selecionamos algumas bibliotecas virtuais com obras para baixar gratuitamente ou para ler na própria web. Veja:
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…